| 09/04/2008 - 17h00 Programas de TV exploram gordos, supergorda e má alimentação MARINA CAMPOS MELLO Enviada especial a Cannes, França Reprodução Programas apelam para as diferenças entre os participantes | Os programas da nutricionista Gillian McKeith ("Você É o Que Você Come" e "Três Noivas Gordas e um Vestido Magro") assim como "O Grande Perdedor", formato exportado para diversos países e produzido no Brasil pelo SBT, já haviam apostado no filão da obesidade. Na 45ª edição da MIPTV, feira de conteúdo televisivo que acontece até a próxima sexta (11), em Cannes, França, essa tendência de explorar corpos gordos e má alimentação vai um pouco mais além.
"Supersize x Superskinny", o novo programa com McKeith, produzido pela Endemol, mostra um obeso e um magérrimo que preparam refeições um para o outro, durante um confinamento de cinco dias.
O documentário "Half Ton Mum" (Mãe de Meia Tonelada), exibido no Channel 4, está sendo lançado com estardalhaço. Qualificado como um "shock.doc", o filme foi divulgado em grandes cartazes, que circulam em carros pelas ruas de Cannes, estampados com a figura de uma mulher que pesa 406 kg estatelada em uma cama. O documentário acompanha a vida de Renée Williams, a mulher do cartaz, uma semana antes de ela se submeter a uma arriscadíssima cirurgia de redução do estômago. De sua cama, onde ela ficou presa nos últimos quatro anos antes de morrer, Renée fala de seu peso, de comida, de seus filhos e de suas esperanças.
Ao se expor no documentário, ela quis incentivar a procura por ajuda para evitar a obesidade mórbida. Renée é a pessoa mais gorda da história a realizar esse tipo de cirurgia e morreu 12 dias depois, em 2007.
Exercícios e delivery Já o "Fat March", exibido no horário nobre da rede americana ABC, mostra obesos que não precisam de um método tão radical para perder peso: em seis episódios, o programa mostra um grupo que encara uma caminhada de 880 km que percorre nove Estados americanos em 50 dias. O grupo, que tem a dieta controlada, é acompanhado por um treinador que lhe impõe severos exercícios físicos, como escaladas, e ainda tem que acampar durante a noite. Com mais humor e foco na alimentação saudável, no "Take on the Takeaway", que estreou no ano passado na BBC2, chefs-celebridades tentam convencer os viciados em delivery a se livrar das comidas prontas.
Eles os ensinam a preparar suas próprias versões de sua comida favorita. O desafio é fazer com que a versão caseira seja mais saborosa e mais barata do que a do delivery. E, muito importante, o tempo de preparo do prato deve ser menor do que o tempo que o motoqueiro do restaurante levaria para chegar à casa do participante. - Mais
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