"Tenho que virar um apresentador popular", reconhece Rafael Cortez

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

  • Antonio Chahestian/Record

    Rafael Cortez estreia o programa de encontros "Me Leva Contigo"

    Rafael Cortez estreia o programa de encontros "Me Leva Contigo"

Rafael Cortez estreia no dia 9 de maio seu novo programa na Record, o "Me Leva Contigo", formato adaptado pelo gringo "Take Me Out" e comercializado pela Fremantle. Fugindo de comparações com o "Got Talent", que fracassou no Ibope, e apostando suas fichas no formato de encontro, Cortez contou em conversa com jornalistas nesta quarta-feira (30) ter buscado atrações que tivessem a sua cara. "Eu tenho que virar um comunicador popular, de massa. Sem perder minha essência", reconheceu ele, antes de querer dar novos voo e ter uma atração autoral.

Após um tempo na geladeira, como ele mesmo brincou em referência ao tempo que ficou longe das telinhas, Cortez contou ter oferecido algumas ideias de formato para a Record, mas percebeu que primeiro precisava ter seu nome consolidado como apresentador.

"Percebi que conceber um projeto autoral é um parto muito grande. Pensei em formatos que mesclasse, humor e entrevistas. Mas vi que primeiro tenho que formar minha audiência na Record, que é diferente de outras emissoras, e essa é minha primeira meta. Tenho que virar um apresentador popular. Para que seja reconhecido como o Rafael Cortez, o comunicador de massa da Record, e não o Rafael do 'CQC'", declarou ele, que com 37 anos disse não ter pressa de ter uma atração mais autoral.

Na nova atração, que já tem três episódios gravados, Cortez acredita estar mais à vontade. "O programa respeita mais meu perfil, minha espontaneidade está solta".

Após cinco anos no "CQC", da Band, Rafael mudou de emissora e desde então tenta construir uma nova imagem sua como comunicador. "Não queria ficar marcado pelo filão do humor. E me parece que o humor é sazonal. Quero ficar no meio termo - humor e apresentação", afirmou ele.

Chamada da "geladeira" não incomodou Cortez

Afastado da televisão desde o especial de fim de ano "A Nova Família Trapo" exibido em 2013, Cortez garantiu que não se incomodou com o primeiro comercial para o "Me Leva Contigo", no qual ele aparecia sendo "descongelado" enquanto uma voz anunciava que "tiramos Rafael Cortez da geladeira para esquentar os corações". 

"A chamada da geladeira foi muito legal. Eu, como humorista, sou o primeiro a rir de mim mesmo. Temos que fazer piada das coisas. Adorei fazer", contou o apresentador.

Programa

Exibido todas as sextas-feiras às 22h15, o "Me Leva Contigo" tem metas de audiência a bater – e o apresentador confessou que se preocupa sim com esses números. "Desconfio de quem fala que não se preocupa. Nós estamos fazendo um belo programa. Eu faço a minha parte, a Record faz a dela a Fremantle [dona do formato] faz a dela. Está todo mundo focado em chegar à meta de audiência que nós temos e até superá-la. Penso nisso sim e tenho a autocrítica necessária para melhorar".

Focado em colaborar com a audiência, o apresentador tem trabalhado com uma fonoaudióloga para melhorar sua dicção. "O Wanderley [Villa Nova, diretor] me colocou em uma fono, eu falava muito rápido na época do 'Got Talent' e o espectador não conseguia entender".

A atração possui treze episódios programados para a primeira temporada - e todos contarão com 30 moças disputando um rapaz. Mas apesar do formato, o diretor Wanderley Villa Nova rejeitou o título de "programa de namoro": "É um programa de conquista, não de namoro. Ninguém tem obrigação de arrumar namorado para ninguém".

Os casais que forem formados ganharão um encontro em um resort em Cesário Lange, no interior de São Paulo. "Eles vão passar um dia em um resort, em um cenário paradisíaco e o programa vai registrar esse encontro. Porém, nós não temos mais compromisso com o casal. Daí em diante, fica por conta de cada um", acrescentou Wanderley.

Com inscrições por seu site oficial, o programa terá um elenco diverso, garantiu Cortez. "Essa seleção é bem cuidadosa para que eles representem tipos da nossa sociedade. Tem de tudo, chamamos até uma ucraniana. Há um cuidado na composição desses garotos e garotas. São pessoas que precisam ter um bate papo bacana, algo a acrescentar".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos