Roberto Bolaños

Roberto Bolaños é enterrado no México na presença de familiares

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/El Universal

    Roberto Bolaños foi enterrado no México

    Roberto Bolaños foi enterrado no México

Após receber homenagem de 40 mil pessoas no estádio Azteca, na Cidade do México no último domingo (30), o corpo do ator e comediante Roberto Bolaños, 85, foi enterrado nesta segunda-feira, no Panteón Francés de la Piedad, no México.

A cerimônia iniciou depois do meio-dia (horário local) e reuniu amigos, familiares e fãs do ator. A informação é do jornal "El Universal". "Descansa em paz papai. Já foram revelados os mistérios do sábio. Você já viu a face de Deus", teria dito uma das filhas de Bolaños no início do funeral.

Com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o ator e comediante havia se isolado com a família em Cancún em busca de ar puro, segundo informações divulgadas em abril. Em suas últimas aparições públicas, Bolaños se deslocava com o auxílio de uma cadeira de rodas.

Bolaños era casado com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos, inclusive a Dona Florinda, desde 2004. Ele era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre. 

A missa

Tapetes vermelhos atravessados pelo gramado levavam ao centro, e ali foi improvisado um púlpito com uma grande cruz e uma imagem de Nossa Senhora, de onde um padre deu início a uma missa em memória de Roberto Gómez Bolaños às 14h45, para cerca de 100 pessoas que tinham cadeiras dispostas ao lado da cúpula com o caixão. As arquibancadas do Azteca estavam bem esvaziadas para o sermão católico que falou da morte como um rito de passagem e que não deve ser temido. Quem ficou, rezou o Pai Nosso em voz alta.

Ao final da missa, às 15:35, cerca de 100 crianças vestidas de Chaves e Chapolim e com caixas brancas nas mãos se aproximaram do caixão. Ao som da mesma canção melosa que repetia frases como "Chespirito gracias por siempre", fizeram coreografias. Quando terminou a canção, soltaram pombas de dentro das caixas. Infelizmente para Televisa, que transmitiu o evento ao vivo, a maioria delas desistiu de voar e posou no gramado mesmo.

Para encerrar no melhor estilo mexicano, um grupo de mariachis entrou. "Las golondrinas", tradicional canção mexicana, foi a escolhida para acompanhar a saída do caixão. Ele seria levado, ainda, a ombro por seis homens por uma volta no campo, seguido das crianças, atropelando as pombas.

Velório para familiares

Artistas, familiares e amigos prestaram as últimas homenagens ao comediante Roberto Goméz Bolaños nas instalações da Televisa, na noite de sábado (29).

Em uma capela improvisada em um dos estúdios, a primeira cerimônia teve muita emoção e uma salva de palmas de dois minutos, quando o caixão chegou à emissora por volta das 20h (horário local; 24h no horário de Brasília).

De acordo com informações do jornal local El Universal, o primeiro a falar foi Emilio Azcárraga, presidente do canal. "A Roberto devemos todos, sem exceção, um sorriso, um momento de alegria que conseguiram unir as famílias em cada programa Graças Roberto, nunca vou deixar de dizer obrigado", disse.

Em seguida, a viúva Florinda Meza e os seis filhos foram para o altar para rezar o Pai Nosso de mãos dadas .

O ator  Edgar Vivar, intérprete do personagem Senhor Barriga, também acompanhou a cerimônia.

Embora o jornal hispânico La Opinión afirme que Carlos Villagrán, o Quico, tenha sido vetado na cerimônia pela viúva de Bolaños, o ator foi visto sentado próximo a Vivar.

Mãe e filho em "Chaves", Florinda Meza mantém distância de Villagrán desde 1978, quando o ator deixou o elenco do programa. Os dois namoraram no começo da década de 1970, mas se separaram pouco tempo depois. Em 1977, a atriz e Bolaños começaram a namorar.

Após a cerimônia, ambos conversaram e se abraçaram, em um primeiro sinal de reconciliação, após mais de 30 anos.
Do lado de fora, fãs e jornalistas se aglomeraram na porta da emissora. Caracterizado como Chapolin, o mexicano Lidio Istrieya tentou invadir a cerimônia e foi retirado à força por seguranças.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos