Império

Órfão aos 16 anos, Nero compara sua vida à do protagonista de "Império"

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/TV Globo

    Ator encarna José Alfredo de Medeiros na nova trama das nove da Globo

    Ator encarna José Alfredo de Medeiros na nova trama das nove da Globo

Em "Império", nova trama das nove da Globo que estreia nesta segunda (21), Alexandre Nero interpreta o protagonista José Alfredo. Na história de Aguinaldo Silva, o personagem se vê sozinho aos 22 anos, quando sofre uma desilusão amorosa e, sem rumo, vai tentar a vida mundo afora até enriquecer e se tornar o dono de uma grande rede de joalherias. Aos 44 anos, Nero contou que, assim como seu papel, também se viu sozinho no mundo muito jovem.

"A vida me deu várias rasteiras. Perdi meus pais muito cedo. O José Alfredo saiu para a vida com 22 anos. Eu tive que sair aos 16. Somos dois sobreviventes. E no caso ele chegou onde queria e também estou aqui, onde queria", afirmou.

Natural de Curitiba, no Paraná, o ator afirmou que perdeu o pai e a mãe em um intervalo de dois anos e logo depois resolveu partir para tentar a carreira musical. "Meus pais morreram de câncer com dois anos de diferença. Foi bem pesado. Hoje não mais. Sou um adulto. Já se passou muito tempo, mas na época foi terrível", lembrou, admitindo que a dor da perda não passa.

"Você acaba aprendendo a lidar com ela. Mas a falta dos pais não acaba nunca. Assim como provavelmente deve acontecer com a perda de um filho. Não tenho filho, mas deve ser a mesma coisa. Você não ultrapassa esse tipo de coisa. Você aprende a conviver", opinou.

Nero contou que outro ponto que tem em comum com o personagem é o fato de também não ser político. "Não gosto de ficar sorrindo para todo mundo. O José Alfredo também é um cara assim. Ele parece casca grossa, mas, na verdade, tem o coração imenso. Sou um pouco isso. Sempre ouço isso. As pessoas acham que sou uma coisa e falam depois que sou legal", disse.

Não gosto de ficar sorrindo para todo mundo. O José Alfredo também é um cara assim. Ele parece casca grossa, mas, na verdade, tem o coração imenso. Sou um pouco isso. Sempre ouço isso. As pessoas acham que sou uma coisa e falam depois que sou legal Alexandre Nero, sobre semelhanças com o personagem

O ator afirmou que ainda que pareça meio duro, José Alfredo não é vilão. "Ele é um herói de verdade. Não é um herói de mentira. A gente está muito acostumado com aquele herói grego, da ética, perfeito, que não xinga, não fala alto, não bate, só apanha. Ele é um homem de verdade", definiu.

Nero disse que apesar de ter matado, o protagonista tem uma ética, mas de sobrevivência.  "Ele é o típico anti-herói, como em 'Roque Santeiro', que o Aguinaldo fazia parte, 'Pecado Capital', 'Macunaíma', Capitão Nascimento do cinema. Eles são heróis, mas matam, vão atrás do que acreditam. Qualquer um mata pela defesa da família. Pela sua família você não mata? E isso é de verdade. Esse herói grego já acabou", argumentou.

Divulgação/TV Globo
Em "Império", Lilia Cabral e Alexandre Nero são Maria Marta e José Alfredo, respectivamente

No folhetim, José Alfredo é casado com Maria Marta (Lilia Cabral), com quem tem uma relação fracassada e pautada por dinheiro. "Eles se amaram. Só que acabou porque a Maria Marta passa a perna nele. Ela tenta dar um golpe na empresa. A novela na segunda fase começa aí. Ela tentou dar um golpe para colocar o filho, o José Pedro [Caio Blat], no lugar dele. E ele se sentiu traído. Então eles se separam não oficialmente. Nos papeis eles continuam casados, mas não moram juntos, não transam mais. E ficam brigando pela empresa. Mas acho que ainda tem um sentimento, tanto de um quanto do outro", adiantou.

Ao mesmo tempo, José Alfredo mantém uma relação com a linda e jovem Maria Isis (Marina Ruy Barbosa). Embora pareça uma relação de interesses e apenas carnal por conta da diferença de idade, Nero garantiu que há amor entre o casal.

"A Marina e eu conversamos porque ficaria muito raso esse relacionamento ser somente sexual. Ela iria se transformar em uma prostituta e eu em um cafetão. E não é isso. É um negócio muito maior. Ela busca nele alguma afetividade que ela sente falta. É uma mulher muito carente e ele também é um homem muito carente. Tem uma afetividade muito grande dos dois", explicou.

A trama

Escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Rogério Gomes, "Império" começa com a imagem do Monte Roraima nos dias de hoje. Lá estão o comendador, José Alfredo (Alexandre Nero), e sua filha predileta, Maria Clara (Andreia Horta). O Monte se tornou uma espécie de local sagrado para o comendador e ele faz questão de voltar ao local todos os anos.

A novela se passará em duas fases, sendo a primeira com três capítulos apenas e no ano de 1989. Jovem, José Alfredo de Medeiros (Chay Suede) resolve morar no Rio. Desempregado, ele vai tentar a vida na cidade grande e se hospeda na casa do irmão, Evaldo (Thiago Martins). Lá ele conhece seu grande amor, Eliane (Vanessa Giácomo), mulher de seu único irmão.

O romance de Eliane e José Alfredo é tão intenso e incontrolável que o desejo de permanecer juntos é maior que o remorso provocado pela dupla traição. Diante disso, o casal arma um plano para fugir. Na data combinada, contudo, Eliane passa muito mal.

Cora (Marjorie Estiano), sua irmã, resolve ajudá-la, mas também revela que sabe de tudo. Ao longo do dia, outras situações impedem que o casal fuja e o acaso acaba levando José Alfredo a lugares onde ele jamais imaginou um dia poder chegar.

Depois disso, a trama da um salto, para 2014. Agora, José Alfredo (Alexandre Nero) é um milionário dono de uma rede de joalherias. Esta casado com Maria Marta de Mendonça (Lilia Cabral) e tem três filhos.

Cenas de "Império"
Cenas de "Império"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos