Marcos Frota diz que aprendeu "segredo da profissão" com Paulo Goulart

Do UOL, no Rio

O ator Paulo Goulart morreu aos 81 anos, em decorrência de um câncer. A informação foi confirmada pela produção do ator. Paulo estava internado no setor de oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para tratar de um câncer do mediastino, uma cavidade no centro do tórax, localizada entre os pulmões. Há sete anos, o ator já havia passado por uma cirurgia para a retirada de um tumor no rim.

O Paulo foi o marido da vida inteira da Nicette e eles eram muito companheiros

Rosamaria Murtinho

Ao UOL, Rosamaria Murtinho, amiga pessoal do ator, revelou que a notícia a deixou triste. "O Paulo era uma pessoa muito querida, muito bom colega, sangue bom, gente boa. Fiquei triste quando soube. Somos amigos há muitos anos, desde quando éramos moços. Vai deixar uma lacuna na dramaturgia". A atriz disse ainda que casais como Paulo e Nicette, Fernanda Montenegro e Fernando Torres, além dela e Mauro Mendonça "foram o estofo que deram inícia à televisão". "O público respeita muito os casais da TV que estão há muito tempo juntos. O Paulo foi o marido da vida inteira da Nicette e eles eram muito companheiros", frisou.

Já Marcos Frota, que atuou com Paulo em "Mulheres de Areia", contou que foi o ator quem o abriu para a espiritualidade. "Foi com ele que aprendi o principal segredo da minha profissão, não só como ator, mas em atitude. Ele mostrou o caminho da simplicidade, não deixar que a vaidade tome conta", ressaltou. Em Manaus, Frota não poderá comparecer ao velório de Paulo, mas deixou mensagem para Nicette: "O Paulo e a Nicette construíram uma carreira de perseverança e isso é o que eles deixam. Eles mostram que não é apenas ser uma celebridade ou desistir fácil da profissão. Ele [Paulo] é como se fosse um pai".

Paolla Oliveira relembrou as brigas ao longo da novela "Cama de Gato", onde viveram pai e filha. "Nunca vou me esquecer dos abraços mútuos depois de cenas mais pesadas e da sua espiritualidade diante da vida. Eu lamento muito mesmo pelo ator, e principalmente pelo ser humano incrível que nos deixa". E Ana Rosa declarou: "Eles [Nicette e Paulo] são referências para vida profissional e pessoal. Para nós artistas é uma perda muito grande. Uma lástima".

O autor Walcyr Carrasco fez questão de desejar seus pêsames para Nicette. "Eu já  o admirava no teatro e para mim foi uma honra tê-lo no elenco de algumas novelas. O Paulo era um grande ator. Ele vai fazer falta. Mando um beijo para a Nicete pois eu sei que ele e ela formavam um casal apaixonado". Eles trabalharam juntos em 2011, na novela "Morde & Assopra".

Juca de Oliveira lembrou o quanto o ator era querido por todos. "O Paulo, além de ator, era uma pessoa muito generosa, do bem, preocupado. Saindo daqui eu vou para o velório. Todo mundo adorava ele, era muito amado. Ele era espírita, ou seja, ele está em outro lugar, de luz, bem. Deixou uma família maravilhosa de atores. Meu coração está com eles. Mas logo logo estaremos todos juntos, felizes, fazendo teatro lá em cima", disse.

Já o ator Sérgio Mamberti contou que acompanhou o sofrimento de Goulart na luta contra o câncer. "Era um grande ator, um grande amigo. Falo isso com muito sentimento e tristeza. Acompanhei sua luta e sofrimento. É uma doença difícil. E o amor dele e da Nicette era tão lindo e vai continuar. Estou muito triste", desabafou.

Eu vi seus filhos nascerem, crescerem, vi esse casal, Nicette e Paulo, se formar

Ary Fontoura

Em entrevista ao programa "Estúdio i", do canal Globo News, Ary Fontoura disse que "o Brasil está de luto".  "É a perda de um ator que significou muito para as artes cênicas desse país. Uma morte anunciada, porque Paulo estava doente já há um tempo, mas mesmo assim traumática, visto que nossa amizade é muito antiga", opinou Ary. O ator relembrou que conheceu Paulo na década de 60.

"Eu vi seus filhos nascerem, crescerem, vi esse casal, Nicette e Paulo, se formar. Vai ser bastante dificil para ela [Nicette], mas ela é uma mulher corajosa e que continuará sua luta. Não bastasse isso, além de amigos, nós somos vizinhos. Mais uma razão para toda hora que eu sair, der uma olhada, vou me lembrar dele. É muita coisa para recordar", lamentou Ary.

Falamos pela última vez por telefone e estava tudo bem, com seu infalível carisma e voz sempre cheia de muita ternura e carinho

Otaviano Costa

Pelo Twitter, amigos lamentaram a morte do ator. "Grande ator, grande amigo. Deus acompanhe sua travessia", escreveu José de Abreu. "Paulo Goulart partiu deixando um grande exemplo de generosidade e dignidade humana", opinou a atriz Ângela Leal. Nívea Stelmann relembrou a parceria com o ator, eles atuaram em "Cama de Gato": "Tive o orgulho de trabalhar com ele, ouvir seus conselhos e suas histórias".

Em sua página do Facebook, Otaviano Costa escreveu que Paulo "era um mestre" e "uma pessoa da família". "Falamos pela última vez por telefone e estava tudo bem, com seu infalível carisma e voz sempre cheia de muita ternura e carinho. Meu Deus, dê absoluto conforto à nossa Nicete e seus filhos queridos. E Paulinho, saiba de onde vc estiver, que o admirei em vida e nunca o livrarei da minha história. Nunca o esquecerei. Meu querido, gentil e amado Paulinho".

Paulo era casado há 60 anos com a atriz Nicette Bruno e deixou três filhos, Beth Goulart, Bárbara Bruno e Paulo Goulart Filho.

Veja os comentários:

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos