UOL Entretenimento Televisão
 
03/04/2011 - 09h00

Raphael Viana acompanha pelo Twitter a repercussão de seu personagem em "Araguaia"

PopTevê

Simpático e com um sorriso constante, Raphael Viana se perde no tempo ao falar de Fred, seu personagem em "Araguaia". Depois de fazer uma pequena participação em "Passione" e atuar em "Bicho do Mato", da Record, agora Raphael se surpreende com o reconhecimento do público. "O assédio é outro. Milhares de pessoas acompanham a novela diariamente, o 'feedback' é bem maior", constata. Para saber o que tem sido comentado a respeito de seu trabalho, Raphael aderiu ao Twitter. Antes de dar vida ao Fred, ele até tinha uma página no microblog, mas não gostava de usar. "Depois, conversando com colegas, pude perceber que funcionava como um termômetro para você sentir como foi determinado capítulo", explica o ator, que faz questão de responder aos seguidores que sempre acompanham a história.

  • João Miguel Júnior/TV Globo

    Raphael Viana, Milena Toscano e Thiago Fragoso em cena de "Araguaia"

Na trama, Raphael dá vida a um rapaz romântico, um "homem para casar", que fez de tudo para ficar com Janaína, de Suzana Pires. Como ela é uma mulher mais velha e não tem um família rica como Fred, o casal passou por muitos altos e baixos ao longo do folhetim. Mas, finalmente, se casaram. "As pessoas torcem muito pelo casal. Suzana e eu recebemos uma série de mensagens falando sobre isso", revela ele, que conseguiu o papel depois de fazer um teste. Raphael já havia participado da Oficina de Atores da Globo, mas não conseguiu engatar um personagem na emissora imediatamente. O diretor Marcos Schechtman foi se interessar por seu material só depois que ele estreou em "Bicho do Mato" e atuou em "Dilemas de Irene", do GNT. "Fui bater um papo com o Marquinhos e comecei a fazer os testes já com a Suzana, o que foi ótimo", recorda.

Você participou de "workshop" antes da estreia, contou com o auxílio da preparadora de elenco Paloma Riani e teve acesso a vários vídeos sobre a região em que se passa a novela. Tem alguma parte da preparação que ficou presente no seu trabalho até hoje?
Tive a possibilidade de ir, antes de toda a equipe, para São Félix do Araguaia, com Cleo Pires, Murilo Rosa, Milena Toscano, Suzana Pires e Paloma Riani. Ficamos quatro dias fazendo exercícios, discutindo as relações entre os personagens e criando, verdadeiramente, essas relações. A Paloma Riani fez uma série de exercícios que me alimentam até hoje. Vira e mexe, a gente pega uma cena que tem referência de um improviso que fizemos na nossa primeira semana de trabalho, no Araguaia.

Você está começando sua carreira na TV e em "Araguaia", teve a chance de contracenar com ícones da teledramaturgia, como o Lima Duarte e a Júlia Lemmertz. Como fez para desmistificar essa imagem deles?
Cresci vendo o Lima Duarte na TV. Quando soube que ele faria meu pai na novela, em algum lugar senti uma ansiedade. Mas tive de trabalhar isso porque tinha uma história a ser contada. Com o tempo de gravação, você vai se acostumando. A Júlia me deixou à vontade desde o início. Falamos muito sobre essa relação mãe e filho dos nossos personagens. Quando estávamos em Pirenópolis, gravando uma das primeiras cenas, ela me deu de presente uma pasta de couro, que havia trazido do Rio de Janeiro, para eu guardar meus textos.

Você começou sua carreira no teatro, como foi sua migração para a TV?
Era uma coisa que sabia que uma hora ia fazer. Quando fiz a Oficina de Atores da Globo, fiquei bem ansioso por um trabalho, que não veio de cara. Mas foi ótimo porque pude fazer teatro, trabalhar com produção, fazer cursos. Acho que ganhei mais "caldo". Na Record, me chamaram para fazer um vídeo para ficar no arquivo deles. Na época, o Edson Spinello estava formando o elenco de "Bicho do Mato", viu meu vídeo e me chamou para fazer a novela.

VEJA CENAS DE "ARAGUAIA"
Veja Álbum de fotos

(Por Luana Borges)

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host