Sem química do 1º ano, "True Detective" volta com estilo hipnotizante

Washington

Matthew McConaughey e Woody Harrelson não estão mais no elenco de "True Detective", mas série policial da HBO, vencedora do Emmy retorna no domingo (21) para a segunda temporada com a mesma atmosfera melancólica e sombria.

Mas os fãs perguntam se um elenco de astros e a mudança de locação - dos pântanos da Louisiana para as ruas violentas do sul da Califórnia - vai conquistar o mesmo nível de adoração da primeira temporada.

O criador e roteirista da série, Nic Pizzolato, afirma que sua equipe está "totalmente decidida a fazer algo novo".

"Temos consciência de que não queremos nos repetir ou apresentar o mesmo disco em uma embalagem diferente", afirma Pizzolatto.

"Mas as duas temporadas têm uma relação profunda e próxima em sua sensibilidade e sua visão, têm a mesma alma, mas a nova tem um mundo e um grupo de personagens mais complexos", disse.

Desta vez, Colin Farrell, Rachel McAdams e Taylor Kitsch interpretam policiais que acabam vinculados ao criminoso Frank Semyon (interpretado por Vince Vaughn) graças a um assassinato na fictícia cidade de Vinci.

Farrell interpreta um detetive problemático que apresenta um conflito de lealdade, entre a polícia e um mafioso.

Divulgação/Montagem UOL
Ani Bezzerides (Rachel McAdams), Ray Velcoro (Colin Farrell) e Paul Woodrugh (Taylor Kitsch) são os três detetives da segunda temporada de "True Detective"

Rachel McAdams interpreta uma policial durona, enquanto Kitsch é um veterano de guerra e agente de trânsito.

Os primeiros dois episódios da temporada foram dirigidos por Justin Lin, cineasta responsável por alguns filmes da franquia "Velozes e Furiosos".

Críticas mistas

McConaughey e Harrelson foram aclamados pela crítica ano passado e os dois foram indicados ao Emmy por suas interpretações de policiais obrigados a revisar o caso de um serial killer de quase duas décadas atrás. Mas, na segunda temporada, os críticos não parecem tão convencidos.

A revista "Rolling Stone" elogia o trabalho de McAdams, mas não vai muito além disso: "O novo modelo de 'True Detective' estaria perdido sem ela".

"O carinho do roteirista Nic Pizzolatto pelos solilóquios que pretendem explicar como o universo funciona serviu perfeitamente bem da primeira vez, com McConaughey e Harrelson. Mas ninguém no novo 'True Detective' tem a mesma química", completa.

Para o jornal "The Washington Post", "ainda existe algo lúgubre e angustiante em 'True Detective', mas ainda há um estilo hipnotizante: é imperfeito, mas bem produzido".

A revista "Variety" afirma que "apesar de, em termos gerais, ser possível assistir a série, a inspiração que transformou a primeira temporada em uma obsessão para muitos parece ter se esgotado da prosa do roteirista Nic Pizzolatto".

O autor decidiu não usar os saltos temporais desta vez, como fez na primeira temporada, o que oferece um formato mais fácil de acompanhar.

"À medida que os personagens se multiplicam e as complicações individuais e de grupo aumentam, uma estrutura mais integrada e linear funciona melhor", disse.

E desta vez ele criou um papel muito forte para uma mulher, o que faltou na primeira temporada e rendeu algumas críticas ao roteirista.

A nova temporada de "True Detective" estreia no domingo, uma semana após o final das temporadas de "Game of Thrones", "Veep" e "Silicon Valley".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos