Em Família

Autor de "Em Família" diz que começou a escrever pelo dinheiro

Do UOL, no Rio

  • Reprodução/TV Globo

    Manoel Carlos participou do "Encontro" desta quinta (20)

    Manoel Carlos participou do "Encontro" desta quinta (20)

Manoel Carlos, autor de "Em Família", conversou com Fátima Bernardes no "Encontro" desta quinta (20) e contou como começou e por que a escrever novelas.

"Eu trabalhava como ator e escrevia o grande teatro. Fiz mais de 100 peças para Fernanda Montenegro. Mas eu comecei a receber tanto pedido para escrever que eu não tinha mais tempo para atuar. Tive que optar por escrever que dava muito mais dinheiro!", disse.

O escritor, que é conhecido como Maneco, também falou sobre a dificuldade de escrever uma obra aberta. "Não tem nada fácil em uma novela, é muito difícil escrever. E eu mudo a novela toda hora, Eu não tenho nada garantido", contou, reafirmando que "Em Família" será sua última novela. "Duzentos e poucos capítulos é demais. Pedi para fazer 150, mas vão me dar 160".

Maneco contou como escolhe suas Helenas e explicou que suas heroínas estão longe da perfeição. "Muitas atrizes podem ser a Helena, mas eu encontro nas atrizes uma razão especial para ser aquela determinada Helena. E eu acho que acaba dando certo. Mas ela tem mais defeitos que qualidade: mente muito, trai o marido, engana os filhos", definiu.

Conhecido por escrever tramas do cotidiano, ele afirmou que embora muitas das histórias de suas novelas se aproximem do dia a dia das pessoas, a realidade ainda é muito mais rica do que a ficção.

"Às vezes, me contam coisa absurdas, mas verdadeiras. Mas não dá para colocar na novela porque ninguém vai acreditar", disse.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos