"Me frustra que a pontuação não seja expressiva", diz autor de "Plano Alto"

Do UOL, no Rio

  • Reprodução/Facebook Marcílio Moraes

    Marcílio Moraes brinca que está "com a cachorra" por conta da baixa audiência de "Plano Alto"

    Marcílio Moraes brinca que está "com a cachorra" por conta da baixa audiência de "Plano Alto"

Autor da minissérie política "Plano Alto", da Record, Marcílio Moraes usou o Facebook no último fim de semana para desabafar sobre a baixa audiência da atração. Em sua estreia, no dia 30 de setembro, o programa, que ganhou avaliações positivas da crítica, atingiu 5 pontos na Grande São Paulo, segundo o Ibope. Usando uma foto bem-humorada, ele disse estar "com a cachorra" pelo fato de o produto não ter conseguido números mais altos, apesar de considerá-la "de alta qualidade". O escritor, que já havia afirmado que gostaria que a história levasse à reflexão, acredita que a complexidade da trama, que se desenrola nos bastidores do poder, pode ser um dos motivos que afastam o público.

"Eu não tinha expectativas de que 'Plano Alto' atingisse altas audiências. É um trabalho que exige um certo esforço intelectual do espectador. E a moçada hoje em dia, de um modo geral, não tem essa disposição. Mas me frustra que a pontuação no Ibope não seja expressiva, porque o produto é de alta qualidade, do texto (modéstia à parte) à realização, latu sensu. O impulso natural é me sentir 'com a cachorra'", escreveu Marcílio.

Em seu perfil, o autor aproveita ainda pra divulgar os links com os episódios da minissérie, para que a atração atinja um número maior de espectadores. E pede que seus amigos façam o mesmo. "A qualidade sempre acaba se impondo. Por favor, difundam os links dos capítulos integrais da série", publicou ele.

Nos comentários, o ator Bernardo Falcone, que vive o manifestante Rico na trama, deu apoio ao escritor. "Vamos bombar esses links", disse. Sandro Rocha, intérprete do comerciante Aldomar, afirmou que sentiu uma resposta positiva do público. "Só consigo enxergar êxito, ousadia e qualidade neste trabalho. A quantidade das pessoas do Ibope sabemos. Mas nas ruas é o que vale e posso testemunhar: Estamos fazendo bonito! Orgulho!".

Já Ivan Zettel, diretor geral da série, ressaltou a importância do trabalho da equipe, que considera uma vitória. "Nós sabíamos da dificuldade que teríamos, você sempre me avisou. Marcílio, o que alcançamos juntos, todos nós, nossas equipes, foi maravilhoso. É raro nos dias de hoje fazer algo em que todos os envolvidos se orgulhem tanto de ter realizado, muitas vitórias num mar de dificuldades. Até agora, 100% de criticas positivas e o resto... O resto virá porque sempre vem, estamos juntos".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos