Loucos por séries, visitantes da CCXP ignoram internet para evitar spoilers

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

Fãs de séries de TV convivem com um terror cada dia mais presente na internet e na vida social: os spoilers, as revelações de pontos-chave de uma trama. Para muitos que acompanham religiosamente seus programas favoritos, não assistir a um episódio justamente na hora em que vai ao ar significa tomar uma série de providências, como desviar das redes sociais e evitar conversas com os amigos – ou encarar o risco de descobrir sem querer algum acontecimento bombástico. E os fãs que estiveram na Comic Con Experience, que ocorreu em São Paulo entre os dias 4 e 7 de dezembro, seguem a lógica do "quanto menos, melhor".

"Fujo de spoiler como o diabo foge da cruz. Fico traumatizada", contou a estudante Victória Lopes, 17. Fã de "Game of Thrones", ela já leu os livros da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo", que deram origem à série, mas descobriu a morte de um personagem importante antes disso, navegando por acaso em uma página da internet. Chateada com o fim da surpresa, hoje ela ajuda a amiga Alessandra Mendes, 17, a fugir dos spoilers.

Espectadora de "The Walking Dead", Gabrielle Caroline, 15, acompanhou o último episódio da série antes do intervalo de fim de ano na hora em que ele foi ao ar, mas criticou a gafe do Facebook oficial da atração, que revelou a morte de uma personagem e teve de pedir desculpas aos fãs. "Foi muita mancada, porque tem fãs de outros países que não haviam assistido ainda", opinou ela, que evita os spoilers, mas gosta de atiçar a curiosidade dos amigos: "Não conto nada, mas deixo meus amigos curiosos".

Há quem não goste de saber nem da sinopse da série, como é o caso de Marco Aurélio Neves Gomes. "Eu fico louco. Quando alguém começa a falar, já falo para parar. Não gosto nem de ler sinopse. E se a pessoa fala que é demais já quebrou o clima, porque gera expectativa", afirmou.

Há casos em que o spoiler pode ser bem-vindo. Durante o painel da CCXP sobre "Marco Polo", série do Netflix que estreia nesta quinta-feira (12), foi exibido um trecho do segundo episódio da produção, que continha uma morte. Mas, na opinião de Felipe de Alcântara Moura Vilela, 24, ele ajudou a criar expectativa para a série. "Nesse caso, deixa empolgado. Mas costumo evitar um pouco, não gosto de saber."

Como evitar
Entre os fãs ouvidos pelo UOL, é unanimidade que seja necessário ficar longe da internet para fugir dos spoilers. "É muito ruim saber antes. Mas é só você evitar. Evitar certos fóruns e certos sites", opinou Philippe Barbosa, 26, espectador de "Game of Thrones".

Fã de "Breaking Bad", série que chegou ao fim em 2013, Marco Aurélio evitava sites de cultura pop antes de ver os episódios que já tinham sido exibidos. "Só depois eu entrava de novo neles", lembrou.

As redes sociais merecem uma menção à parte, já que muitas pessoas compartilham nelas os acontecimentos das séries – inclusive as páginas oficiais delas, como no caso de "Walking Dead". "Quando sai um episódio novo, procuro não entrar no Facebook", disse Alessandra, cujo método também é compartilhado por Gabrielle.

Quem quer evitar os spoilers online pode lançar mão de vários recursos. Um deles é a extensão Unspoiler, feita para Google Chrome, que bloqueia termos previamente determinados, que podem ser tanto o nome da série quanto os de seus personagens. Funcionam da mesma forma os filtros Open Tweet Filter, Tumblr Savior e Facebook Posts Filter. A plataforma Tweetdeck também tem um recurso que impede que certos termos apareçam na sua linha do tempo.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos