Enigma na "Fazenda": quem gritou com Britto Jr ao vivo?

Mauricio Stycer
Crítico do UOL

O mau hábito de interromper a votação semanal da "Fazenda" no momento mais emocionante para fazer um intervalo comercial acabou produzindo uma cena curiosa nesta segunda-feira (27).

O apresentador Britto Jr. tinha acabado de avisar aos participantes que iria fazer uma pausa, mas recebeu alguma informação pelo ponto eletrônico que, parece, o deixou em dúvida sobre o que deveria dizer. Houve um momento de hesitação, até que, em voz alta, ele perguntou: "Vai continuar gritando? Vai continuar gritando?"
 
Como não havia nenhum participante gritando no local da votação, é possível imaginar que alguém estivesse gritando com o próprio Britto pelo ponto. O diretor Rodrigo Carelli? Algum assistente?
 
Foi uma noite em que o apresentador se destacou por tiradas pouco comuns. Fez piada, por exemplo, com o cantor Leo Rodriguez, famoso pela participação, até o momento, opaca na "Fazenda". "Acorda, Leo. Vamos lá, Leo", disse ao peão, tentando animá-lo.
 
Foi irônico com Pepê & Nenem, ao ouvir a justificativa de voto das cantoras em Cristina Mortagua: "Vamos desconstruir esse voto: vocês vão votar na Cristina porque gostam dela?"
 
O apresentador também agiu com certa rispidez, o que é raro, quando Mortágua pediu para mandar um recado ao responsável por suas redes sociais. "Corta o som", ele determinou, por se tratar de algo proibido.
 
Por fim, Britto ajudou o público a entender melhor o voto de Felipeh em Bruninha. "Você tá buscando algo lá de fora do jogo para justificar seu voto, mas tudo bem", disse, depois que o candidato citou, como justificativa, uma acusação de plágio envolvendo a cantora Anitta.
 
De dia, antes de o programa ir ao ar, Britto já havia dado mostras de que estava de bom humor. No Twitter, fez piada com a notícia de que a presidente Dilma  Rousseff já teria um nome para o cargo de ministro da Fazenda: "Mais um querendo meu lugar: 'Presidente do Bradesco é cotado para assumir a Fazenda.'
 
Numa votação com poucas discussões e brigas, o apresentador salvou a noite.