Ex-jogadora de vôlei Ana Moser vence o "Aprendiz Celebridades"

Natalia Guaratto

Do UOL, em São Paulo

A ex-jogadora de vôlei Ana Moser venceu o "Aprendiz Celebridades", nesta quinta-feira (3), com a final ao vivo, na Record. Ela derrotou o músico Amon Lima e o apresentador Christiano Cochrane. Ana faturou R$ 1 milhão. 

Nos quase três meses de reality show, a ex-jogadora de vôlei foi unanimidade na opinião de Roberto Justus e também de seus conselheiros Cacá Rosset e Renato Santos, que a julgaram a mais competente, tanto por seu desempenho na prova final quanto por sua trajetória no programa. Porém, na final, apenas Cacá aconselhou Justus a escolher Amon Lima, que contou com a maior votação do público a seu favor. O violinista também faturou um carro zero quilômetro.

Justus não deixou transparecer sua escolha, mas os indícios na afinal apontavam que Amon seria o vencedor. Os três finalistas organizaram um evento beneficente e venceria quem mais arrecadasse verba. O violinista ganhou a prova com mais de 280 mil reais. No total, os participantes arrecadaram mais de R$ 800 mil ao longo de todo o programa. O dinheiro vai para a instituição escolhida pela vencedora.

Claudio Augusto/Photo Rio News
Amon Lima fica apreensivo antes do resultado final do "Aprendiz Celebridades"

Aos jornalistas, Justus afirmou que escolheu Ana Moser pela sua regularidade. "Os outros tiveram altos e baixos, ela não. Isso é para provar que eu não dou vitória só para participantes que gritam", afirmou o apresentador, que anunciou que terá uma nova edição do "Aprendiz Celebridades" em 2015. 

"Tivemos uma repercussão muito boa nessa edição, a Record adorou e estamos satisfeitos com a audiência, mas a gente acha que podia ser melhor. Sabemos que esse tipo de programa não é para qualquer tipo de público", comentou.

Ana Moser admitiu que estava  nervosa durante os três meses de "Aprendiz", mas que relaxou na final. "Agora vou tirar férias e logo mais voltar a trabalhar. Vou me dedicar muito para tentar divulgar o esporte no Brasil", disse, emocionada. 

Agora vou tirar férias e logo mais voltar a trabalhar. Vou me dedicar muito para tentar divulgar o esporte no Brasil Ana Moser, vencedora do "Aprendiz Celebridades"

Apesar de triste, Amon Lima parabenizou a colega. "Ana é uma grande profissional. Eu fui um aprendiz, ela uma gestora. Mas acho que tive aqui uma trajetória sensacional. Estou feliz porque cresci muito e porque o trabalho que eu comecei aqui vai continuar. Acho que em um mês eu ganho um milhão de reais (que ele pretende doar para uma instituição que cuida de portadores de paralisia cerebral)", declarou.

Para não perder o costume, Roberto Justus estava afiado e não facilitou para os finalistas no último episódio. Na prova decisiva, os participantes poderiam usar seus contatos para convidar as pessoas para seus eventos. Filho de Marília Gabriela, Cochrane gerou revolta entre os adversários quando os concorrentes descobriram que a apresentadora enviou convite em seu nome para o leilão que o filho estava organizando. A irritação maior aconteceu porque no convite, lia-se "Marília Gabriela convida" e ela não compareceu por estar em viagem aos Estados Unidos.

Justus questionou o apresentador: "Por que que você fez  isso, sendo que sua mãe nem no Brasil estava?". Cochrane respondeu: "A ideia foi dado por duas promoters conhecidas, não fui eu quem pedi. Elas que tomaram a liberdade de usar o nome da minha mãe, mas acho que eu também usaria, não vi problema. Em nenhum momento o convite cita que ela estaria presente". "Eu já acho que você não deveria ter usado", rebateu Justus.

O apresentador também questionou Amon o motivo de quase ter desistido na reta final do programa, quando recebeu a notícia que o filho de seu irmão Lucas Lima, com a cantora Sandy, havia nascido. Amon ficou visivelmente emocionado e disse que pensou em abandonar a competição. Justus deixou claro que não gostou do comportamento dele. "Mas eu não desisti, estou aqui, não estou?", retrucou.

Ao ouvir o nome de Ana Moser como a grande vencedora, Amon Lima e Cristiano Cochrane não esconderam a decepção.

Trajetória da campeã

Integrante da seleção de vôlei que trouxe a primeira medalha olímpica brasileira, nos Jogos de Atlanta, Ana Moser só correu risco de eliminação na primeira prova de "Aprendiz".

Na ocasião, os 16 participantes tiveram que improvisar em frente de uma plateia de circo. Sem habilidades artísticas, Ana demorou-se na apresentação, começou a contar uma piada, mas não a terminou. A ex-atleta acabou na primeira sala de reunião do programa, enfrentando Beth Szafir e Alexia Deschamps, que foi eliminada. 

Depois da quase eliminação, Ana colecionou vitórias no programa. Na reta final, quando um dos grupos ganhou o direito de "roubar" um participante da equipe oponente, ela foi a escolhida.

Justus também a elogiou em diversas ocasiões, afirmando que gostava do estilo sério, mas competente da participante.

Ana se aposentou das quadras de vôlei em 1999 e, depois, se dedicou a promover o esporte e a educação por meio de sua ONG.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos