Chiquinha descarta possibilidade de reconciliação com elenco de "Chaves"

Do UOL, em São Paulo

María Antonieta de las Nieves, a atriz que interpretou a Chiquinha em "Chaves", descartou a possibilidade de reconciliação com o elenco da série mexicana e afirmou ter sido traída por Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Bolanõs, e Rubén Aguirre, o professor Girafales. A declaração ocorreu durante o lançamento do seu livro "Había una vez una ninã en una vecindad", nesta quinta-feira (12), segundo informou o jornal "El Universal".

"Não sou rancorosa, mas creio que já aprendi. Eu me senti enganada em muitas ocasiões e a esta idade não quero voltar a um hospital. Tive infarto duas vezes, quando Chespirito e a Televisa me processaram. Nós realmente fomos uma família muito bonita, nos primeiros seis anos, todos nós nos dávamos bem, e, com essa lembrança, sim, eu quero ficar", disse a Chiquinha.

Chiquinha disse que foi traída pelo filho de Chespirito --por ter deixado a personagem de fora do desenho animado de "Chaves"--, e por Rubén Aguirre, o professor Girafales --que não teria a apoiado na época da briga na Justiça pelos direitos da personagem. Ela evitou falar sobre Florinda Meza, mas destacou a boa amizade que mantém com as filhas e com a ex-esposa de Roberto Gómez Bolaños.

Sobre a morte do líder da série mexicana, Chiquinha disse que recebeu a notícia "com muita dor", embora os dois já não conversassem há muito tempo, e afirmou ser muito grata a ele.

 

Disputa judicial

Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, e Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, brigaram na Justiça pelos direitos de utilização da personagem, criada e posteriormente registrada por ele, nos anos 1970.

Bolaños processou a atriz depois que ela apareceu caracterizada na série "Aqui está la Chilindrina", em 1994, dando origem a um longe e desgastante embate na Justiça. Em 2013, após 13 anos de disputa, Antonieta finalmente obteve os diretos sobre a personagem, mas nunca voltou a falar com Roberto Bolaños. Em entrevista ao UOL no ano passado, afirmou não guardar mágoa do ex-colega.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos