Novo "Doctor Who" estreia no Brasil e ator diz que desafio é manter os fãs

Renato Damião

Do UOL, no Rio

  • Reprodução/Facebook/Doctor Who

    Peter Capaldi na oitava temporada de "Doctor Who"

    Peter Capaldi na oitava temporada de "Doctor Who"

Cinquenta anos depois da estreia,"Doctor Who" continua a ganhar fãs ao redor do mundo. E, se depender de Peter Capaldi – novo intérprete do doutor – a série, que estreia no Brasil em 23 de agosto, pela BBC, tem tudo para atrair ainda mais admiradores.

"Meu grande desafio é manter esse grau de atração com os telespectadores, sou fã do seriado desde pequeno, não tenho interesse em me afastar dos outros doutores", disse Capaldi durante conversa com a imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (18) em um hotel da zona sul do Rio.

Além de Capaldi, a atriz Jenna Coleman e o produtor e roteirista Steven Moffat estiveram no evento. A turnê mundial para promover a oitava temporada do seriado levou 12 dias e passou por cinco continentes.

Ainda sobre a nova persona do doutor, o ator adiantou: "Ele tem o humor um pouco ácido, algo que eu adoro, mas é um personagem em conflito, ele está lutando para se encontrar, talvez isso traga esse lado mais sombrio, zangado. Mas também há muito entusiasmo e paixão".

Capaldi é o décimo segundo Doctor Who da série que estreou em 1963. Na nova temporada, ele tem como companheira Clara (Jenna), que faz parte da atração desde 2012.

"A relação de Clara com o novo doutor é mais caótica, ele é imprevisível, enigmático, faz com que ela não tenha mais controle de tudo", explicou Jenna.

Sobre rumores de que esta seria sua última temporada em "Doctor Who", Jenna fez suspense: "Se isso acontecer estará dentro do roteiro, vocês vão precisar acompanhar os episódios".

"Maior diversão que um adulto pode ter"
Além de estar à frente de "Doctor Who", Steven Moffat também é responsável por "Sherlock". Indagado sobre como concilia as duas atrações, ele explicou: "Fico cansado, mas é a maior diversão que um adulto pode ter".

Sem conhecer muito bem a produção brasileira, o produtor se esquivou de responder se existe a possibilidade de um episódio de "Doctor Who" ser filmado no Brasil: "Tudo precisa ter a ver com a história, se tiver no Brasil algo que se pareça com um pais alienígenas", frisou.

Grau de popularidade surpreende
A turnê mundial de "Doctor Who" começou no último dia 7 de agosto em Cardiff, País de Gales, e passou ainda por Londres, Nova York, Sidney, Seul e Cidade do México. Em todos os locais, fãs se reuniram para assistir ao primeiro episódio da nova temporada.

"Me surpreendeu o grau de popularidade, sempre soube que a série fazia muito sucesso na Inglaterra. Eu nasci na Escócia, um lugar frio e escuro, lembro de assistir à série e aquilo ser o máximo, não imaginava que outras culturas também de identificassem", opinou Peter Capaldi.

"As reações variam muito, no México, por exemplo, havia fãs gritando na porta do hotel", contatou Jenna Coleman.

Para Moffat, "Doctor Who" é uma série simples com um personagem humano. "É um personagem humano, ele viaja no tempo mas não é um super-herói que voa numa capa com superpoderes, as pessoas assistem, se divertem".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos