Em Família

Natália do Vale lembra que já foi filha da mãe de Júlia Lemmertz em novela

Carla Neves

Do UOL, no Rio

Aos 60 anos, Natália do Vale – que será mãe de Júlia Lemmertz, de 50, na novela "Em Família" – emocionou-se ao lembrar que já foi filha de Lilian Lemmertz, mãe da atriz, em "Final Feliz", trama exibida em 1982 na Globo.

"A parte mais comovente de 'Em Família' para mim é fazer a mãe da Júlia por questões emocionais. A Lilian, muitos anos atrás, fez a minha mãe e nós já tínhamos trabalhado juntas em 'Baila Comigo'. Nós ficamos muito próximas, muito amigas. E a Lilian me ensinou muita coisa. Muita coisa que eu sei hoje, lidar com a emoção, trabalhar com a emoção, eu aprendi com ela. Não sei, mas lá no fundo do meu coração, sempre que eu via a Julinha – eu nunca tinha trabalhado com ela – eu sentia que um dia eu ia fazer a mãe dela. É engraçado, né? Porque fiz mesmo. Estou fazendo", contou Natália no lançamento da novela nesta quarta (22), no Projac.

Natália revelou que toda vez que vai fazer uma cena mais emocionada pensa em Lilian e pede para que a amiga e os deuses do teatro a ajudem a passar a emoção exata.

A parte mais comovente de 'Em Família' para mim é fazer a mãe da Júlia por questões emocionais. A Lilian, muitos anos atrás, fez a minha mãe e nós já tínhamos trabalhado juntas em 'Baila Comigo'. Nós ficamos muito próximas, muito amigas. E a Lilian me ensinou muita coisa. Muita coisa que eu sei hoje, lidar com a emoção, trabalhar com a emoção, eu aprendi com ela. Não sei, mas lá no fundo do meu coração, sempre que eu via a Julinha – eu nunca tinha trabalhado com ela – eu sentia que um dia eu ia fazer a mãe dela. É engraçado, né? Porque fiz mesmo. Estou fazendo

Natália do Vale, sobre Júlia Lemmertz

"Peço que me ajude a passar um pouco do que ela foi para mim para a Júlia. Eu que não sou nem mãe, que não tenho filhos, quero sempre fazer um pouco daquilo que eu vi a Lilian fazer como atriz. Ela é uma atriz incrível. Além de nós termos ficado amigas, é uma pessoa por quem eu tinha uma admiração muito grande. E hoje eu fico pensando: se eu conseguir fazer um pouquinho daquilo que eu vi ela fazendo comigo como minha mãe eu vou estar feliz. Essa que é a parte boa da novela: fazer a mãe da Júlia", elogiou.

A atriz afirmou que foi presenteada com uma pulseira da amiga e contou que não a tira mais por nada.

"Essa pulseira está comigo. Era da Lilian e agora vai ficar comigo para sempre. Vai estar em todos os capítulos. Estou muito emocionada. Eu e a Julinha temos um ponto em comum: 'somos muito choronas'. A gente chora muito na novela. Às vezes perco as palavras na hora de gravar porque fico muito emocionada", contou.

Além de Júlia, Natália também será mãe de Giovanna Antonelli e Thiago Mendonça, que interpretarão Clara e Felipe, respectivamente. E avó de Bruna Marquezine e Vitor Figueiredo, que serão Luiza e Ivan na trama.

"Estou com muito medo dessa responsabilidade de ter uma família tão interessante, tão bonita. Eu tenho filhos incríveis na novela. Eu que não tive competência para ter uma família na vida! Vou pegar tudo o que eu puder de talento e vocação que eu não tive na vida para ser mãe e avó dessas pessoas incríveis. Estou muito feliz com isso", disse.

Questionada sobre a escalação para viver a mãe da protagonista  – que é apenas 10 anos mais nova do que ela –, Natália fugiu da pergunta e tomou como um elogio ao fato de estar muito bem conservada. "Beijos! Adoro vocês, vocês são umas gracinhas!", brincou.

Novela terá três fases e passagem de tempo de 20 anos

"Em Família" tem início com a história de duas irmãs: Chica (Natália do Vale) e Selma Fernandes (Ana Beatriz Nogueira). Muito unidas, as duas acabam se casando, respectivamente, com outros dois irmãos: Ramiro (Oscar Magrini) e Itamar (Nelson Baskerville).

Os quatro estão sempre juntos, mas, mesmo aceitando a forte relação entre suas mulheres, Ramiro e Itamar ainda não entendem por que dividir tudo nos mínimos detalhes. A união das duas é tanta que coincidem até no ponto que gostariam de mudar: o relacionamento de seus filhos, os primos Helena (Julia Lemmertz) e Laerte (Gabriel Braga Nunes). Será justamente por causa deles que as irmãs, antes tão ligadas, se afastarão.

Chica vive um casamento infeliz. Embora seja realizada com os filhos Helena (Julia Lemmertz), Felipe (Thiago Mendonça) e Clara (Giovanna Antonelli), ela foi, ao longo dos anos, abrindo mão de seus sonhos. Seu marido, Ramiro, é um homem rústico, que coloca os negócios acima de tudo e a trata apenas como a mãe dos seus filhos. Sua pacata vida dá uma reviravolta depois de uma tragédia que se abate sobre a família, envolvendo principalmente Helena. A partir daí, a relação com Selma se rompe e ela parte de Goiânia para o Rio, onde, anos depois, terá uma segunda chance de ser feliz.

Já Selma (Ana Beatriz Nogueira) assumiu, desde o início do casamento, o papel de chefe de sua casa. Itamar (Nelson Baskerville), por sorte, aceita a situação com muito prazer. O casal cultiva um amor desmedido pelo único filho, Laerte (Gabriel Braga Nunes), e o defende com unhas e dentes do grande problema que separou as duas irmãs. Para eles, a sobrinha Helena (Julia Lemmertz) é a grande culpada de tudo, mas Selma também não perdoa a irmã Chica (Natália do Vale) por não ter impedido o que acabou ocasionando o afastamento de Laerte de sua família.

Chica (Natália do Vale) e Selma (Ana Beatriz Nogueira) têm ainda uma irmã, a caçula Juliana (Vanessa Gerbelli). Ainda jovem, ela saiu de Goiânia para o Rio, onde se casou e vive ao lado de Fernando (Leonardo Medeiros). Mas, apesar da distância, é muito próxima das irmãs e aparece na capital de Goiás com certa frequência. Juliana é a grande confidente de Helena (Julia Lemmertz), que escuta a sobrinha sobre os detalhes de sua relação com Laerte (Gabriel Braga Nunes).

Ao longo dos anos, Juliana tentou engravidar, mas nunca conseguiu. É grande, por isso, o vazio no coração da moça. Nos Estados Unidos e distante de todas essas questões, vive Leandro (Rafael Tombini), irmão de Chica, Selma e Juliana.

"Em Família" tem direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Leonardo Nogueira.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos