Fãs de "Game of Thrones" querem personagens "esquecidos" na 6ª temporada

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

A quinta temporada de "Game of Thrones" chegou ao fim no último domingo (14) com um alto saldo de personagens mortos, machucados ou em fuga. E para os fãs a pergunta que não quer calar é: o que esperar da sexta temporada, ainda mais que a série já ultrapassou a história dos cinco livros da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" já publicados? Enquanto não saem mais informações sobre a próxima (e provavelmente penúltima) temporada, o UOL conversou com fãs da série para saber o que eles gostariam de ver no ano que vem.

"Há muitas coisas do livro que a série não mostrou. Todo o núcleo da família Greyjoy não apareceu. Tem o Theon e a irmã dele, que sumiu da série [Yara]. Mas no livro, ele tem três tios muito importantes. E eles podem rivalizar diretamente com a Daenerys. Isso é algo que eu espere que eles coloquem", diz Carlos Carvalho, analista de sistemas e administrador da fanpage de Game of Thrones mantida pelo site O Novo Nerd.

Divulgação
Fãs gostariam de ver o núcleo da família de Theon Greyjoy na sexta temporada

Ele também gostaria de ver Lady Stoneheart, alter-ego ressuscitado de Caitilyn Stark, que morreu na terceira temporada da série: "É uma coisa que acho que não irão mais colocar, mas todo mundo estava esperando. Há uma teoria de que, se ela fosse aparecer, transformariam a Sansa nela".

Decepcionada com a quinta temporada e a adaptação que a série fez dos livros, a revisora e youtuber Verônica Valadares também gostaria de ver o núcleo dos Greyjoy em cena, mas não está otimista com a forma como eles podem ser retratados. "Os meus personagens preferidos já foram pessimamente adaptados todos. A última coisa que sobrou é a parte dos homens de ferro. Mas se Dorne já foi uma paródia, imagina quando chegar nos piratas."

Ela também se mantém cética quanto à possibilidade de a série voltar aos eixos e recuperar alguns fãs que a abandonaram após esta temporada. "Não acho que tem como eles salvarem. Acho que o publico já está mal acostumado [com as cenas chocantes]. Então se você começar a colocar uma coisa mais política, mais sutil, talvez muita gente deixe de assistir", disse ela, que acredita que a volta de Jon Snow poderia alegrar esses espectadores: "Sem ele, vai ser difícil torcer para alguém".

Administradora da página Game of Thrones Brasil no Facebook, Fernanda também torce pela aparição dos Greyjoy, mas quer a retomada de personagens que foram esquecidos nesta quinta temporada: "Gendry, Peixe Negro [Brynden Tully], Edmure, Bran, Rickon, Hodor, Meera, Jojen. A história da série alcançou os livros como temíamos e agora leitores e não leitores estarão em situação de igualdade, estamos todos a mercê da imprevisibilidade".

Além de ver personagens dos livros como Yara Greyjoy, Lady Stoneheart e Arianne Martell (que aparece nos livros em Dorne), o estudante Marcos, que é um dos administradores da página de humor Cersei Indiganda, gostaria de ver flahsbacks contando as histórias de Dorne e da dinastia Targaryen. "[Espero] também que os outros continentes além de Essos e Westeros sejam explorados e que a série seja mais fiel a 'Ventos de Inverno'", afirmou, referindo-se ao sexto livro da saga, que deve ser lançado em 2016.

Abaixo, UOL listou o que já se sabe sobre a próxima temporada - e dois palpites fortes.

O que já sabemos?

ALERTA: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS. SE VOCÊ NÃO QUER SABER DETALHES DA SÉRIE, NÃO LEIA.

Martin não irá escrever
Martin anunciou que não irá colaborar com os roteiros da próxima temporada da série – tudo para poder se dedicar ao próximo livro da saga. Com esse fim, ele também cancelou sua participação na Comic-Con de San Diego, que irá acontecer em julho.

Os dragões serão maiores
Joe Bauer, supervisor de efeitos especiais da série, disse em entrevista ao site Yahoo que os dragões de Daenerys "irão dobrar de tamanho", para delírio dos fãs.

Jon Snow não voltará (será?)
Kit Harington disse à revista "Entertainment Weekly" que Jon Snow morreu mesmo e que ele não voltará para a próxima temporada. Mas o destino de seu personagem está envolto em especulações, já que o livro "A Dança dos Dragões" não deixa claro se ele morreu mesmo – e o próprio Martin já deu a entender que não.

E o que ainda não foi confirmado, mas deve acontecer?

Bran deve retornar
Bran (Isaac Hampstead-Wright) não apareceu na quinta temporada, em uma decisão proposital dos roteiristas D.B. Weiss e David Benioff, já que sua história havia avançado demais, cronologicamente, em relação às outras. Por isso, há grandes chances de ele aparecer na sexta, já tendo completado o treinamento para aperfeiçoar suas habilidades de warg

Há grande possibilidade de vermos Euron Greyjoy e Randyll Tarly
O site Watchers On the Wall vazou em maio uma lista de papéis que aparecerão na próxima temporada. Entre eles, estão um "pirata que tem entre 40 e 50 anos" e um "pai severo, que é um dos melhores soldados de Westeros". Segundo a publicação, as descrições se encaixam com Euron Greyjoy, tio de Theon, e Randyll Tarly, pai de Sam.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos