UOL Entretenimento Televisão
 
11/10/2011 - 19h44

Cinzas de humorista podem ser depositadas na "Vasconcellândia", diz nora

AMANDA SERRA
Em São Paulo

As cinzas do humorista José Vasconcellos, que será cremado na manhã desta quarta-feira (11), serão depositadas em um terreno que ele comprou na região de Guarulhos, na Grande São Paulo, para construir um parque chamado "Vasconcellândia". A informação foi dada por Miriam Cristina Vasconcellos, nora do humorista, durante velório realizado na noite desta terça no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra.

De acordo com Miriam Cristina, o humorista tinha um antigo sonho de "construir uma Disneilândia no Brasil". Para isso, José Vasconcellos chegou a comprar o terreno e montar um parque de diversões, mas o empreendimento não deu certo financeiramente e foi fechado. Também segundo Miriam Cristina, o humorista teria pedido à viúva para que suas cinzas fossem jogadas no local do parque.

Conhecido pelo personagem Ruy Barbosa Sá Silva, que fez parte da "Escolinha do Professor Raimundo" e da "Escolinha do Barulho", Vasconcellos morreu na madrugada desta terça após uma parada cardíaca. Aos 85 anos, ele sofria de Mal de Alzheimer e estava internado havia duas semanas no Hospital das Clínicas com problemas nos rins.

Curiosos, amigos e familiares participam do velório do humorista, que se estenderá até as 10h30 desta quarta-feira, quando o corpo será cremado.  "Só fica a lembrança dos bons momentos e de quando nos conhecemos em Buenos Aires", disse a viúva Irene Helena, 77 anos. Os dois foram casados por 56 anos e tiveram quatro filhos.

Durante todo o dia, diversos comediantes do Brasil se manifestaram lamentando a perda e destacando o pioneirismo de Vasconcellos no que hoje se conhece como "stand up comedy". Em depoimento divulgado à imprensa, Tom Cavalcante classificou o colega como "o primeiro one man show" do Brasil.

Veja mais

Hospedagem: UOL Host