Kathy Bates diz que interpretar mulher barbada a ajudou a superar câncer

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Kathy Bates é a mulher barbada Ether Darling em "American Horror Story: Freak Show"

    Kathy Bates é a mulher barbada Ether Darling em "American Horror Story: Freak Show"

Depois de ganhar um Emmy por interpretar uma torturadora de escravos que viveu na Nova Orleans do século 19, a atriz Kathy Bates volta à série "American Horror Story" na pele de uma mulher barbada, papel que, segundo ela, a ajudou a superar um câncer que lhe tirou os dois seios.

A declaração foi dada durante uma entrevista a jornalistas latino americanos em dezembro do ano passado. "[Me identifico com] sua autenticidade, sua força, sua luta e também porque me tornei uma sobrevivente do câncer, assim como ela, que descobre ter um câncer de fígado. Eu me identifiquei muito com aquela cena no consultório do médic [em que a personagem descobre seu diagnóstico]."

Outro aspecto de sua doença que encontra paralelo na personagem é o fato de Bates ter perdido os seios. "Uma das minhas fantasias com essa personagem era poder sair na rua vestida de homem, de terno, só para ver como seria.  Especialmente agora, que não tenho mais seios. Acho que teria sido muito divertido."

O convite para os papeis aconteceu por intermédio da amiga e uma das protagonistas da série, Jessica Lange. Ao ver que Bates estava deprimida, falou com o produtor Ryan Murphy, criador de "American Horror Story" e de outros sucessos da TV como "Glee" e "Nip/Tuck"

"Nós tivemos um grande encontro e minha criança interior despertou. Fiquei tão animada. Acho que Ryan realmente aprecia atrizes mais velhas. Ele está rejuvenescido nossas carreiras e nos colocou perante ao público com nosso melhor. Nós temos uma base de fãs mais jovens agora. Eu credito a ele o fato de não apenas rejuvenescer minha carreira, mas de rejuvenescer o meu espírito", disse a atriz, que ficou mundialmente famosa ao interpretar a psicopata Annie Wilkes no clássico de Stephen King "Louca Obsessão". O papel lhe rendeu o Oscar de melhor atriz.

A quarta temporada da série, que leva o subtítulo de "Freak Show" (Show de Aberrações, em tradução livre), estreia no Brasil nesta terça-feira (20), às 22h30, no canal pago "FX".

Desta vez, narra a história do último circo itinerante dos Estados Unidos que tem entre suas atrações apenas pessoas com deformidades físicas, liderado por uma atriz alemã decadente, Elsa Mars (Jessica Lange).

Além da mulher barbada vivida por Kathy Bates, a história gira em torno de duas gêmeas siamesas, interpretadas pela atriz Sarah Paulson, uma hermafrodita com três seios (Angela Bassett), entre outros personagens – alguns deles interpretados por atores com deformidades reais, como a indiana Jyoti Amge, que entrou para o livro dos recordes como a menor mulher do mundo.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos