Com cachê de até R$ 200, figurantes alimentam programas de entretenimento

Amanda Serra
Do UOL, em São Paulo
Reprodução/SBT
A figurante Maria Andréia, de 26 anos, durante suas participações no "Casos de Família"

Marido que troca a mulher por outra ou outro, filhos que atrapalham a relação do casal, mulher que desconfia da fidelidade do marido e segredos no relacionamento. Ninguém duvida que as histórias contadas em programas como "Casos de Família", "Você na TV" e "Teste de Fidelidade" acontecem com qualquer um, mas uma pergunta que sempre vem à tona dos espectadores é: "As pessoas que aparecem na TV estão mesmo contando a verdade ou é tudo encenação?"

O UOL foi atrás de empresas especializadas em agenciamento artístico para TV, ouviu figurantes e o diretor de uma emissora de TV para saber como surgem os relatos e como funciona a ponte entre ficção e realidade.

Há quatro anos trabalhando como figurante, Maria Andréia, 26 anos, já participou duas vezes do "Casos de Família", do SBT, e uma do "Você na TV", da RedeTV!, apresentando três temas diferentes.

"Criei uma história ['Os filhos atrapalham nosso relacionamento'] com um amigo e resolvemos participar do 'Casos de Família'. Ligamos para o produtor e contamos todo o caso. Ele acreditou, chamou a gente para a entrevista com o psicólogo e fomos aprovados. Ninguém foi à minha casa checar", contou ela, que disse ser casada na entrevista. "As histórias são reais, mas no meu caso, a gente inventou. E criamos tão bem que o psicólogo não desconfiou", afirmou Andréia, que classificou como rigorosa a seleção da atração.

Após um ano de sua participação no "Casos", Andréia resolveu criar uma nova narrativa e contou com a ajuda de dois amigos atores. Ela passou novamente pela seleção, entretanto, a emissora chamou atenção do público ao exibir os dois casos com a figurante na mesma semana, como noticiou o crítico do UOL Mauricio Stycer. Ela se defende: "O erro foi do SBT, que exibiu o caso de 2014 na mesma semana em que reprisaram o caso de 2013. Ou seja, apareci duas vezes na mesma semana". Para cada episódio, Andréia recebeu R$ 100 de cachê.

Divulgação/RedeTV!
João Kléber apresenta o "Você na TV", da RedeTV!

No caso do "Você na TV", a jovem é mais direta: "Esse é inventado desde a produção". "Cheguei à emissora e conheci o figurante que seria o meu namorado. No camarim, a produtora perguntou: 'Qual segredo é bom para vocês'? O menino comentou que jogava futebol e sugerimos que a história seria a ida dele para o exterior e, consequentemente, o fim do nosso namoro", contou ela. Segundo a figurante, existe um sistema de cadastro na emissora que dificulta uma pessoa participar mais de uma vez da atração. O cachê também foi de R$ 100.

Com o sonho de se tornar atriz ou produtora, a jovem de Ferraz de Vasconcellos, município de São Paulo, não se importa com a disputa verdade x ficção. "Gosto de atuar, da área de televisão, do improviso. Participo porque me divirto, é legal. As pessoas me reconhecem nas ruas". Sem emprego fixo, ela já chegou a faturar R$ 2 mil com figuração, com participações em programas televisivos, filmes e novelas.

A reportagem entrou em contato com o diretor do "Casos de Família", Rafael Bello Lopez, mas ele não não atendeu ao pedido de entrevista. Em nota a RedeTV! diz: "Os casos exibidos no programa chegam por meio de inscrições pelo site da emissora, e-mails e telefonemas. As histórias são avaliadas pela produção e, em seguida, os participantes assinam um termo de responsabilidade no qual se comprometem a dizer a verdade. Ainda neste formulário, afirmam nunca terem participado de outros programas de televisão."

Teste de Fidelidade: "É entretenimento assim como o 'Big Brother Brasil'"

Wayne Camargo/RedeTV!
João Kléber posa no cenário do "Teste de Fidelidade" da RedeTV!

O diretor do "Teste de Fidelidade", da RedeTV!, Rafael Paladia afirma que os personagens não são figurantes, apesar de o intuito ser o divertimento. "É entretenimento assim como o 'Big Brother Brasil', fazemos uma brincadeira em cima da realidade. Mas nossa intenção não é acabar com nenhum relacionamento. A reação da mulher no palco é real. Todos os casais são verdadeiros", afirmou.

