Flávia Alessandra diz que se inspirou em Nigella para fazer chef na TV

Carla Neves

Do UOL, no Rio

Flávia Alessandra
Flávia Alessandra

Depois de viver a tenente veterinária Érica em "Salve Jorge", Flávia Alessandra vai encarnar a chef de cozinha Heloísa em "Além do Horizonte". Para interpretar a personagem – que ainda terá de lidar com o desaparecimento do marido, LC (Antonio Calloni), e a criação da filha única, Lili (Juliana Paiva), sozinha –, a atriz contou que buscou inspiração em duas apresentadoras famosas: a britânica Nigella Lawson e Katie Lee Joel, do programa americano "Top Chef". É que na nova trama das sete, que estreia nesta segunda (4), a personagem apresentará um programa de culinária na TV a cabo.

  • A cozinheira Nigella Lawson

"A Nigella e a Katie são mulheres chiques, que não se desmontam quando estão cozinhando. A Heloísa também é assim. Quando está apresentando o programa, não usa uma touquinha, com o cabelo preso. Ela cozinha com o cabelão, elegante e chique. E tudo dá certo", explicou.

A atriz contou que por ter tido que criar a filha sozinha de repente, Heloísa resolveu contar para a menina que o pai tinha morrido. "E defendo muito essa tese dela, porque, me colocando no lugar, o que é melhor dizer para uma criança: 'seu pai sumiu ou seu pai morreu?'. Acho que ela optou pelo melhor caminho", defendeu.

Flávia disse, contudo, que anos depois vem à tona uma carta que transforma a certeza que Lili tem da morte do pai em dúvida. "Com a carta vem toda a possibilidade de o pai estar vivo. Esse cara deixou a família para buscar a tal felicidade concreta. É claro que a partir daí surge uma série de conflitos: se a culpa foi da família, da mãe, da filha, do pai, até onde essa felicidade se faz total...".

A atriz ainda elogiou a temática da novela de Marcos Bernstein e Carlos Gregório, que vão abordar a busca da felicidade na história. "Qual é a medida para a felicidade? Acho um tema bacanésimo. A gente tem esse questionamento na adolescência, na época do pré-vestibular, acho que todos nós nos perguntamos: 'onde é que está a felicidade?'. E a novela está indo por esse caminho. A diferença é que estão todos maduros, mas continuam em busca da felicidade. É um tema que não tem esgotamento. A gente busca a felicidade, a cara metade e emagrecer. Se existissem essas três pílulas, estaria tudo resolvido", contou, aos risos.

Minha grande especialidade é salada. É a autodefesa do ser humano (risos). Não sei fazer um doce. Nunca aprendi. Amo pudim e bolo, mas não sei fazer. Ainda bem! Mas faço saladas maravilhosas

Flávia Alessandra, sobre seus dotes culinários

Flávia lembrou que no início da trama, quando a equipe se reuniu para fazer um workshop, ela avisou que não teria problemas na cozinha. "Falei: 'gente, já cozinho!'. É claro que preciso da assessoria de um chef para fazer bonito na hora das receitas. Mas sei e gosto de cozinhar", disse, garantindo não ter uma especialidade. "Cozinho de tudo um pouco. Acabo fazendo mais frutos do mar, mas adoro preparar uma massa também. Mas minha grande especialidade é salada. É a autodefesa do ser humano (risos). Não sei fazer um doce. Nunca aprendi. Amo pudim e bolo, mas não sei fazer. Ainda bem! Mas faço saladas maravilhosas".

A atriz contou que o gosto pela culinária vem de família. "A gente tinha empregada, mas todo mundo participava e ajudava. Minha irmã e minha mãe cozinham muito bem. Minha avó cozinhava maravilhosamente bem. A gente é uma família italiana e portuguesa, então tudo é em torno da mesa e da comida. É uma loucura: a gente se encontra para almoçar e quando vê está jantando também".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos