"Realities sempre são vencidos por homens", diz eliminada do "SuperStar"

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

Mesmo tendo alcançado a maior pontuação (94%) do "SuperStar" duas vezes, a banda Move Over, de Bauru, São Paulo, não resistiu à semifinal da competição e acabou eliminada no último domingo (29). O grupo de forró Bicho de Pé também deixou a disputa.

Com a eliminação das duas últimas bandas que tinham mulheres como vocalistas, a final do programa será decidida entre quatro conjuntos com apenas integrantes homens: Jamz, Malta, Suricato e Luan e Forró Estilizado.

Para a vocalista da banda Move Over, Adriane Santana, o resultado não foi surpresa. "Realities sempre são vencidos por homens", disse a cantora em entrevista ao UOL.  Para ela, as torcidas formadas por mulheres são mais engajadas nas votações. "Elas gostam mais dos gatinhos", opinou.

Além da Move Over e da Bicho de Pé, o "SuperStar" também teve as bandas Cluster Sisters,  Melody e Fuzzcas, com mulheres, no top 10. Das seis temporadas de realities musicais realizados pela Globo, duas tiveram mulheres como vencedoras: Vanessa Jackson no "Fama" (2002) e Ellen Oléria no "The Voice".  Já o "Ídolos", que teve temporadas no SBT e na Record, apenas em 2007 sagrou uma campeã: a cantora de sertanejo Thaeme Mariôto. 

  • 33504
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2014/06/30/qual-banda-deve-vencer-o-superstar.js

Além de Adriane, a Move Over é formada por Leandro Tenório (bateria), Arley Wood (baixo) e Gabriel Blackalpha (guitarra).  Com visual rock, eles se destacaram no "SuperStar" tocando músicas com toque feminino. Em sua primeira aparição no programa, a banda apresentou um cover de "Roar", da cantora pop Katy Perry, o que fez o medidor de votos disparar e alcançar os 94%. Na fase seguinte, em que as bandas duelaram pela preferência do público, "Wrecking Ball", hit de Miley Cyrus, foi a canção escolhida e a banda atingiu novamente os 94% de aprovação.

"Fomos um boom"

Adriane conta que a Move Over escolheu tocar canções pop porque eram músicas que davam bom retorno do público. "Essas versões sempre fizeram sucesso nos shows, então nós sabíamos que iam funcionar no 'SuperStar'",disse.

Por causa da escolha de hits pop, o grupo chegou a ser questionado por Dinho Ouro Preto, em tom de crítica, como se definiam: "ultra pop ou rock?". Fábio Jr. pediu que eles trouxessem músicas próprias ao programa e Ivete aconselhou a vocalista a experimentar cantar em português. Nas rodadas seguintes, a Move Over acatou o conselho dos jurados e executou composições autorais e covers com pegada rock. A mudança fez as pontuações baixarem em relação ao início do programa. Ainda assim, o grupo sempre se manteve próximo dos primeiros lugares do ranking semanal.

"Nós fomos um boom, uma revelação no programa, mas com o tempo, as torcidas se criaram e foi diminuindo a pontuação", explicou Adriane. "As torcidas se organizam e votam muito, tem fã que vota não nas outras bandas só para a porcentagem cair". 

Eliminada com 51% dos votos, a Move Over saiu do programa "no lucro", diz Adriane. "Entramos com a esperança de apresentar uma música e chegamos na semifinal", comemora a cantora.

Ao lado da Bicho de Pé, a Move Over foi convidada por Ivete Sangalo para participar de um show da cantora baiana no Rio de Janeiro. Além disso, o grupo prepara o lançamento de um disco de inéditas e também estuda a possibilidade de assinar contrato com um produtor musical renomado.

"Estamos na estrada há 11 anos como banda independente, temos que aproveitar essa visibilidade para construir uma carreira concreta", conclui Adriane.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos