"Esse pessoal me aturou bem", diz Tonico Pereira sobre "A Grande Família"

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/TV Globo

    Tonico Pereira lamenta fim de "A Grande Família"

    Tonico Pereira lamenta fim de "A Grande Família"

Após 13 anos no ar como o Mendonça de "A Grande Família", Tonico Pereira lamenta o fim do humorístico da Globo, que exibe na próxima quinta-feira (11) o episódio final da última temporada. Para o ator, o programa ainda tinha fôlego para continuar no ar.

"Particularmente, não recebi bem a notícia que acabaria porque acho que é um grande programa, um dos melhores, e a interrupção dele agrega uma série de dificuldades para o profissional que sou. Tive o prazer de participar de um projeto tão grandioso e bom. Acho que tinha fôlego para continuar no ar, tanto é que está saindo batendo recorde de audiência", opina.

Segundo Tonico, o clima nos bastidores da série nas últimas semanas de gravações foi de tristeza e saudade. "Vou sentir falta das gravações, do próprio Mendonça, da presença dos colegas, como Marieta (Severo), Evandro (Mesquita), Guta (Stresser), Lucinho (Mauro Filho)...", disse o ator em entrevista ao UOL, na última segunda-feira (1º).

No último episódio, os Silva vão receber um telefonema de um diretor da TV Globo dizendo que a emissora quer fazer um seriado inspirado na família. E a última cena será com a família reunida para assistir à estreia de "A Grande Família", que terá Tony Ramos como Lineu e Glória Pires como Nenê. 

Para Tonico, essa homenagem recebida pelos autores foi uma das mais emocionantes. "Vai ficar para minha vida o tempo inteiro."

Aos 66 anos, Tonico diz que se considera uma "pessoa muito estranha". "É meio difícil me aturar, e esse pessoal me aturou bem. Sou estranho porque não sou de uma escola ortodoxa de interpretação, não tenho nenhum curso de teatro, de nada. A única que eu fiz da minha vida foi viver, e ela me levou a alguns personagens e isso pode criar alguma área estranha porque as pessoas têm formação, e eu não. A minha formação são os bares e puteiros do Brasil inteiro."

Divulgação/TV Globo
Cena de Mendonça (Tonico Pereira) na cadeia vestido de mulher para episódio de "A Grande Família" em 2012
No momento, a maior preocupação de Tonico é com o trabalho. "Não posso descansar a partir do momento que sobrevivo desse trabalho de ator. Férias para mim significa desemprego. Como também não sou um ator de projetos, sou ator de aluguel, com muita honra, espero ser chamado urgentemente para continuar trabalhando. Sou humano, tenho filhos de nove anos, então todos dependem de mim. Isso para um pai é difícil".

Com cerca de 50 filmes e 20 novelas no currículo, Tonico parece não perceber o ator consagrado que é. "Não me considero artista, tento ser ator, acho que artista é uma pausa na vida do ser humano de qualquer área. A minha busca é pelo mercado de trabalho de ator que é o que tento ser e que às vezes acho que consigo".

Chefe de quadrilha

Ao longo dos 40 anos de carreira na televisão, Tonico Pereira coleciona  mais de 25 personagens, entre eles, Chico Moleza ("Gabriela", em 1975), Vado ("De Corpo e Alma", em 1992), Oscar ("Por Amor", em 1997), Zé Carneiro ("Sítio do Pica Pau Amarelo") e, claro, o Mendonça, que está no ar em "A Grande Família" desde 2002. Apesar do longo período dedicado ao humorístico, o ator garante que não tem um personagem preferido.

"Costumo dizer que sou um chefe de quadrilha que é composta por mim, que sou o cabeça, e todos os outros meus personagens, todos em igual condição e igual importância. O Mendonça foi mais um, me deu a oportunidade de continuar uma pesquisa que faço que é de fazer o homem brasileiro. Gosto de todos".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos