Mãe do dançarino DG reclama do "Esquenta!" e diz que Regina Casé é farsante

Do UOL, em São Paulo

A auxiliar de enfermagem Maria de Fátima da Silva, mãe do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG, que trabalhava no "Esquenta!" (Globo), morto em abril deste ano na comunidade Pavão-Pavãozinho, afirmou que foi impedida de fazer declarações contra a polícia durante sua participação no programa que homenageou o dançarino, dias depois do assassinato. A declaração foi dada durante um debate do evento Sernegra, que discutia discriminação racial, na última quinta-feira (20) em Brasília. 

A mãe do dançarino ainda chamou a apresentadora Regina Casé de mentirosa. "A mídia usou o tempo todo a imagem do meu filho. Setenta e duas horas [depois] da morte dele, houve um convite. Praticamente me arrancaram da minha casa, me levaram para a TV e limitaram o que eu devia falar", disse a auxiliar no debate, que também contou com a participação do deputado federal Jean Willys. O vídeo que mostra o evento na íntegra pode ser visto aqui. "Ela [Casé] disse para mim que eu só deveria responder o que eles me perguntassem."

Reprodução
Maria de Fátima da Silva, mãe de DG, durante debate em Brasília na última quinta

Maria de Fátima ainda afirmou que ela e seus familiares, que incluíam duas mulheres grávidas, foram "trancados" em um pequeno cômodo, de 3 m x 3 m, até o início das gravações. "O único local que a gente podia circular era o salão de beleza. Foram me oferecer unha e cabelo. Eu estava 80 horas sem dormir. Eu ia querer unha e cabelo? Eu queria uma solução imediata que esclarecesse a morte do meu filho", reclamou a auxiliar de enfermagem. "A Regina Casé é uma farsa , uma artista, uma mentirosa. Mentirosa!", gritou a mãe do dançarino.

De acordo com ela, durante a sua participação na atração, "alguém" jogou uma suposta agenda do programa em sua bolsa, que trazia em uma página, escrita à mão, a frase "solta as fotos sensacionalistas, que é para a mãe chorar". "Em nenhum momento do programa vocês viram ela falar de violência da polícia, e quando eu ia falar, eu era cortada", afirmou.

A mãe do dançarino ainda disse que, em outra página dessa suposta agenda --cujo conteúdo ela prometeu revelar em redes sociais-- estaria registrado que Regina Casé "nunca quis fazer programa para pobre nem periferia", mas um "programa de vanguarda", que teria sido barrado pelo diretor J.B. de Oliveira, o Boninho. A auxiliar de enfermagem encerrou sua fala sendo muito aplaudida pela plateia, que passou a gritar: "O povo não é bobo! Abaixo a Rede Globo!".

O UOL tentou contato com a Globo no domingo, mas só conseguiu uma posição da emissora na manhã de segunda-feira (24). Por meio de nota oficial, a TV Globo afirmou que as acusações contra a emissora feitas por Maria de Fátima da Silva não têm fundamento. "A emissora entende a dor de dona Maria de Fátima, mas as afirmações não têm fundamento. Ela teve, e tem, todo o apoio da Globo e a solidariedade de Regina Casé e sua equipe", diz o comunicado.

O programa "Esquenta!" em homenagem a DG foi ao ar em 27 de abril. Neste domingo (23), a apresentadora não mencionou o assunto no "Esquenta!", mas, no início da atração, disse que chegou lá "triste e arrasada", sem revelar o motivo. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos