"Temos é que acabar com esse enfoque de casal gay", diz Nathalia Timberg

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

  • Felipe Panfili, Felipe Assumpção e Léo Marinho/AgNews

    Nathalia Timberg formará um casal com Fernanda Montenegro na novela "Babilônia": "Está na hora de nós realmente tirarmos o escândalo apenas da situação em si"

    Nathalia Timberg formará um casal com Fernanda Montenegro na novela "Babilônia": "Está na hora de nós realmente tirarmos o escândalo apenas da situação em si"

Aos 85 anos, Nathalia Timberg alerta: as pessoas precisam enxergar com naturalidade a relação gay em uma novela que reflete a sociedade atual. Para a atriz, que formará um casal com Fernanda Montenegro em "Babilônia", de Gilberto Braga, que estreia em 2015, o que importa é o lado humano de cada personagem e não a questão polêmica por ele ser ou não gay.

"Nós temos é que acabar com esse enfoque de casal gay. Essa história deveria vir tranquila, abordada de forma natural." A atriz acredita que o tema passou a ser mais inserido nas novelas porque as pessoas passaram a analisar a história de vida dos personagens.

"Agora as histórias estão evoluindo dentro de uma temática em que se aborda a situação de vida. As pessoas, de certa maneira, se viam marginalizadas na sociedade".

Apesar de a Globo ter mostrado mais relações homoafetivas em suas últimas novelas, a emissora mantém algumas restrições em torno dos personagens. São raras, por exemplo, as cenas de beijos. Para Nathalia, a sociedade precisar enxergar que o universo é variado.

"É a vez da sociedade acolher isso com uma abertura, para entender que nosso universo é variado. Nós ficamos ainda com aquele frisson de escândalo".

Rogerio Resende/TV Globo
Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg em 2009, em evento da Rede Globo de apoio ao teatro

Sobre a personagem de "Babilônia", Nathalia ainda sabe pouco, mas está empolgada com o projeto.

"Vou fazer um personagem com certeza muito instigante. Estarei com a minha amiga Fernanda (Montenegro), de quem sou uma fã, parceira de toda vida. É a segunda vez que nos encontramos em uma novela do Gilberto", diz.

A atriz não se preocupa em rotular o papel como de uma mulher lésbica, já que o que interessa são os conflitos humanos de sua personagem.

"Quero ver a situação humana dos personagens que vou enfrentar. Está na hora de nós realmente tirarmos o escândalo apenas da situação em si e perceber a história dos seres humanos que eles são".

Parceria de longa data

Nathalia prestigiou Gilberto Braga no lançamento do livro "Arpoador" na semana passada, no Rio de Janeiro, e falou sobre a amizade de longa data com o autor.

"É uma amizade de muitos e muitos anos. Somos parceiros de trabalho há muito tempo, tenho um carinho enorme por ele".

Sobre a praia do Arpoador, na zona sul carioca, tema do livro, a atriz diz que foi um local de refúgio para ela durante muito tempo.

"O Arpoador sempre foi um refúgio para mim. Eu ia constantemente para lá para ficar quieta. Agora já está mais difícil ficar quieta lá".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos