! Público se orienta pelo "menos pior" na escolha do vencedor - Crítica do BBB, por Mauricio Stycer - UOL BBB11
  • http://televisao.uol.com.br/bbb/bbb11/critica/mauricio-stycer/2011/03/21/publico-se-orienta-pelo-menos-pior-na-escolha-do-campeao.htm
  • Público se orienta pelo "menos pior" na escolha do vencedor
  • 29/03/2024
  • UOL Televisão - Reality
  • UOL BBB11
  • @UOLTelevisao #UOL #BBB11
  • 123
Tamanho da letra
21/03/2011 - 08h26

Público se orienta pelo "menos pior" na escolha do vencedor

MAURICIO STYCER
Crítico do UOL

Além de espiar, o grande prazer de quem assiste o BBB parece ser a possibilidade de julgar o outro. A partir das qualidades e defeitos – éticos, morais, físicos – que enxergamos nos candidatos, elegemos nossos favoritos e escolhemos quem queremos eliminar.

Mais do que nunca, pelo que leio e ouço, nesta décima-primeira edição as escolhas do público estão se dando por exclusão. Ou seja, na falta de aspectos positivos, as opções se fazem pelas supostas características negativas que as pessoas vêem em Daniel, Diana, Maria, Rodrigão e Wesley.

Percorrendo blogs, comunidades no Orkut e perfis no Twitter em busca de torcedores e fã-clubes dos cinco candidatos que restam no jogo, me dei conta que são escassos os elogios aos candidatos preferidos e sobram ofensas e xingamentos aos desafetos.

A impressão que dá, nesta altura do campeonato, a oito dias do encerramento, é que o público está se orientando pela idéia do “menos pior” e não do “melhor”, na escolha de quem merece faturar R$ 1,5 milhão.

Não vou reproduzir aqui o que os fã-clubes dizem a respeito dos candidatos que não gostam. Vou tentar descrever as qualidades que enxergam em seus preferidos. Veja como os elogios são ralos:

Daniel
O pernambucano, gay assumido, é elogiado pelo jeitão irreverente e despachado. “O Daniel retrata nossos mais descarados defeitos. É quase um espelho daqueles que o criticam”, escreveu uma fã. Também dizem a seu respeito que é “sincero”, “engraçado”, “humilde” e “legal”. Curiosamente, conta com o apoio dos “anáticos”, a fanática torcida da loirinha Ana Carolina, do BBB9, em tudo diferente dele.

Diana
A produtora carioca, bissexual assumida, tem a torcida oficial mais bem organizada, com blog e comunidade no Twitter sob a administração de amigos e parentes. A palavra que mais aparece associada a ela é “sinceridade”. “É a mais autentica, é a melhor! Sem ela lá esse programa não teria menor graça!”, escreveu uma fã. Também é elogiada com adjetivos como “inteligente”, “bonita” e “divertida”.  

Maria
Na visão de Pedro Bial, seu fã de mais peso, a atriz paulista é “a estrela da edição”. Disse ele ao jornal “Extra”: “O sorriso de Maria tem a potência de mil watts e preenche a telinha com uma luz doce, irresistível.” As fãs do sexo feminino gostam da candidata por outra razão: acham que ela foi “humilhada” e “desrespeitada” por Mauricio. “Ninguém merece mais aquele prêmio. Pro Mau Mau se arrepender do que fez com ela”, escreveu Jaque.

Rodrigão
O modelo paranaense reúne o fã-clube mais barulhento na rede, chamado “Império Rodrigão”. Não é preciso pesquisar muito para descobrir que o encantamento das fãs é produzido pela beleza do candidato. Algumas tentam destacar outras características, mas é difícil definir. Como Gizelle, que elogia sua “índole, caráter, a verdade que ele defende”. Ou a fã anônima, que diz: “Você não é só beleza. Você é muito fofo, educado”.

Wesley
O médico capixaba parece ser o típico candidato que surfa na onda do “menos pior”. Seu fã-clube é pequeno e pouco barulhento. As duas características que mais seduzem suas fãs são evidentes, como escreve Cristiane: “Ele é muito lindo, aquele olhar, aquela boca. O cara é tudo de bom. Ainda por cima é médico”. Outro adjetivo eventualmente destacado é “inteligente”.

Alguém tem algo positivo a dizer sobre os candidatos?

$import.read("http://tcinclude.sys.intranet/_template/web/barra-uol/barra-uol.htm")