Dirigido pelo pai na web, filho de Gugu pensa em apresentar receitas na TV

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Instagram/chefdofuturojoaoaugusto

    João Augusto Liberato apresenta na web o programa de receitas "Chef do Futuro"

    João Augusto Liberato apresenta na web o programa de receitas "Chef do Futuro"

O universo de Gugu Liberato sempre foi bastante próximo de seu primeiro filho com a médica Rose Miriam Di Matteo. Mas a rotina de câmeras, roteiros e gravações talvez nunca tenha feito tanto sentido para João Augusto como agora. Há um mês à frente de um canal de culinária na internet, chamado de "Chef do Futuro", o garoto de 13 anos tem gostado tanto da experiência que já fala em levá-la para a televisão.

Acompanhado pelo empresário do pai, o adolescente foi até a GGP (produtora do apresentador) para uma entrevista exclusiva ao UOL por telefone, realizada poucas horas antes de o pai entrar ao vivo em seu programa na Record. Bastante educado e confessando certo nervosismo – ele afirma não estar "acostumado com essas coisas" – não se deixou se vencer pela timidez ao falar sobre o que mais tarde poderá se lembrado como o início de seu interesse pela carreira como apresentador.

Todo o processo de criação do programa, passando pelo nome, pela ideia do formato e por sua efetiva realização, teve alguma participação de Gugu. A inspiração, no entanto, surgiu do dia a dia na cozinha da mansão da família Liberato, no bairro nobre do Morumbi, em São Paulo.

"Eu já cozinhava desde os nove, dez anos. Um dia meu pai deu a ideia. Ele falou, 'filho, já que você gosta de cozinhar, por que não coloca um canal no YouTube?' Aí eu criei. Em casa, faço a minha própria comida, e quando a família do meu pai se reúne, também faço para todos porque eles adoram", conta João, que revela o prato preferido dos pais: camarão na moranga.

O "Chef do Futuro" segue a fórmula conhecida do gênero, ensinando o passo a passo das receitas, mas inova com a apresentação de pratos mirabolantes – daí o nome do programa – que prometem conquistar o paladar da garotada. Suco de melancia na torneirinha, Kit Kat gigante, laranja de gelatina e salsicha espetada com macarrão são algumas das criações já apresentadas pelo cozinheiro mirim, que faz questão de testar a execução de cada uma antes de dar o start para gravar. 

"Meu pai tem muitos livros de culinária e às vezes ele me chama para olharmos [as receitas]. Também procuro ideias na internet. Algumas eu até invento, como o pudim de leite condensado que o meu pai gosta", diz João, adiantando uma receita que já foi gravada e que deve ser publicada em breve. "Mas eu gosto mais de fazer salgado porque dá mais trabalho", ressalta.

O apoio de Gugu ao primogênito é demonstrado com conselhos e também com o envolvimento direto do apresentador no planejamento de cada fase do programa. "Ele ajuda na produção, diz o que eu tenho que falar, qual o próximo passo... Como se fosse um diretor", define João.

Depois de uma série com até agora nove programas divulgados, João diz que se sente mais confortável em relação ao vídeo de estreia. O desempenho do pequeno é motivo de orgulho para o "diretor" e pai coruja. "Fico surpreendido com algumas atitudes do João Augusto. Realmente ele tem demonstrado muita criatividade e uma facilidade incomum de comunicação aos 13 anos de idade. Mas digo sempre para meus filhos: 'trabalhem em algo que lhes dê prazer'. Se for na TV , tudo bem. Se não for, tudo bem também", garante Gugu.

Orlando Oliveira/AgNews Fico surpreendido com algumas atitudes do João Augusto. Ele tem demonstrado muita criatividade e uma facilidade incomum de comunicação aos 13 anos. Mas digo sempre para meus filhos: "Trabalhem em algo que lhes dê prazer". Se for na TV, tudo bem. Se não for, tudo bem também Gugu Liberato


Pai exigente
A boa repercussão do "Chef do Futuro" na web, com comentários positivos tanto de pais quanto das crianças, tem incentivado João a pensar em uma carreira na TV. Ele não trata da ideia como algo definitivo, mas assume que tem gostado e que pode – quem sabe – até apresentar um programa de culinária na telinha.

"Eu e meu pai falamos que talvez pudéssemos até fazer um programa de culinária. Acho que ficaria bem legal [na TV]", acredita.

A experiência de Gugu com televisão e a consequência de uma exposição pública explicam o cuidado que o apresentador procura ter com o filho. "Tenho uma preocupação muito grande com meus filhos. E pelo João Augusto estar exposto na mídia essa preocupação torna-se maior ainda. Sou bastante exigente pois a vida exige muito de qualquer pessoa, seja no lado pessoal ou profissional. Mas sou muito mais exigente como pai, sem dúvidas", reflete.

"Silvio Santos ajudou muito meu pai"
Reprodução/Instagram/chefdofuturojoaoaugusto
João Augusto prepara o jantar com as irmãs gêmeas na cozinha de sua casa
Fã de filmes e séries – e já nem tanto dos desenhos – João afirma que não assiste muito à televisão, mas o suficiente para ter os seus apresentadores favoritos. "Gosto bastante do Rodrigo Faro. Já encontrei com ele na GGP. Foi legal, mas fiquei um pouco tímido. E gosto muito do Silvio Santos, tenho uma foto dele na minha casa me segurando quando eu era bebê", declara empolgado.

A relação do dono do SBT com Gugu, aliás, faz parte de uma história bem conhecida de João. "Meu pai [antes de virar apresentador] levava cartas para o Silvio, dando ideias. Para mim ele representa alguém que ajudou muito o meu pai, porque o ajudou a ter a carreira que ele tem hoje em dia", afirma o garoto com gratidão.

Questionado se também teria a ousadia de levar ideias de programas para serem analisadas pelo Silvio, ele fala que não seria preciso. E explica o motivo: "Eu tenho muitas ideias, mas nunca quis entregá-las para ninguém. Até porque o meu pai está na TV há 40 anos, então ele sabe bastante coisa".

Grande admirador de Gugu, o filho mais velho do apresentador – que também é pai das gêmeas Sofia e Marina – ainda cita entre os programas a que assiste a atração comandada pelo pai, mesmo salientando a dificuldade para ficar acordado por conta do horário de exibição, às 22h30. Curiosamente, João comenta que o Gugu da TV se distancia bastante do Gugu pai.  "Acho meio esquisito, porque em casa ele é uma pessoa e na TV parece outra. Em casa ele parece mais familiar, caseiro. Aí no programa parece que vira outra pessoa." 

Salsicha Espetada com Macarrão
  • Reprodução/Youtube/Chef do Futuro
    Ingredientes
    6 salsichas / Macarrão / Molho de tomate /Queijo ralado / Use sempre faca sem ponta e peça a ajuda de um adulto. Foto: Reprodução/Youtube/Chef do Futuro

Aprenda a fazer:

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos