Saramandaia

Vera Holtz compara "Saramandaia" a protestos que ocorrem no país

Do UOL, em São Paulo

A atriz Vera Holtz, que interpreta dona Redonda na nova versão de "Saramandaia", comparou no "Fantástico" as primeiras cenas da novela aos protestos que têm tomado diversas cidades do país.

"Nós vamos começar com uma passeata. Os jovens com o rosto pintado. E são os jovens que querem realmente mudar. Olha o tempo que a gente está vivendo! Eu acho sensacional. Graças a Deus eu estou viva para ver isso, saindo de um nível de consciência e mudando, Mude a tua cabeça que você muda o mundo", comenta a atriz.

"Quando eu fui convidada, eu percebi que ela [a Dona Redonda] ficou na memória do telespectador", conta. "Foi uma obra feita em 1976, num período de ditadura, de censura. Então você vê todas essas metáforas de cada personagem. Isso é interessante, porque é uma obra que faz você pensar. E é uma obra realmente que ultrapassa o tempo", diz Vera.

A primeira versão de "Saramandaia" foi escrita por Dias Gomes e foi ao ar em 1976, ainda sob o regime militar.

Sobre a personagem, Vera afirmou ainda: "A Dona Redonda é uma mulher bem preconceituosa. Ela é destemperada. Ela é uma mulher que come, come, come, consome, consome, consome, seja lá o que for".

Na reportagem, a figurinista Gogoia Sampaio contou que Vera leva quatro horas para se caracterizar e que as próteses usadas por Vera pesam entre 10 e 15 quilos. Ficam de fora apenas o nariz, a boca, os olhos e a testa da atriz.

Vera também relembrou os personagens marcantes de sua carreira: "Dois momentos foram importantes: uma é uma personagem que eu trabalhei com o alcoolismo, foi a Santana [de 'Mulheres Apaixonadas']; outra muito muito importante foi a mãe Lucinda [de 'Avenida Brasil']".

A nova versão de "Saramandaia" estreia nesta segunda (24), depois da novela "Amor à Vida".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos