Meu Pedacinho de Chão

Gina de "Meu Pedacinho" diz que personagem a libertou da vaidade

Do UOL, no Rio

  • Marcela Ribeiro/UOL

    Paula Barbosa viveu Gina em "Meu Pedacinho de Chão"

    Paula Barbosa viveu Gina em "Meu Pedacinho de Chão"

Uma mulher sem vaidades e grosseira encantou os telespectadores brasileiros. Trata-se de Gina, papel de Paula Barbosa em "Meu Pedacinho de Chão" que chega ao fim nesta sexta-feira (1º).

Em conversa com o UOL, Paula disse que se surpreendeu com a aprovação da personagem pelo público. "Engraçado foi que gente de todas as idades, homens, mulheres, crianças vinham falar comigo. Mesmo sendo briguenta, ninguém sentiu raiva dela. As mulheres diziam que a Gina era pura, genuína", contou a atriz.

Ao longo da trama, Gina passou por diversas transformações, desde a descoberta do amor por Ferdinando (Jhonny Massaro) até uma mudança radical de vestuário onde ela surgiu maquiada e com os cabelos arrumados.

"Essa questão da Gina com a vaidade mexeu muito com as pessoas. Recebi mensagens de meninas mais novas dizendo que eram debochadas na escola por terem cabelos cacheados, mas que quando viram a Gina começaram a não se importar com isso. A Gina foi uma espécie de representante para muitas mulheres, não dá para ser essa mulher perfeita, maquiada, arrumada o tempo inteiro", opinou Paula.

Indagada se Gina poderia ser considerada uma feminista nos dias atuais, a atriz ponderou: "Acho que sim, mas sem levantar bandeiras. A Gina tinha um espírito libertário. O que era engraçado é que nas ruas as pessoas diziam que eu era linda, achava ótimo ouvir isso sem estar com as unhas e as sobrancelhas feitas. Vou levar isso comigo, foi muito legal", revelou aos risos.

Para Paula, contudo, a grande lição deixada pela personagem é "que a beleza está dentro de você". "Até eu me senti mais livre, fiquei sem me depilar, sem fazer as unhas para a personagem, foi importante".

Mais que a neta de Benedito Ruy Barbosa

Neta de Benedito Ruy Barbosa, autor de "Meu Pedacinho de Chão", Paula Barbosa acredita que Gina trouxe uma mudança de olhar do público em relação ao seu trabalho. "Foi uma oportunidade enorme que tive, nunca me importei de falarem que sou neta do Benedito, mas acho que consegui mudar o pensamento de quem ainda me associava a isso. Acho que as pessoas ficaram supresas com minha entrega para a personagem, por toda a caracterização que passei".

Com o fim da novela, o público poderá ver uma nova versão da atriz quando ela aparecer no quadro "Super Chef", do programa "Mais Você". "Lá vou estar como ando no dia a dia, a Paula de verdade".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos