"Chance de falar bobagem na TV é grande", diz Datena sobre editoriais

James Cimino*

Do UOL, em São Paulo

  • Flávio Florido/UOL

    O apresentador José Luis Datena diz que não julga opiniões de colegas: "já fiz muita cagada"

    O apresentador José Luis Datena diz que não julga opiniões de colegas: "já fiz muita cagada"

Com o acirramento das tensões sociais no Brasil de hoje, os telejornais e seus âncoras têm cada vez mais frequentemente abandonado a neutralidade e se posicionado a respeito de casos como: o do menor infrator acorrentado pelo pescoço por justiceiros na zona sul do Rio; a morte do cinegrafista da Band atingido por um rojão durante uma manifestação, também no Rio; a truculência da polícia em São Paulo, no último sábado (22), durante uma manifestação contra a Copa do Mundo.

"NÃO INCITEI A VIOLÊNCIA"

Adriano Vizoni/Folhapress
Autora de um comentário em que dizia entender a ação de justiceiros que prenderam um menor infrator pelo pescoço no Rio de Janeiro, a âncora do SBT Rachel Sheherazade pode ser processada pelo Ministério Público por incitação à violência. Em entrevista ao UOL, por e-mail, a jornalista negou as acusações e disse que não existe limite à liberdade de expressão, citando o artigo 5º da Constituição.

Em nenhum momento incitei a violência no meu comentário. Minhas palavras falam por mim. Quem compreende uma ação não endossa essa ação. Portanto, qualquer "jornalista" que tenta criminalizar minha opinião está obviamente eivado de má-fé (ou simples ignorância!) Quem incentiva a violência não é o jornalista que aponta o problema e cobra mudanças. É o Estado quem chancela a violência. O Estado sem ordem, desestabilizado pela incompetência de seus líderes, inerte e omisso. Acho que o limite quem deve dar é a sociedade. A audiência é a bússola das empresas de comunicação. Se tem gente assistindo a uma novela, um programa, um jornal policial, um telejornal de opinião, é porque está apoiando, aceitando. Aos que reprovam o conteúdo: o CONTROLE REMOTO. O Estado não pode nem deve regular conteúdos da mídia, sob pena de voltarmos aos tempos do totalitarismo, da manipulação da informação, da censura.

Rachel Sheherazade, jornalista

Alguns desses editoriais, por pressão das redes sociais e até por ataques diretos a membros da imprensa, acabam adotando um tom radical na defesa desta ou daquela instituição, o que leva alguns jornalistas a darem opiniões controversas e polêmicas. Mas qual o limite para a opinião expressa por um profissional da imprensa na TV, uma concessão pública? Ela pode influenciar a população a praticar atos de insubordinação às leis? A reportagem do UOL entrevistou quatro âncoras de três canais diferentes (apenas os profissionais da Globo se recusaram a participar) para saber como eles tratam a questão em seu cotidiano.

José Luis Datena, do "Brasil Urgente", da Band, disse que, na TV, a chance de falar bobagem é muito grande, especialmente em seu caso, cujo programa é diário e de longa duração.

"O limite da opinião é o bom senso. Mas houve uma época em que eu fazia programa de rádio. Eram duas horas no rádio e mais duas horas e meia na TV. E aí você tem que dar opinião. A chance de falar bobagem é muito grande. Não é sempre que você acerta. Tem que ter um controle acima do limite. Então eu não julgo colegas que extrapolam. Já fiz muita cagada."

Já Luiz Bacci, apresentador do vespertino "Balanço Geral", da Record, alerta para os efeitos de um comentário mais inflamado: "Você precisa ser muito cuidadoso com os comentários. Se alguma pessoa sem instrução ouve aquela mensagem, se revolta, a gente não sabe o que ela é capaz de fazer. Em momento nenhum, você deve mostrar para o povo brasileiro que o caminho é esse, de arregaçar as mangas e fazer justiça com as próprias mãos, por exemplo. Entendo que o brasileiro está cansado [da morosidade da Justiça], mas o caminho não é esse."

Datena concorda.  "A gente sabe que a população quer fazer justiça, mas você não pode dar uma resposta criminosa a um crime. E uma opinião que endosse isso, repetida mil vezes, acaba virando verdade. Pode provocar uma reação social."

Outro âncora da Band, o jornalista Ricardo Boechat, defende que a liberdade de opinião deve ser irrestrita. Para ele, qualquer tentativa de deformar esse conceito é negativo. "Existe liberdade relativa? Lógico que não me agrada ouvir tudo o que ouço, mas me agrada menos ainda saber que essas barbaridades não possam ser ditas. Veja bem, eu não estou aqui apoiando as opiniões abomináveis do deputado Jair Bolsonaro ou da Rachel Sheherazade, mas acho que as pessoas têm que ter a liberdade de serem, inclusive, idiotas."

E completa: "O que um jornalista não pode é cometer um crime. Eu não estou apoiando a opinião de nenhum canalha, mas acho que a melhor forma de calá-los é com a liberdade. Quero que essa gente morra no ostracismo, que o Bolsonaro não se eleja, que a Sheherazade tenha zero de audiência (embora eu duvide que isso vá acontecer). Repito, acho as opiniões deles abomináveis, mas acho mais abominável ainda querer calá-los. Os liberais têm de ser liberais correndo todos os riscos que a liberdade tem."

*Com colaboração de Amanda Serra

Veja fotos de José Luiz Datena
Veja fotos de José Luiz Datena

Qual é a melhor jornalista da televisão brasileira? Vote

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos