Caravanista confirma tentativa de cárcere privado da Record; emissora nega
Amanda Serra e Marcela Ribeiro
Do UOL, no Rio de Janeiro
Uma verdadeira tarde de terror: é desta forma que os caravanistas responsáveis pela plateia que participou da gravação do programa "Domingo da Gente", da Record, no último dia 21 de outubro, narram o que aconteceu no estúdio da emissora, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Na ocasião, algumas pessoas passaram mal com pressão baixa e hipoglicemia por terem ficado muitas horas sem comer, e parte da plateia não conseguiu sair do estúdio. Um adolescente de 15 anos, o caso mais grave, teve desmaios e convulsões e foi encaminhado para a Santa Casa.
Procurada pela reportagem do UOL, a assessoria da Record confirma que, no dia em questão, uma pessoa passou mal. "Um adolescente teve um problema de saúde e foi prontamente socorrido pela equipe médica que fica na sede da Record. Em seguida, foi encaminhado ao hospital, onde recebeu o atendimento adequado", informou. Ainda segundo a emissora, não houve cárcere privado e o estúdio permaneceu com a porta principal aberta. O diretor da atração, Vildomar Batista, declarou que desconhecia a questão do cárcere privado e de falta de alimentação: "É impossível confinar uma plateia aqui. Nunca um programa da Record segurou alguém da plateia".
As caravanistas Joelma Alvaram, responsável pela caravana de Ferraz de Vasconcelos, e Dalva Julio, da caravana de Itapevi, acusam a emissora de omissão e dizem que houve uma tentativa de manter a plateia dentro da emissora. A polícia teve que ser chamada. Segundo Joelma, pelo menos 14 das 400 pessoas que estavam no estúdio foram atendidas na ambulância, que é terceirizada. Como a gravação foi até as 20h30, sem intervalos e sem lanche, várias pessoas não se sentiram bem.
"A médica falou que éramos irresponsáveis por deixar o pessoal lá dentro passando mal, alguns com pressão baixa, hipoglicemia e dor de cabeça. Pedi para o segurança liberar a plateia, ele disse que não tinha autorização. Foi aí que resolvi ligar para a polícia", afirmou Joelma, que só conseguiu a liberação após a chegada da polícia. "Quando os policiais chegaram, liberaram metade da plateia, a outra parte ainda ficou lá dentro, pois o diretor não autorizou a saída. Foi preciso chamar novamente a polícia para que todos fossem liberados, por volta de 21h30". Neste dia, o lanche, um sanduíche de queijo com presunto e um refrigerante, foi entregue apenas na saída.
Dalva Julio acompanhou o adolescente que teve desmaios e convulsões por ter ficado muitas horas sem se alimentar. "Fomos levados para a Santa Casa e a médica disse que o primeiro atendimento feito ao menino não foi correto, que ele poderia ter morrido. Ela disse que, por conta da forte dor de cabeça, o menino poderia ter tido um aneurisma. Em momento algum, a Record procurou saber notícias dele ou ofereceu assistência", reclamou.
Depois do incidente, Dalva disse que participou de uma reunião na Record e ninguém perguntou sobre o caso do menino. "Eu que me levantei e reclamei. É um descaso muito grande. Foi muito constrangedor o que aconteceu". Vildomar informou que a Record disponibiliza três lanches por pessoa e atendimento médico para o caso de alguém passar mal no auditório. As caravanistas dizem que, normalmente, a Record dava dois lanches e mudou para três após o ocorrido. No dia da confusão, o público só recebeu o lanche na saída do estúdio.
A plateia do "Domingo da Gente" é formada, em sua maioria, por adolescentes a partir de 14 anos, que são autorizados pelos pais a participarem do programa. Scheila Carvalho foi a atração do dia do novo programa, que vai ser exibido aos domingos na programação da emissora.
Estreia dia 10
O programa "Domingo da Gente", da Record, estreia com Adriane Galisteu, no domingo, 10 de novembro, e terá a duração de quatro horas (das 11h às 15h). Geraldo Luís, Scheila Carvalho e Ticiane Pinheiro também irão apresentar a atração. Ao todo serão 15 programas, previstos para irem ao ar até março de 2014.
Com um auditório para 480 pessoas - o maior da emissora atualmente -, a ideia é aproximar o público dos famosos. "A nossa intenção é deixar a plateia mais próxima. Levamos isso em conta na hora de planejarmos o cenário", disse Vildomar Batista, diretor da atração.