Império

José Mayer diz achar "uma bobagem" festa em torno do beijo gay nas novelas

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • AgNews

    José Mayer será gay na novela "Império"

    José Mayer será gay na novela "Império"

José Mayer será Cláudio, um cerimonialista famoso em "Império". Apesar de ser casado e feliz com Beatriz (Suzy Rego) e ter dois filhos, ele será homossexual. Acostumado a viver garanhões nas novelas, o ator disse que espera ser bem aceito pelo público.

"Eu espero a aceitação", disse ele, no lançamento da trama na manhã desta terça-feira (1º) no Projac. Nos bastidores, o ator tem comentado que não está muito seguro em relação a uma possível não aceitação do público por essa característica do personagem.

Questionado sobre a especulação em torno do "beijo gay", o ator falou em "hipocrisia" e disse achar uma "bobagem".
 
"Eu acho essa história de o beijo gay ser aguardado para o capítulo 200 uma hipocrisia. É uma espetacularização de algo que devia ser normal, cotidiano e simples. As pessoas se beijam por afeição: homens e mulheres. Essa festa que se arma em torno de finais de novelas aguardando o excepcional beijo é uma hipocrisia, uma bobagem", analisou.
 
Ele acredita que, com o tempo, a sociedade deve enxergar com naturalidade o afeto entre homossexuais nas novelas. "A moral não é uma coisa estagnada, tudo muda, os costumes mudam", ponderou.
 
Na trama, Cláudio vai enfrentar o preconceito em casa, com o próprio filho. "A homofobia do meu filho pode ser um ingrediente para enriquecer a trama", especulou. 
 
Em defesa do personagem, Mayer comparou seu desafio com o enfrentado por homossexuais na vida real. "Ele se aceitou. Ele só, como milhões de homossexuais, não faz questão, não quer assumir publicamente a sua opção sexual. Eu acho que as pessoas têm amplo direito de terem a privacidade na sua escolha da orientação sexual", disse.

Ele ainda comentou que está animado com a possibilidade de fugir dos papeis de galã: "Só esse fato do elemento surpresa já é muito interessante. O Aguinaldo já tinha feito isso comigo antes, quando me deu o Pereirinha de 'Fina Estampa'. O personagem é muito grande. É uma abordagem que a telenovela não costuma fazer em relação à homossexualidade. Com Aguinaldo Silva estou viciado no sucesso".
 
"Quebra" no rótulo de galã
 
José Mayer considera como uma ruptura de paradigma o fato de interpretar um personagem gay na telinha. 
 
"Foi uma ruptura estética da minha imagem de galã, que estava solidificada. E agora é outra reversão, outra quebra que também pode ser muito interessante e renovar o olhar do público em relação ao meu trabalho", analisou.
 
Questionado se cansou de ser galã, refletiu: "Cansar não. Mas galã é uma função ligada à juventude, eu diria. A menos que os teledramaturgos escrevam histórias românticas para homens maduros e sessentões como eu".
 
Parceria que vem dos palcos
 
No folhetim de Aguinaldo Silva, o galã vai trabalhar pela primeira vez com a filha, Júlia Fajardo, a televisão. A parceria, no entanto, já foi realizada nos dos palcos.  
 
"É uma alegria muito grande. Há dois anos trabalhei com ela pela primeira vez no musical 'O Violinista no Telhado'. E é uma emoção extraordinária porque pai e filha em cena o coração bate de uma maneira diferente", declarou ele, entusiasmado com a o fato de a herderia contracenar com Lilia Cabral. 

A trama

Escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Rogério Gomes, "Império" começa com a imagem do Monte Roraima nos dias de hoje. Lá estão o comendador, José Alfredo (Alexandre Nero), e sua filha predileta, Maria Clara (Andreia Horta). O Monte se tornou uma espécie de local sagrado para o comendador e ele faz questão de voltar ao local todos os anos.

A novela se passará em duas fases, sendo a primeira com três capítulos apenas e no ano de 1989. Jovem, José Alfredo de Medeiros (Chay Suede) resolve morar no Rio. Desempregado, ele vai tentar a vida na cidade grande e se hospeda na casa do irmão, Evaldo (Thiago Martins). Lá ele conhece seu grande amor, Eliane (Vanessa Giácomo), mulher de seu único irmão.

O romance de Eliane e José Alfredo é tão intenso e incontrolável que o desejo de permanecer juntos é maior que o remorso provocado pela dupla traição. Diante disso, o casal arma um plano para fugir. Na data combinada, contudo, Eliane passa muito mal.

Cora (Marjorie Estiano), sua irmã, resolve ajudá-la, mas também revela que sabe de tudo. Ao longo do dia, outras situações impedem que o casal fuja e o acaso acaba levando José Alfredo a lugares onde ele jamais imaginou um dia poder chegar.

Depois disso, a trama da um salto, para 2014. Agora, José Alfredo (Alexandre Nero) é um milionário dono de uma rede de joalherias. Esta casado com Maria Marta de Mendonça (Lilia Cabral) e tem três filhos.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos