Já vi na TV: Veja quadros e programas que se repetem Arte/UOL Quadros e programas repetidos na televisão brasileira são algo comum para o telespectador. Entrega de pizza para anônimos, desafios valendo dinheiro, transformação de visual, namoro e casamento na TV, barracos e reforma de casas estão na lista dos mais comuns na telinha; veja só Arte/UOL Sucesso na MTV americana, o quadro "Pimp My Ride" tem como objetivo restaurar automóveis em mau estado. A ideia também apareceu no Brasil Arte/UOL Assim como o quadro americano "Pimp My Ride", o "Lata Velha" do "Caldeirão do Huck" reformava carros em péssimas condições. Anônimos ganhavam a reforma de seu possante após se submeterem a um desafio no palco da atração Arte/UOL Durante os anos 2000, Luciano Huck apresentou o quadro "Entrega de Pizza", no programa "Caldeirão do Huck", da TV Globo. Em 2014, Marcos Mion estreou o quadro "Legendários na sua Casa", exibido na Record, e Huck não gostou muito. Pelo Twitter, o apresentador da Globo escreveu para Mion: "Entregar pizza? Me soa familiar" Arte/UOL Entregar pizza para anônimos e realizar sonhos, você já viu isso na TV inúmeras vezes. Depois de Luciano Huck, Marcos Mion também estreou o quadro "Legendários na sua Casa", exibido na Record. Sobre as cópias na TV, Mion assume que é difícil criar algo novo. "Estamos em 2014. Hoje é praticamente impossível alguém ter uma ideia 100% original. Eu não considero nada cópia, até porque quem faz o quadro imprime sua marca", afirmou o apresentador em entrevista ao UOL por e-mail Arte/UOL Se disfarçar de taxista e abordar anônimos nas ruas era um dos destaques do "Domingo Legal", apresentado por Gugu Liberato, no SBT, de 1993 a 2009. No "Táxi do Gugu", as pessoas entravam e, sem saberem que estavam sendo filmadas, se deparavam com seres bizarros, mulheres bonitas e as situações mais improváveis Arte/UOL Nos anos 2000, Luciano Huck também aproveitou para investir no formato do taxista disfarçado. Anônimos entram no carro e se deparam com o apresentador, que, muitas vezes, propõe desafios no palco do "Caldeirão do Huck" ou realiza sonhos do público, após saber um pouco da história deles. No último episódio do "Vou de Táxi", exibido em março de 2014, Luciano desafiou uma moça a dançar a música "Largadinho" no palco do "Caldeirão do Huck" ao lado da cantora Claudia Leitte Arte/UOL "Bolacha na Testa" é um dos desafios do quadro "Nada Além de Um Minuto" exibido por Silvio Santos, no SBT. Na prova, o candidato equilibra a bolacha no olho e tenta fazê-la descer até sua boca Arte/UOL A televisão é tão original, que no programa "Domingo Show", da Record, Ticiane Pinheiro e Dodô vocalista do grupo Pixote participaram da brincadeira "Desafio da Bolacha". O objetivo é o mesmo, equilibrar a bolacha no olho e tenta fazê-la descer até a boca do candidato Arte/UOL Desde a década de 60, pessoas tentam arrumar um namorado na televisão. Silvio Santos bem sabe disso. Em 1967, ainda na TV Paulista, o dono do baú estreou o quadro "Namoro na TV". O apresentador tentava ajudar solteiros(as) a arranjarem um companheiro(a) Arte/UOL Em "Nome do Amor", foi outra atração apresentada por Silvio Santos na televisão de 1994 até 2000. O apresentador não desistiu de tentar achar a alma gêmea dos solteiros(as): é "namoro ou amizade?" era a famosa pergunta feita pelo ex-dono do Baú. No quadro, também, um admirador secreto se declarava para seu grande amor em rede nacional Arte/UOL "Beija Sapo", exibido pela MTV, o programa ajudava o público a encontrar sua alma gêmea. De 2005 a 2007, Daniella Cicarelli ajudava um participante a encontrar seu príncipe ou sua princesa. Os candidatos(as) se vestiam de sapos ou pererecas Arte/UOL O programa "Fica Comigo" era apresentado na MTV Brasil sob o comando de Fernanda Lima. O quadro ficou no ar de 2000 a 2003 e jovens tentavam encontrar um par romântico. A atração foi responsável por exibir o primeiro beijo gay de um casal homossexual Arte/UOL A técnica do namoro na televisão deu certo e até hoje faz sucesso. No "Melhor do Brasil", exibido até abril de 2014, Rodrigo Faro conduzia o quadro "Vai dar Namoro". Jovens tentavam encontrar sua alma gêmea na atração. O bordão "Hoje não Faro" e "hoje não Márcio [referência ao ator Márcio Gárcia]" ficou conhecido pelo público Arte/UOL "Rola ou Enrola", esse quadro é apresentado pela Eliana no SBT e tem como objetivo arrumar um par romântico para as solteiras(os). Vinte homens têm sessenta segundos para conquistar cinco mulheres em cima da esteira. Eles podem fazer declaração de amor, exibir o corpo, cantar, dançar e tentar ser escolhido por alguém Arte/UOL O "Namoro com ..." também é um quadro exibido no "Programa da Eliana", no SBT. Meninas tentam disputar o coração de um solteiro. O último episódio do quadro exibiu o "Namoro com Douglas", que escolheu uma namorada após ter tido vários encontros a sós com as seis finalistas Arte/UOL Gincana em parque aquático. Quem não se lembra dos tombos históricos dos participantes na "Gincana do Parque Aquático" exibida no "Programa do Silvio Santos", no SBT? Participantes tentam concluir uma prova e o vencedor ganha prêmios, geralmente em dinheiro Arte/UOL Não é só Silvio Santos que se diverte com as quedas dos participantes nas gincanas. Faustão também criou a "Maratona do Faustão". Candidatos tentavam concluir diversos desafios em um parque aquático e o vencedor podia faturar até carro Arte/UOL No "Programa do Gugu" exibido na Record até 2013, o apresentador também tinha uma gincana. Na "Corrida do Gugu", anônimos tentavam concluir uma maratona de provas em troca de uma viagem Arte/UOL O barraco é um dos temas mais populares na televisão. Christina Rocha retrata os mais variados problemas do dia a dia de pessoas comuns no "Casos de Família", do SBT, com a ajuda de um psicólogo e da plateia Arte/UOL De 2001 a 2004, Márcia Goldschmidt conduziu o programa "Hora da Verdade", além de temas sobrenaturais, a atração também tentava resolver problemas comuns de casais, familiares, amigos. Geralmente rolava uma boa discussão Arte/UOL Na RedeTV!, João Kleber conduz o quadro "Você na TV", em que expõe os problemas mais incomuns entre familiares, amigos e casais. No geral, tudo vira um grande barraco na TV Arte/UOL "Extreme Makeover: Home Edition", exibido em 2003, o quadro do Discovery Home & Health escolhe uma família que enfrenta algum tipo de dificuldade financeira ou algum dano gerado por desastres naturais, e reforma a casa dessa família. O formato foi bem popularizado no Brasil Arte/UOL Luciano Huck ganhou ainda mais notoriedade na televisão brasileira com o quadro "Lar Doce Lar", no programa "Caldeirão do Huck". Famílias aleatórias são escolhidas de acordo com suas dificuldades financeiras e são beneficiadas com uma casa reformada Arte/UOL Exibido até 2009 no SBT no "Domingo Legal", o quadro "Construindo um Sonho" fez sucesso com famílias de baixa renda que eram beneficiadas com uma casa nova e móveis novos Arte/UOL "Construindo um Sonho" continua fazendo sucesso no SBT no programa "Domingo Legal", apresentado por Celso Portiolli. A temática não mudou - Ajudar quem precisa e proporcionar conforto por meio de uma casa reformada Arte/UOL Casamentos na TV? Isso é mais comum do que você pensa. Ana Hickmann, Celso Portiolli e Eliana adoram curtir a felicidade. No programa "Eliana", no SBT, a apresentadora conduz o quadro "Quer Casar Comigo?" e o enlace acontece no palco da atração. Os candidatos se inscrevem pelo site do programa Arte/UOL "Casamento do Domingo Legal", Celso Portiolli proporciona casamento com direito a véu e grinalda para casais que não têm condições de bancar uma festa, mas querem se casar. A cerimônia acontece ao vivo na área externa do SBT Arte/UOL Luciano Huck também gosta de ver casais felizes, por isso possui o quadro "Pedido de Casamento", no "Caldeirão do Huck", na Globo. O pedido de casamento acontece no palco da atração com direito a entrega de flores Arte/UOL Quando apresentava o programa "Tudo é Possível", Ana Hickmann conduzia o quadro "Casamento na