PSOL denuncia SBT e Sheherazade ao Ministério Público por apologia ao crime

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Líder do PSOL, o deputado Ivan Valente condena comentários de Rachel Sheherazade durante o "SBT Brasil"

    Líder do PSOL, o deputado Ivan Valente condena comentários de Rachel Sheherazade durante o "SBT Brasil"

Um grupo de parlamentares do PSOL protocolou na Procuradoria Geral da República (Ministério Público Federal) uma representação contra a apresentadora Rachel Sheherazade e o SBT por apologia ao crime. O grupo foi recebido pelo procurador-geral Rodrigo Janot.

Assinaram a representação o líder do PSOL na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), o deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), o deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP), a deputada Érika Kokay (PT/DF), o deputado Renato Simões (PT/SP) e a representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e Intervozes, Beatriz Barbosa.

"A violência é feita em palavras pela Sheherazade tentando justificar uma violência absurda. E ela diz isto num meio de comunicação que é uma concessão", afirmou Ivan Valente. "A liberdade de imprensa, que é importante e necessária, não poder ser refúgio de declarações irresponsáveis", destacou o deputado.

O procurador-geral Rodrigo Janot informou que será aberta investigação e que, por isso, naquele momento, não poderia se manifestar sobre o caso. Janot falou sobre o programa "Segurança sem Violência", lançado na semana passada, e disse que "nenhum tipo de violência, seja em atos ou palavras, contribui para a construção de um momento civilizatório".

Entenda o caso

No jornal "SBT Brasil", da última terça-feira, 4, a jornalista exaltou a atitude de "justiceiros", do bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, que tiraram a roupa de um menor suspeito de praticar crimes na região, cortaram parte da sua orelha e o acorrentaram pelo pescoço a um poste.

Ao comentar a notícia, a âncora do telejornal classificou a atitude como uma "legítima defesa coletiva" e, em tom irônico, lançou a campanha "Adote um marginal", dirigindo seus comentários aos que condenaram a violência cometida contra menor.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos