Império

"É algo astral, tinha que acontecer", diz Marjorie, no adeus a "Império"

Do UOL, no Rio

  • Sergio Zalis/Divulgação/TVGlobo

    Marjorie Estiano aparece caracterizada de Cora em "Império"

    Marjorie Estiano aparece caracterizada de Cora em "Império"

Ao escrever a cena da morte de Cora (Marjorie Estiano), em "Império", o autor Aguinaldo Silva fez questão de deixar um recado especial para a atriz, que sai de cena no próximo dia 23. Afinal, Marjorie, que deu vida à vilã na primeira fase da trama, precisou retornar à novela às pressas, para substituir Drica Moraes, e fez bonito. Após salvar a vida de José Alfredo (Alexandre Nero) em um atentado, a megera leva um tiro durante o desfile da União de Santa Teresa, na Sapucaí e passa dias entre a vida e a morte no hospital, mas não resiste aos ferimentos.

"Querida Marjorie Estiano: fico lhe devendo esta para o resto da minha vida. Não só porque você aceitou sem hesitar e sem pensar duas vezes uma missão impossível... Mas também porque mostrou, já na primeira cena que gravou nesta segunda fase de Cora, a grande atriz que é - enorme, generosa e totalmente entregue ao que faz. Quero você para sempre em minhas novelas... E lhe beijo as mãos. Obrigado mil vezes", diz o autor, em um bilhete, divulgado pelo site oficial da novela.

Também em entrevista ao site da trama, a intérprete faz um balanço de sua participação em "Império"  e retribui as palavras carinhosas ao escritor. "A novela foi muito marcante pra mim, desde o início, pelas características, pelo cuidado e pelo evento deste retorno. A gente se envolve muito com as questões da personagem e acho que a Cora ficou muito marcada na minha vida", afirma a atriz. 

Segundo a intérprete, ela afirma estar feliz pela missão cumprida. "Ele falou de estar agradecido, mas eu acho que na verdade é algo astral, que tinha que acontecer. Existe uma sincronia, uma combinação, sei lá da onde vem, que faz com que as coisas deem certo", completa. 

Morte de Cora

Segundo o diretor de núcelo Rogério Gomes, a sequência da morte de Cora será gravada na próxima semana, já que a equipe vai manter o ritmo de trabalho durante o período do carnaval. "Essa morte já estava prevista. A Marjorie substituiu a Drica nessa personagem de forma maravilhosa, a gente teve que fazer essa manobra. Ela não podia morrer naquela época porque ainda tinha uma função para cumprir. Mas a Marjorie deu conta do recado, segurou a onda e foi super bem. O saldo dessa história foi positivo", afirmou o diretor ao UOL, referindo-se ao afastamento de Drica Moraes, por problemas de saúde.

Na trama, a sobrinha de Cora, Cristina (Leandra Leal), é a primeira a receber a notícia. Acompanhada do Comendador, ela fica ansiosa assim que o médico que cuidava da paciente se aproxima. "Você precisa ser forte. Porque a notícia não é nada boa". Tensa, a jovem percebe que há algo de errado e, ao receber a confirmação da morte da tia, se abraça ao pai e cai no choro.

Na UTI, a enfermeira despluga os aparelhos, ajeita o lençol e cruza as mãos de Cora sobre seu peito. Quando o corpo estiver sozinho, o público vai ver um filete de líquido verde, lembrando um veneno, escorrendo pelo canto da boca da megera. Aguinaldo Silva manda até um recado para a equipe de sonoplastia da novela, pedindo para acrescentar um som de guizo à cena, reforçando a imagem de uma cobra.

"Isso é coisa do Aguinaldo, que gosta de um realismo fantástico, está no DNA das histórias dele. E tem a ver com o perfil da personagem", afirmou Gomes.

Delírio ou realidade?

Antes de morrer, no entanto, Cora afirma à enfermeira que realizou seu grande sonho e perdeu a virgindade com o Comendador. Segundo o site oficial da novela, a enfermeira estranha quando ela menciona a visita de Zé Alfredo. ''Mas eu estava no meu posto, no fim do corredor, e sei que aqui não entrou ninguém'', diz ela, levantando a suspeita de que tudo não passa de um grande delírio da paciente. No entanto, a megera garante que tudo aconteceu de verdade. "Ele mesmo! Meu cunhado. Esteve aqui... Deitou comigo... E me amou! Cumpriu com o destino dele... Me fez mulher", reforça ela, feliz da vida. Mal sabia ela que tinha pouco tempo de vida.

Delírio ou não, a "noite de amor" com Zé Alfredo havia sido prometida pelo autor Aguinaldo Silva, que garantiu em seu blog que Cora não morreria durante o desfile da União de Santa Teresa, quando Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) faz outra vítima. "Seria eu tão sádico e tão cruel a ponto de matar a personagem sem dar a ela a noite de amor a que ela tem direito com o homem amado? Claro que não!... Cora não morrerá antes de ter sua noite de amor com José Alfredo", escreveu o autor. 

"Mas eu também disse que alguém morreria durante o desfile na Sapucaí, lembram? E se Cora não morreu, quem foi a vítima?", continuou.

Cenas de "Império"
Cenas de "Império"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos