Maria Antonieta de las Nieves diz que atritos com Bolaños não eram pessoais
Felipe Carvalho
Do UOL, em São Paulo
Maria Antonieta de las Nieves, intérprete da personagem Chiquinha do "Chaves", postou uma mensagem na noite desta sexta-feira (28), em sua conta do Facebook, narrando sua dor pela morte do amigo Roberto Bolaños. Na nota, ela deixa claro que os atritos vividos entre eles no passado não eram pessoais.
"O dia de hoje, 28 de novembro de 2014, será um dia que tocará o coração de muitas gerações, a morte de Roberto Gomez Bolaños. Extraordinário comediante, escritor, ator, produtor e SER HUMANO. Independentemente dos atritos que tivemos nestes últimos anos, que realmente não foi diretamente com ele, para mim foi um grande exemplo, um estupendo amigo.
Envio a vocês minhas profundas condolências a todos e cada um de seus filhos e familiares. A todos seus fãs.
Meu coração está com vocês.
Obrigada por tantas risadas, por tantas horas e horas de trabalho em equipe, por ser essa grande pessoa. Você leva um pedacinho do meu coração!
Maria Antonieta de las Nieves"
Ainda para ilustrar seu texto, a atriz postou uma cena de "Chaves" na qual os dois se abraçam e ela está emocionada.
Em conversa com o UOL, Verónica Fernandez, filha de Maria Antonieta, disse que sua mãe está em viagem ao Equador, para realizar seus shows como "La Chilindrina", e que está muito consternada.
"Minha mãe está viajando e com o celular desligado. Ela só volta dia 12 de dezembro para o México, mas está muito triste e não quer conversar com a imprensa neste momento de dor. Em outra oportunidade, ela vai conversar, mas agora não", disse por telefone.
No Twitter, a eterna Chiquinha também manifestou suas condolências. "Obrigada por ter feito tanta gente feliz e pelos maravilhosos momentos que compartilhamos no grupo. Descanse em paz, Roberto".
GRACIAS POR HABER HECHO FELIZ A TANTA GENTE Y POR LOS MARAVILLOSOS MOMENTOS QUE COMPARTIMOS EN EL GRUPO. DESCANSA EN PAZ ROBERTO
— Ma Ant de las Nieves (@LaChilindrina) noviembre 28, 2014
Durante seu show na cidade de Ambato, no Equador, na noite desta sexta, Maria Antonieta fez declarações sobre a morte de Roberto. "Chegou ao céu uma pessoa sensacional, ao qual todos admiramos e amamos muito. Hoje tem festa no céu. Os anjos estão felizes, os santos e Papai do Céu também porque chegou ao céu Roberto Goméz Bolaños", disse ela segurando o bonequinho do personagem "Chaves" sob os aplausos do público, segundo narrou a agência EFE.
Debilitado
Com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o ator e comediante havia se isolado com a família em Cancún em busca de ar puro, segundo informações divulgadas em abril. Em suas últimas aparições públicas, Bolaños se deslocava com o auxílio de uma cadeira de rodas.
Bolaños era casado com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos, inclusive a Dona Florinda, desde 2004. Ele era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre.
"El Chavo del Ocho", nome original da série "Chaves", foi exibida pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no México. No Brasil, "Chaves" é o seriado infantil de maior longevidade da TV. No ar no SBT desde 1984, o programa conta a história de um menino órfão que vive dentro de um barril, em um cortiço.
SBT se despede de Bolaños
Biografia
Quando adolescente, Bolaños sonhava ser jogador de futebol e se destacou em torneios escolares de boxe, que disputava escondido da mãe. Aos 22 anos, começou a estudar engenharia mas se aventurou a escrever anúncios em uma agência de publicidade e logo estreou como roteirista em programas de rádio, televisão e cinema que ganharam fama.
Mais tarde, aproveitou a ausência de algum ator nas gravações para fazer graça diante das câmeras, dando os primeiros passos para o comediante que interpretaria personagens nascidos em sua própria imaginação.
Aos 40 anos, Bolaños estreou na televisão mexicana com o programa "Chespirito" que, com interpretações diversas, ficou no ar por 25 anos ininterruptos em horário nobre. Após alcançar níveis inéditos de audiência, foi exportado para o restante da América Latina e para a Espanha.