Real", anônimos sem condições de bancarem uma festa de casamento se inscreviam e a apresentadora organizava a "festa dos sonhos" Arte/UOL Abordar anônimos na rua e dar dinheiro para eles. Veja só quem testou o formato difundido no Brasil. "Patrícia Tá na Rua" é um quadro "desenvolvido pela produção do SBT". Na atração, Patrícia Abravanel sai às ruas e desafia anônimos a responderem questões. A cada resposta certa, o desconhecido fatura um dim dim Arte/UOL O canal Multishow também gosta de abordar anônimos e desafiá-los nas ruas. O "Vamos Rachar?", é apresentado por Daniele Suzuki e, segundo a emissora, o formato foi comprado da GLM Arte/UOL Já a Band exibe o mesmo quadro com o nome "Sabe ou Não Sabe", criado pela Eyeworks-Cuatro Cabezas com o nome "Lo sabe no lo sabe" Arte/UOL Para levantar a autoestima das mulheres, Eliana apresenta em seu programa no SBT o quadro "Beleza Renovada". A mulher escolhida passa por tratamentos estéticos, ganha uma repaginada no visual e ainda vira modelo por um dia no palco da atração Arte/UOL Mudança de visual já algo batido na televisão. No programa "Melhor do Brasil", exibido na Record de 2005 a 2009, Rodrigo Faro exibiu o quadro "Arruma Meu Marido". Homens com o visual desleixado e descuidado passavam por grandes transformações, exibidas depois no palco da atração ao dos familiares dos escolhidos Arte/UOL No "Tudo é Possível", que foi apresentado de 2005 a 2012, Ana Hickmann também se valeu da audiência de quadros de mudança de visual como o "Toda mulher é uma Diva". Convidadas passavam por tratamentos estéticos, ganhavam uma repaginada no visual e ainda tinham um dia de diva no palco da atração Arte/UOL No "TV Xuxa", que foi apresentado de 2005 a 2014, Xuxa exibia o quadro "Super Transformação", em que mulheres passavam por tratamentos estéticos, ganhavam uma repaginada no visual e eram recebidas pelos familiares durante o programa Arte/UOL Exibido no Discovery Channel, o reality "10 anos Mais Jovem" possui na equipe médicos, dentistas, especialistas em cirúrgicas plásticas que são responsáveis por promoverem uma transformação no visual de anônimos Arte/UOL Assim como o reality show exibido nos EUA "What Not to Wear", "Esquadrão da Moda", do SBT, tem como objetivo dar dicas e repaginar o visual de pessoas que se vestem mal. Elas são escolhidas após os amigos enviarem cartas para produção da atração sugerindo um amigo Arte/UOL O "Sob Medida" da RedeTV! também bebeu na fonte do americano "What Not to Wear" e, com a ajuda da apresentadora Daniela Albuquerque, um especialista de moda ajuda a transformar o visual de uma anônima Arte/UOL Em 2005, ao lado do "colorista" Juha Antero, a top Fernanda Tavares apresentava o programa "Missão MTV". O objetivo? Levar um anônimo a um salão de cabeleireiro, deixá-lo comprar apenas um look e mudar o visual. Sim, você já viu isso antes Arte/UOL Desafiar anônimos no palco para que eles ganhem prêmios também não é novidade. Pagar micos, enfiar a mão em um pote cheio de baratas, aranhas, cobras, levar torta na cara, sim, tudo isso vale prêmio na TV. No "Topa Tudo por Dinheiro", pessoas se aglomeram para participar dos quadros difundidos por Silvio Santos na televisão brasileira Arte/UOL Com estreia prevista para o dia 27 de abril, "A Hora do Faro", exibirá o quadro "Topa um Acordo". Anônimos irão se fantasiar e aleatoriamente Faro escolherá um candidato para participar de um desafio no palco. O candidato poderá ganhar dinheiro, carro, viagens, eletrônicos ou eletrodomésticos. Quase um "Topa Tudo por Dinheiro"... Arte/UOL "Agora ou Nunca", o quadro exibido no "Caldeirão do Huck", na Globo, tem como objetivo desafiar anônimos no palco e oferecer para eles prêmios em dinheiro. Jogar bola, dançar, pular, quizzes estão na lista dos desafios para faturar algum dinheiro Arte/UOL Além de namoros, casamentos, os programas de televisão também adoram reaproximar casais. Até 2011, o SBT exibia "SOS Casamento" sob o comando da psicóloga, sexóloga e terapeuta de casais Ana Canosa. Ela auxiliava os casais a lidarem com as diferenças do dia a dia, a perdoarem e reacenderam a chama da paixão Arte/UOL Em "É o Amor", apresentado por Patrícia Maldonado na Band em 2008, também seguiu a linha amorosa de outras atrações e tinha como objetivo tentar reconciliar casais e promover reencontro familiares Arte/UOL Não basta juntar solteiros, no "Melhor do Brasil" Rodrigo Faro também tentava reconciliar casais no quadro "Te Quero De Volta" Arte/UOL Além de arrumar namorados para solteiros, receber famosos no palco e exibir os fenômenos da internet, Eliana também tem uma consultora do lar. No quadro "Sueli na Sua Casa", a consultora Sueli Rutkowski dá dicas para organizar sua casa e dicas de culinária Arte/UOL Utilizar as dicas de um especialista em decoração, moda e boas maneiras é especialidade na mídia. No programa "Tudo é Possível", da Record, apresentado por Ana Hickmann, no quadro "Me Ajuda, Fabio Arruda", o consultor de etiqueta visitava casas de anônimos e dava dicas de como manter o local organizado, limpo e bonito Arte/UOL Se disfarçar de mendigo para mostrar como é a realidade nas ruas. Quem nunca viu isso na televisão? Gugu era craque nisso quando apresentava o "Domingo Legal", no SBT, e o "Programa do Gugu", na Record. O nome do quadro, "Sentindo na Pele" Arte/UOL Bebendo na fonte do "Sentindo na Pele", Rodrigo Faro também testou o quadro "Famoso vira Anônimo". Ele se disfarçava para sair às ruas e mostrar a realidade, além de ver se era reconhecido ou não Arte/UOL No "Melhor do Brasil", da Record, Rodrigo Faro e Michel Teló se disfarçaram no quadro "Famoso vira Anônimo" e testaram as fantasias nas ruas Arte/UOL Levar um famoso para cozinhar e exibir na televisão. Sim, você também já viu isso. A dupla sertaneja Bruno & Marrone, por exemplo, já participou do quadro "Bancando o Chef", no "Hoje em Dia", da Record, ao lado do apresentador e chef Edu Guedes Arte/UOL Mais uma vez, um famoso na cozinha. No "Super Chef", reality culinário entre famosos exibidos no "Mais Você", da Globo, tinha como objetivo mostrar os dotes de uma celebridade na cozinha e promover um concurso do melhor mestre cuca. Na imagem, Ana Maria Braga com os atores Max Fercondini e Milena Toscano Arte/UOL Colocar famosos para participarem de desafios, seja ele artístico ou de habilidade físicas ou motoras. Estreia no próximo dia 27 de abril na Record, o quadro "Isso eu Faço", no programa "Hora do Faro". Corona, Micael Borges, Antonia Fontenelle, Mc Guimê, terão seus medos e habilidades testados. Haverá provas de dança, físicas e psicológicas... O vencedor ganha um prêmio de R$ 100 mil Arte/UOL Estreou no início de 2014 no "Domingão do Faustão", o quadro "Artista Completão", Jonatas Faro, Juliana Alves mostram suas habilidades artísticas no palco da atração e são julgados por outros artistas. A ideia é testar toda sua habilidade Arte/UOL Game show de perguntas e respostas que tem como prêmio R$ 1 milhão. Silvio Santos viu isso na televisão estrangeira e logo importou para o Brasil com o nome "Show do Milhão" Arte/UOL Outro game show valendo R$ 1 milhão foi exportado do exterior para o Brasil. "Deal or No Deal" chegou ao Brasil como o nome "Topa ou Não Topa", já foi apresentado por Silvio Santos e Roberto Justus no SBT Arte/UOL "Topa ou não Topa" produzido pela Endemol, com formato baseado no programa "Deal or No Deal", a atração já foi apresentada no SBT por Silvio Santos e por Roberto Justus. Nada de novidades e o prêmio era de R$ 1 milhão também Arte/UOL Mais um game show valendo R$ 1 milhão. O "Mega Senha", apresentado por Marcelo Carvalho, na RedeTV! promove desafios entre famosos e anônimos em que o objetivo é faturar uma grana extra. O formato é baseado no game show chamado "Password", apresentado na Ásia e América do Norte Arte/UOL Quadros televisivos para ver o quanto o casal conhece do seu parceiro é outro chamariz na televisão. Até Silvio Santos aderiu a moda em seu programa com o quadro "Jogo de Casais". Caso eles acertem as perguntas feitas no palco da atração, ganham um prêmio em dinheiro Arte/UOL No quadro "Jogo da Afinidade", exibido no "Tudo é Possível" apresentado por Ana Hickmann na Record, um casal famoso era convidado para os parceiros testarem o quanto se conheciam. No game, o casal tinha que acertar perguntas e para cada resposta errada havia uma punição. Geralmente um modelo tentava seduzir o homem ou a mulher com uma massagem sensual Arte/UOL A chance de virar modelo por meio de um concurso na televisão. Essa tática foi usada pelo "Fantástico" da Globo, com o reality "Menina Fantástica". A vencedora ganhava um contrato com a agência de modelos Mega Models, além de estampar editoriais de moda Arte/UOL Além de buscar uma modelo, o reality show "A Casa da Ana Hickmann" exibido pela Rede Record no programa "Tudo é Possível", mostrava a rotina de dez participantes. A escolhida se tornava repórter da atração. A atração chegou ao fim em 2012, assim como o programa Arte/UOL Ir atrás de familiares que há muito tempo você não vê e promover um reencontro é outra especialidade da televisão. Gugu, Eliana e Luciano Huck sabem bem como fazer isso. No "Caldeirão do Huck", no quadro "Encontrar Alguém", Luciano não poupa esforços para reaproximar parentes que há muito tempo não se veem Arte/UOL No "Programa da Eliana", a apresentadora conduz o quadro "Reencontro" que tem como objetivo reaproximar pessoas que não se veem há muito tempo Arte/UOL Escolher um astro musical no Brasil. Ah, são vários os formatos de realities musicais na televisão. No SBT, o programa "Astros" exibido até 2009, analisava não só o talento com a voz, mas a performance no palco. Solos, duos, trios e grupos de todas as áreas artísticas, esportivas, circenses, musicais podiam se inscrever, mas o objetivo era selecionar. O quadro foi substituído pela atração "Qual é seu Talento?" Arte/UOL O reality musical "Fama" inspirado no "Operación Triunfo" da TV espanhola, foi exibido na Globo de 2002 a 2005 e chegou a ser apresentando por Angélica e Toni Garrido. A atração foi sucesso de audiência até um determinado momento e responsável por revelar os cantores Thiaguinho, Roberta Sá e Vanessa Jackson (ao centro) Arte/UOL Desde 2008 na grade da Record, o reality show "Ídolos" foi exibido na Record até 2013. Após vários cantores do "Ídolos" não emplacarem na carreira musical, a Record lançou outro reality musical, o "Ídolos Kids" em 2013, com apresentação de Afonso Nigro, Kelly Key e João Gordo. O reality teve duas edições, mas não vingou em audiência e foi retirado da grade. O quadro já foi apresentado por Rodrigo Faro e Marcos Mion (no centro). O formato é baseado na versão americana do "American Idol" e no Brasil já foi exibido na Record Arte/UOL Criado na Nova Zelândia, o reality show "Popstars" foi apresentado no Brasil pelo SBT entre os anos de 2002 e 2003. Em 2002, foi revelado o grupo Rouge com o sucesso "Ragatanga". Em 2005, quando o contrato com a Sony Music chegou ao fim, a banda também se desfez Arte/UOL Transformar plebeias em princesas é uma especialidade da televisão brasileira. Proporcionar um dia diferente para meninas de baixa renda, realizar sonhos, Netinho de Paula soube bem como fazer isso. Tanto no SBT, quanto na Record, o pagodeiro exibiu o quadro "Um Dia de Princesa" Arte/UOL O quadro a "Princesa e Plebeu" continua fazendo sucesso no SBT. No quadro "Domingo Legal" um famoso proporciona o sonho de uma fã e transforma seu dia em um dia de princesa Arte/UOL Podemos classificar Silvio Santos no rol do "rei das pegadinhas". Inspirado nas pegadinhas das emissoras estrangeiras, Silvio Santos promove suas próprias pegadinhas no Brasil. A pegadinha da "menina fantasma" foi um dos maiores sucessos e a atriz Anna Lyvia acabou contratada pelo dono do baú para participar da novela "Chiquititas" Arte/UOL No programa "Você na TV", apresentado por João Kleber na RedeTV! o apresentador também se vale de pegadinhas em sua atração para completar a grade de programação. Você sabe que isso não é nenhuma novidade, Faustão também se diverte com suas pegadinhas