UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
01/12/2007 - 13h22
Saiba o que você poderá assistir em alta definição com a estréia da TV digital aberta

MARINA CAMPOS MELLO
Da Redação

Divulgação

Cena de Duas Caras, primeira novela da Globo em alta definição

Cena de Duas Caras, primeira novela da Globo em alta definição

Neste domingo, dia 2 de dezembro, em solenidade organizada pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV digital, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apertará o botão que dará início às primeiras transmissões digitais terrestres da TV aberta brasileira. Mas a maioria dos espectadores da Grande São Paulo, primeira região que receberá o sinal, não perceberá nenhuma diferença na tela da TV.

Além da necessidade de um conversor para captar o sinal digital, a maior parte da programação dos canais continua sendo produzida em definição standard, que, para quem tiver um conversor, terá qualidade igual à de DVD. Os canais, no entanto, já oferecem um aperitivo do que será a era da TV em alta definição. era da interatividade e da multiprogramação, no entanto, ainda está em ainda está em compasso de espera, já que o software que permite a utlização destes novos recursos digitais ainda está em desenvolvimento.

No domingo, após os 12 minutos da transmissão da cerimônia de inauguração do novo sistema, em cadeia nacional, que se inicia às 20h30, o espectador poderá assistir na Globo à série "Mundos Invisíveis", quadro do "Fantástico" produzido em full HD e comandado pelo físico Marcelo Gleiser.

A série trata da evolução conquistas tecnológicas desde a época da Grécia Antiga e, coincidentemente, o primeiro episódio começa no Japão-país de onde foi importado o novo sistema brasileiro. Também em alta definição, vai ao ar o filme "Piratas do Caribes - A Maldição da Pérola Negra", após o "Fantástico". Os filmes, aliás, serão a grande porta de entrada da tecnologia no canal, com a exibição das faixas "Domingo Maior", "Tela Quente" e "Cinema Especial".

Dentre os programas realizados pelo próprio canal, de imediato, somente as novelas "Duas Caras" e o "Globo Repórter" serão produzidos em alta definição. Segundo Carlos Fini, gerente de tecnologia e manutenção da Globo, "a tendência é que cada vez mais programas da TV Globo sejam produzidos com a nova tecnologia, mas não há prazo determinado para que isso ocorra".

Adaptação

Divulgação

Divulgação

Cena de Dance Dance Dance, da Band, produzida em alta definição

A migração para o sistema digital envolve vultosos investimentos em equipamentos e treinamento, o que faz com que mesmo as grandes emissoras comecem a explorar aos poucos as novas possibilidades. A Globo não revela o quanto vai investir, mas Fini conta que uma das grandes preocupações do canal é a capacitação das equipes que trabalharão nos programas, em razão, sobretudo, da amplificação dos detalhes: "A maquiagem e a caracterização são áreas que exigem muito treinamento e os integrantes da equipe de figurino são preparados para melhor uso de tecidos e cores nas gravações em alta definição. Como a maquiagem tradicional fica muito ostensiva em alta definição, evocando demasiadamente a característica da intervenção/correção, é necessário o uso de novas ferramentas."

Frederico Nogueira, diretor geral da Band, faz coro quanto à necessidade de adaptação. "Precisamos adaptar tudo: cenário, figurino, maquiagem, iluminação. Os cenários, por exemplo, eram previstos para a tela da TV convencional, mais quadrada. Agora eles terão que ser mais horizontais, para ficarem adequados ao formato widescreen", explica.

A Band disputa com a Globo quem primeiro levou ao ar uma novela em HD -a novela musical "Dance Dance Dance", produzida com a tecnologia, estreou no 1º de outubro, mesmo dia da estréia de "Duas Caras", mas foi exibida mais cedo. No domingo, o canal exibe às 21h15 um show de Andréa Bocelli, gravado na sua cidade natal, na região italiana da Toscana. O canal é, aliás, o que inaugura a maior faixa regular em HD: a partir de segunda-feira, todo seu horário nobre (de 18h a 1h) será em alta definição, inclusive o "Jornal da Band".

Aos poucos

Divulgação

Divulgação

O filme Garfieldserá exibido
pela Record em alta definição

Outros canais começam a se utilizar do recurso de maneira mais tímida. O SBT informa que está investindo em equipamentos para lançar no primeiro semestre de 2008 programas produzidos com a nova tecnologia, mas, por razões estratégicas, preferiu não revelar que tipo de conteúdo será produzido. Para a inauguração da TV digital não passar em branco, o canal exibe o filme "Alexandre". A RedeTV! já exibe o programa "Donas de Casas Desesperadas" em alta definição, mas não informou os próximos passos do canal. A Record também vem com filmes. A faixa "Tela Máxima" será exibida em alta definição, sendo inaugurada por "Garfield", no domingo, às 22h. Até agora, não há produtos da casa sendo exibidos com a tecnologia.

A TV Gazeta, que investiu US$ 20 milhões na digitalização, prevê que em meados de 2008 toda a sua grade já seja produzida em HD. No domingo, no horário em que as demais emissoras transmitirão a cerimônia de inauguração, a Gazeta faz uma inauguração paralela --a Gazeta não participa do pool de emissoras que organizou a solenidade-- de seu sinal digital, com a exibição do programa esportivo "Mesa Redonda", que passará a ser exibido regularmente em HD. O "Todo Seu", apresentado por Ronnie Von, também passa a integrar a grande em alta definição.

A MTV, que também ficou de fora do pool, já tem produzidos no formato a série de ficção "Casal Neura", com Cazé e Marina Person, e também exibirá o documentário "Xpress", sobre violência, globalização, política e suas conseqüências na prevenção ao HIV. Os programas vão ao ar no domingo às 20h30 e 20h. Também já estão previstas na grade do canal musical especiais produzidos no exterior como o "Unplugged Bon Jovi", "Red Hot Chilli Peppers em Milão" e "LIVE Coldplay".




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host