Ministério Público abre procedimento para apurar violação dos direitos da mulher no "BBB12"

Do UOL, em São Paulo

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, órgão do Ministério Público Federal abriu nesta terça-feira (17) um procedimento para exigir esclarecimento da Globo ao público sobre a suspeita de estupro.

Segundo o comunicado enviado pelo órgão, o procedimento não será de natureza criminal e sim cível, visa garantir, principalmente, o respeito aos direitos da mulher.

A MPF pretende questionar a emissora sobre a forma como informou ao público sobre o ocorrido. Segundo nota divulgada pela emissora, o modelo Daniel foi eliminado devido "a um grave comportamento inadequado". Mas como o programa ao vivo não exibiu as cenas na íntegra, grande parte do público (que não tem pay-per-view) e não acompanha as conversas nas redes sociais, não viu exatamente o que aconteceu durante a madrugada de domingo (15) e não soube concluir o que seria o 'comportamento inadequado'.

A emissora poderá também ter que fazer um esclarecimentos durante o "BBB12", sobre os direitos da mulher. "O objetivo do procedimento é que a Rede Globo, emissora de alcance nacional, não contribua para o processo de estigmatização da mulher, mas para a promoção do respeito à mulher e a desconstrução de ideias que estabelecem papéis estereotipados para o homem e a mulher, conforme prevê a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Convenção de Belém do Pará)", diz o comunicado.

Esta não seria a primeira vez que o MPF pede um esclarecimento durante o reality. Na décima edição do "BBB", o MPF exigiu que a Globo explicasse como se contrai a Aids, após Marcelo Dourado dizer que "hétero não pega Aids", que homem portador do vírus "em algum momento teve relação com outro homem", e "Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem".

Entenda o caso

O suposto estupro levou Daniel a ser expulso do reality show na última segunda (16). A Globo enviou um comunicado na noite da segunda, mesmo dia em que investigadores da polícia foram ao Projac (centro de produção da Globo, localizado na zona oeste do Rio) apurar a suspeita de ter havido um estupro após a festa do último sábado.

No documento a emissora afirma que Daniel foi eliminado "devido a um grave comportamento inadequado". "Após rigorosa avaliação da Rede Globo, iniciada no domingo de manhã, a notícia foi comunicada ao ex-brother", continua a nota.

Após a festa que aconteceu no último sábado, Daniel e Monique foram para o quarto Floresta e trocaram beijos e carícias sob o edredom. O vídeo do casal levantou uma polêmica sobre uma suspeita de um estupro, já que Monique estaria desacordada.

Boninho, diretor do programa, disse ao colunista Alberto Pereira Jr., não ter considerado o caso um estupro, já que não era possível confirmar nem ao menos que os dois fizeram sexo e acrescentou que a acusação é racista.

Monique foi chamada no confessionário para checar a história, onde disse que não fez sexo com Daniel, mas depois, em conversa com outros brothers, disse estar preocupada com o que fez.

Para Aparecida Echaniz, mãe do BBB Daniel, acusar alguém de estupro é criminoso. "A própria Monique falou que foi tudo consensual. Quando foram perguntados no ar, pelo Bial, os mesmos confirmaram que ficaram juntos", argumentou.

Já a assessoria de Monique postou no Twitter, na tarde de segunda-feira, um comunicado em que diz que a sister falará sobre o episódio quando sair do programa e que o empresário do BBB Daniel foi irônico ao declarar " ela geme dormindo?".

UOL Cursos Online

Todos os cursos