Ele também confirmou o pagamento de cachê para atrair as "vítimas". "O cachê é o que faz a gente convencer o traidor a ir ao palco encontrar a esposa traída. Os dois recebem o dinheiro", disse, sem revelar a quantia.

A reportagem conversou com uma participante do "Teste", que insiste que a atração é armada. "Eles te oferecem roupas, te levam ao cabeleireiro e explicam a história, dizendo que o importante é você chamar a atenção do público -- gritar, falar palavrão. Você precisa ser uma atriz", contou a figurante, que preferiu não se identificar.

"Enquanto o marido aparece se divertindo com a sedutora, uma das produtoras orienta você [a traída] a gritar, se comover. O rapaz que gravou comigo é meu amigo, pedi para minha amiga emprestar o marido dela para mim", completou. Segundo ela, o cachê pago pela emissora é de R$ 200.

A figurante disse não se importar com as fantasias dos programas e, além do dinheiro, considera como maior atrativo o "aparecer na TV". "Televisão é ilusão, o povo quer ver isso. A TV precisa de histórias, assim como o teatro, os filmes, as novelas. É entretenimento. Na verdade, as histórias são reais, mas as vítimas não querem se expor, então os figurantes expõem o que acontece na realidade", analisou. "A mulher que foi corna não está preparada para estar no palco e mostrar seus sentimentos. Faz parte do mundo televisivo a ilusão", concluiu.

Agências x produções

Além das atrações citadas acima, o "Programa da Eliana", do SBT, e o "Encrenca", da RedeTV!, também utilizam o serviço das agências. Apesar de existir uma página de inscrições para o quadro "Rola ou Enrola" (Eliana), muitos candidatos são selecionados por produtoras. Mauricio Stycer, inclusive, divulgou uma nota com um "especialista de namoros na TV". A reportagem entrou em contato com o modelo Eliedson Cruz, que já participou de quadros na Record e SBT, mas ele não quis comentar o assunto -- "Prefiro não me pronunciar, dependendo da matéria posso me queimar". 

"A ideia é chamar pessoas que estejam atrás de um namorado (a), mas claro que não temos como controlar se após um, dois meses, o casal estará junto", afirmou a agenciadora Mara Cavalcanti, 32 anos, que seleciona amadores, cantores e humoristas para os programas "Encrenca", "Programa do Ratinho", "Programa do Silvio Santos", "Rola ou Enrola" e "A Hora do Faro".

Contratada diretamente pelas emissoras, a maioria dos agenciados de Mara são atores e, por dia, ela costuma atender de seis a sete solicitações das televisões. Sem horários fixos e incentivada por um amigo produtor a investir na carreira, ela tem como responsabilidade alimentar as atrações. A profissional chega a faturar R$ 4,5 mil em um mês.

Com ofertas de cachês de R$ 80 a R$ 5 mil, é possível encontrar diversos anúncios para figuração nas redes sociais – tanto para atrações de TV quanto para propagandas. Cabe ao figurante ter o perfil, adaptar-se e improvisar. Em um anúncio no Facebook, por exemplo, a Leyde Produções convocava pessoas para participar de pegadinhas da RedeTV! e em um outro post pedia por "homens e mulheres acima dos 18 anos que cantam, mesmo que embaixo do chuveiro, para aparacerem em um programa de TV em rede nacional". Procurada pela reportagem, a produtora afirmou que só contrata profissionais para comerciais.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o SBT informou que toda seleção para os quadros da emissora é feita pela produção dos programas e nenhuma agência está autorizada a fazer esse trabalho. Ainda de acordo com a assessoria, a única exigência do "Rola ou Enrola" é que a pessoa esteja solteira (o), não importa a profissão dos candidatos, se eles são atores ou médicos.

Ofertas para figurantes
  • Seleção para o "Rola ou Enrola", da Eliana
    Foto: Reprodução/SBT
  • Ofertas para figurantes nas redes sociais
    Foto: Reprodução/Facebook
  • A figurante Cidinha Correa durante participação do programa "Você na TV", do João Kléber, da RedeTV!
    Foto: Reprodução/Facebook
  • Convite para participar da "Hora do Faro", da Record
    Foto: Reprodução/Facebook