UOL Entretenimento Televisão
 
11/10/2011 - 15h36 / Atualizada 07/12/2011 - 15h14

Humoristas dão adeus a José Vasconcellos em velório na Grande São Paulo

AMANDA SERRA
Em São Paulo

 

O velório do humorista José Vasconcellos, que interpretava o personagem gago Sá Silva na Escolinha do Barulho, e que morreu às 4h40 desta terça-feira (11), começou às 17h45 desta terça-feira (11) no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo. O corpo do comediante, natural de Rio Branco (AC), será velado madrugada adentro e a cremação foi transferida para as 10h30 de quarta-feira (12) para aguardar a chegada de parentes que moram em outros estados.

Curiosos, amigos e familiares circularam pelo Cemitério e Crematório Horto da Paz, entre eles a viúva Irene Helena, às vésperas de completar 77 anos. "Só fica a lembrança dos bons momentos e de quando nos conhecemos em Buenos Aires", disse ela, entre lágrimas. Os dois foram casados por 56 anos e tiveram quatro filhos.

O filho José Thomaz Vasconcellos Júnior manifestou sobre a perda. "O processo foi muito doloroso, nunca queremos que um ente querido fique internado. Só espero que ele esteja em um bom lugar", disse ele, acrescentando que a lembrança mais marcante que tem é do pai contando histórias e ouvindo músicas. "Meu pai foi um grande compositor, lotava teatros no início da carreira. É o que fica na memória".

O neto Thiago Vasconcellos disse que o avô tinha "um jeito palhaço de ser". "A gente ouvia muita música junto, principalmente ópera. Ele sempre foi muito bem humorado, fazia piada com tudo. Ele fazia os outros rirem mesmo estando triste", contou.

O ator Álvaro Thuller, famoso pela frase "Skavurska" em um comercial de TV, compareceu ao cemitério para dar adeus ao amigo. "O Zé sempre falava para mim que a gente não podia deixar de acreditar nos nossos sonhos. Era um cara muito inteligente, e o sonho dele era fazer a Vila Vasconcellos para reunir todos os humoristas. O Brasil perdeu um humor inteligente. Atrás dele, só há Chico Anísio".

Também no local, o comediante Edson Sobral reforçou que José foi pioneiro no stand up comedy. "Foi ele quem abriu as portas do humor. A lembrança mais marcante, quando fecho os olhos, é de Zé no palco. Ele foi muito generoso comigo no início da carreira, foi ele quem me apresentou e recomendou meu espetáculo para todo mundo", disse.

O humorista morreu após uma parada cardíaca. Ele sofria de Mal de Alzheimer e estava internado há duas semanas no Hospital das Clínicas com problemas nos rins. "Disseram que não poderia ser feita nem a hemodiálise porque o corpo dele não iria aguentar, ele já tinha 85 anos", disse ao UOL o sobrinho dele, o também humorista Rick Régis.

José Vasconcellos era considerado um dos maiores nomes do humor brasileiro e um dos pioneiros no stand up comedy. Ele iniciou sua carreira no rádio e ganhou destaque com o aluno gago Ruy Barbosa Sá Silva da "Escolinha do Professor Raimundo", na Rede Globo, e da "Escolinha do Barulho", da Record.

Veja mais

Hospedagem: UOL Host