Carmo Dalla Vecchia entra em "Império" para fisgar coração de protagonista

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

  • Alexandre Durão/UOL

    Depois de "Império", Carmo Dalla Vecchia fará nova novela de João Emanuel Carneiro

    Depois de "Império", Carmo Dalla Vecchia fará nova novela de João Emanuel Carneiro

Cinco meses. Este foi o tempo que Carmo Dalla Vecchia teve para se despedir totalmente de Manfred, o antagonista de "Joia Rara", e entrar em uma nova jornada. Nesta sexta-feira (12), se não houver nenhum imprevisto, ele grava as primeiras cenas de Maurílio Ferreira, o filho de Sebastião Ferreira, interpretado por Reginaldo Faria, que no início da novela "Império" abriu os caminhos para o Comendador José Alfredo rumo à riqueza.

"Sinceramente não sei se ele vai lutar pelos seus direitos na fortuna porque, se pensar bem, ele é um herdeiro desse império das joias. O que eu sei é que Maurílio entra na trama para disputar o coração de Maria Marta, a Lília Cabral", adiantou o ator ao UOL.
 
Até o final de setembro, quando terminam as gravações da série "Os Homens São de Marte... E é Pra Lá Que Eu Vou" para a televisão, Carmo vai encarar uma rotina pesada dentro dos estúdios, mas nada que tire o prazer de trabalhar. "Gosto muito de atuar e sempre tive sorte com os personagens e [com o fato] de trabalhar com os mesmos profissionais, tipo autores e diretores. Essa correria, essa movimentação me impulsiona e me faz feliz."
 
Aos 44 anos, gaúcho e dono de expressivos olhos verdes, Carmo não esconde a sua preferência pelos vilões. Dos últimos cinco personagens na televisão, quatro eram antagonistas: Alcino ("Cama de Gato"), José Silvério ("A Cura"), Fernando ("Amor Eterno Amor") e Manfred ("Joia Rara"). O único que escapou do time dos malvados foi Rei Augusto ("Cordel Encantado").
 
Alexandre Durão/UOL
Carmo Dalla Vecchia conta que não leva jeito para escrever nem dirigir peças, novelas ou filmes
 
"A maioria desses personagens, eu pedi para fazer porque eram mais interessantes. Pessoalmente, eu acho que é mais fácil de dar verdade a esse tipo de personagem porque tem uma história, uma razão para cometer tantas maldades e, por isso, quem escreve elabora mais o texto, a trama. Muitas vezes, o mocinho fica só baseado no carisma pessoal do ator, do intérprete, e o vilão trabalha tudo em um ator", explica Carmo. Ele acredita que Maurílio não será mais um vilão. "Não me parece isso, mas tudo depende dos próximos acontecimentos, dos próximos capítulos. Novela é uma obra aberta e tudo é possível", pondera.
 
Com sua cuia de chimarrão inseparável nos sets, Carmo confirmou que já está escalado para a próxima novela de João Emanuel Carneiro, que tem o início das gravações previsto para o segundo semestre de 2015. "Não sei absolutamente nada do papel, mas já aceitei. Quando estiver mais próximo, vou saber detalhes. Lógico que a expectativa é que seja um bom personagem. Nos últimos tempos tem sido assim, praticamente emendo um trabalho no outro na televisão, mas eu acho ótimo", explica o ator, que jura não ter a menor vontade de escrever ou dirigir.
 
"Não tenho a menor vontade. Escrever teria mais chance do que dirigir, mas acho muita responsabilidade, muito complexo para mim as duas direções. Eu já produzo peças e isso, sim, talvez seja um caminho a trilhar com mais frequência nos próximos anos. Tenho um romance que quero muito produzir: "1984", de George Orwell. É um texto que fala justamente sobre esse universo porque todas as pessoas têm que ser iguais, consumir as mesmas coisas, [sobre o costume de] as pessoas entrarem no restaurante e conectarem ao celular. Fala da falta de privacidade em meio ao universo em que temos todas as informações disponíveis. E o que isso trouxe realmente para o desenvolvimento das pessoas ou simplesmente tudo isso é um vazio... Um dia ainda vou produzir."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos