Gilberto Braga sobre personagens gays na TV: "Reflexo da realidade"

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

  • Foto Rio News

    Gilberto Braga e o fotógrafo Frederico Mendes lançaram o livro "Arpoador"

    Gilberto Braga e o fotógrafo Frederico Mendes lançaram o livro "Arpoador"

Não é de hoje que personagens homossexuais ganham destaque na teledramaturgia, mas o sucesso de Félix (Mateus Solano), em "Amor à Vida", parece ter dado o aval necessário para os dramaturgos apostarem sem medo no público gay.

Em "Império", de Aguinaldo Silva, não há somente um personagem, mas quatro: Xana Summer (Aílton Graça), Claudio (José Mayer), Leonardo (Klebber Toledo) e Téo (Paulo Betti). Para o autor, Gilberto Braga, este fenômeno é apenas "reflexo da realidade".

"Assim como na vida há casais gays, nas novelas também tem. Antes não víamos muitos casais gays, agora está se vendo mais", disse o dramaturgo em conversa com o UOL na noite desta quarta-feira (20). Gilberto se reuniu com o fotógrafo Frederico Mendes para lançar o livro "Arpoador", com fotos de Mendes e textos seus.

Gilberto está preparando sua próxima novela, "Babilônia", que contará com casal de lésbicas interpretado por Fernanda Montenegro e Nathália Timberg.

Sobre o Arpoador, espécie de balneário carioca, o autor contou que é fã do local desde a infância. "Morar lá foi a realização de um sonho, tenho grandes lembranças", revelou. Segundo ele, a praia sempre será cenário de suas tramas. "É a maior atração da cidade e certamente estará na novela".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos