UOL Entretenimento Televisão

01/12/2007 - 14h32

TV paga tem cronograma próprio para transmitir em alta definição

MARINA CAMPOS MELLO
Da Redação
As mudanças que chegarão com a estréia da TV digital, a partir de 2 de dezembro, atingem quem capta o sinal de TV aberta. As operadoras de TV paga têm um cronograma próprio para começar a transmitir seus programas em alta definição.

Em 2 dezembro, a Net Serviços inicia a transmissão de seu sinal digital HDTV. A operadora já oferecia pacotes digitais, mas com definição standard --semelhante a de DVD. Quem quiser uma melhor qualidade de imagem terá de trocar de decodificador e desembolsar R$ 799.

Quem optar por esse novo pacote, terá acesso aos canais da TV aberta também em alta definição. A operadora, no entanto, recomenda a troca do pacote apenas para quem possuir um aparelho de TV em alta definição. Caso contrário, com TV de tubo, a qualidade de imagem será igual a do pacote digital convencional.

A Net também lança o canal Globosat HD, que reunirá uma combinação de programas exibidos pelos canais da Globosat nos gêneros musical (Multishow), programas (GNT), filmes (Rede Telecine) e programação esportiva (SporTV). Serão seis horas de programação, com estréia no horário nobre, das 19h à 1h da manhã. A programação original será exibida em mais três blocos, no formato de looping. Cada bloco apresentará uma reprise dos blocos anteriores, mas em ordem diferente.

A TVA vai lançar seu novo decodificador, que permite a transmissão em alta definição, no início de 2008. Segundo a operadora, o aparelho permitirá acesso ao sinal de alta definição --tanto da TV aberta como dos canais de TV paga-- ao mesmo tempo em que é capaz de decodificar sinais recebidos por meio de uma rede banda larga, IP (Internet Protocol). De acordo com a TVA, graças ao acesso IP, a operadora poderá oferecer o serviço de VoD (video on demand), em que o usuário pode assistir à programação no horário em que preferir.

A SKY lançará o seu decoder HD em 2008, mas a data ainda não está definida. A operadora explica que, por enquanto, se os seus assinantes quiserem receber os canais abertos em alta definição, terão de adquirir o conversor que está sendo lançado com a TV digital.
Mais
Saiba o que você poderá assistir em alta definição com a estréia da TV digital aberta
A TV digital estréia neste domingo; tire suas dúvidas sobre o novo sistema
Interatividade e transmissão de TV para aparelhos móveis devem mudar hábitos dos espectadores
TV digital é terceiro grande marco da história da TV brasileira
Há culpados pelo alto preço do conversor da TV digital?
Veja cuidados na hora de comprar uma TV de alta definição

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host