Em Família

Escalação de "Em Família" ignora diferença de idade entre os atores

Do UOL, no Rio

Quem assiste "Em Família" desde a estreia da trama, no último dia 3 de fevereiro, deve ter notado algumas discrepâncias de idades nas escalações do elenco. A maioria delas está no núcleo da protagonista Helena, vivida por Júlia Lemmertz, de 50 anos.

Na trama de Manoel Carlos, Helena é sobrinha de Juliana, papel interpretado por Vanessa Gerbelli, de 40 anos. Não é impossível tia e sobrinha terem idades próximas. O problema é que na segunda fase da novela, Helena foi vivida por Bruna Marquezine, de 18 anos, e Juliana interpretada por Gabriela Carneiro da Cunha, de 31.

Apesar de terem idades próximas, Juliana aparentava e era mais velha do que Helena. Tanto que já morava no Rio, era casada com Fernando – papel que agora cabe a Leonardo Medeiros – e já tinha engravidado e perdido um bebê. Na terceira fase, Juliana parece mais nova do que Helena.

Outras escalações que confundem são a de Nathalia do Vale e a de Ana Beatriz Nogueira. Aos 60 anos, Nathalia vive Chica, mãe de Helena, personagem de Júlia Lemmertz, apenas 10 anos mais nova do que ela. Já Ana Beatriz Nogueira, de 46 anos, vive Selma, mãe de Laerte, papel de Gabriel Braga Nunes, de 41.

Na segunda fase, a diferença de idades entre os irmãos Helena, Felipe e Clara era pequena. Helena era a mais velha, Felipe o do meio e Clara a caçula. Na terceira fase, a escalação dos atores parece ter aumentado a diferença entre eles, o que pode confundir o público.

Agora, o papel de Clara, a caçula dos três irmãos, pertence à Giovanna Antonelli, que tem 37 anos. Já Felipe está a cargo de Thiago Mendonça, de 33.

Em conversa com o UOL, Jayme Monjardim, diretor de núcleo de "Em Família", afirmou que não estranha as escalações. Para ele, a idade que importa é a visual. "Se eu não achasse que ficaria crível, eu não teria convidado esses atores. Nem eu, nem o Maneco. Isso não existe", disse na ocasião.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos