Saramandaia

Morbidez envolve casal Encolheu e Redonda, diz Nachtergaele

Claudia Dias

Do UOL, no Rio

"Saramandaia" não poderia estrear mais atual. 37 anos depois, a trama estreia no meio de uma série de manifestações com os jovens tentando mudar o país e, tanto tempo depois, a intransigência com relação a opiniões, atitudes e crenças continua mais na moda do que nunca. Pelo menos é assim que pensa Matheus Nachtergaele, que vai viver o pequeno Seu Encolheu, na versão adaptada por Ricardo Linhares. "Poucas intolerâncias foram superadas. Se você olhar o mundo com atenção, vai perceber que a tecnologia avança loucamente, mas o ser humano vai a passos de tartaruga. É assustador", afirmou o ator.

Roberto Filho e Alex Palarea / AgNews
Ele é um homem muito pequeno que ama uma mulher muito grande. É casado com ela, que vai explodir de tanto comer, coisa que ele estimula, porque adora a Redonda como é

sobre o papel de Vera Holtz na novela

Na história, o franzino Encolheu, apaixonado por Dona Redonda, será vítima da intolerância. Ele faz a mulher a engordar, como uma espécie de fetiche.  "Ele é um homem muito pequeno que ama uma mulher muito grande. É casado com ela, que vai explodir de tanto comer, coisa que ele estimula, porque adora a Redonda como é".

Mesmo com tantas diferenças, o amor e a sensualidade são a marca registrada do casal. "Eles transam. Ele é pequeno e magro, e ela é grande e gorda. Ele alimenta isso. É claro que existe uma morbidez nessa coisa toda", comentou.

O personagem cômico vai apresentar um cacoete. Por ter sido atropelado por um boi, Encolheu tem todos os ossos do corpo quebrados. "Ele sente nos ossos a meteorologia. Segundo o osso que dói, ele sabe o tempo que fará. Eu trabalho o tempo inteiro pensando que eu sou todo quebrado.  É cansativo, porque eu passo as cenas todas me ajeitando, como se tivesse sempre um osso fora do lugar, que tivesse que ser arrumado", comentou o ator, que está se vigiando para não fazer isso tanto e ficar caricato.

  • TV Globo/Alex Carvalho

    Dona Redonda e sua família, Seu Encolheu (Matheus Nachtergaele) e Bia (Thais Melchior)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos