Maquiador de Hollywood que "envelheceu" Cauã em comercial já maquiou X-Men

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    O ator Cauã Reymond em cena de comercial para marca de goma de mascar

    O ator Cauã Reymond em cena de comercial para marca de goma de mascar

O envelhecimento precoce do ator Cauã Reymond para um comercial de goma de mascar foi feito por um maquiador que já trabalhou em séries de TV e filmes de super-heróis.

James Ojala, um americano que veio ao Brasil apenas para este trabalho, já maquiou vampiros em "Buffy", "Angel" e "True Blood", os mutantes Fera e Juggernaut em "X-Men: o Confronto Final", o personagem Abe Sapien em "Hellboy 2" entre outras produções de Hollywood.

Ele disse, em entrevista ao UOL, que trabalhar com Cauã foi muito fácil porque o ator chegou muito disposto. "Ele queria muito fazer e sempre esteve muito disponível. É um trabalho demorado, meticuloso, que exige que o ator esteja com a mente tranquila. Nem todo mundo aguenta. Já trabalhei com atores que foram grosseiros."

Para envelhecer o ator, Ojala primeiramente desenhou as rugas na região dos olhos, testa e boca. Depois, reproduziu as linhas de expressão no rosto do ator esticado. "Primeiramente a gente deixou ele com 50 anos. Aí fizemos a transformação inicial. Em seguida, avançamos a idade para os 80."

Divulgação/Ojala Productions
Durante a conversa, o maquiador também disse ter lamentado não poder maquiar a atriz Rebecca Romjin, que interpretou Mística na primeira trilogia da série "X-Men", e falou um dos segredos para maquiagens como a dela resistirem.

"A gente usa dois tipos de material. Algumas são feitas com uma película de uma gelatina semelhante àquela que se come. Nesses casos, é preciso manter o ator em um estúdio com ar condicionado para que ela não derreta. No caso da Mística, era silicone, então não tinha esse problema. Agora, uma curiosidade para esse tipo de trabalho. É preciso que o ator ou a atriz não tenha bebido na noite anterior, porque senão no dia seguinte ele irá transpirar o álcool e isso inviabiliza totalmente o trabalho", disse Ojala, que está dirigindo seu primeiro filme, "Strange Nature", que conta a história de um homem que sofre um tipo de mutação ocorrida em sapos no estado americano de Minnesota. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos