Em Família

"Nunca pensei que poderia ser uma Helena", diz Lemmertz sobre "Em Família"

Carla Neves

Do UOL, no Rio

Prestes a interpretar a nona Helena de Manoel Carlos na novela "Em Família", Júlia Lemmertz afirmou que a trama tem um significado muito especial em sua vida. Além de marcar sua estreia em uma trama do novelista, o folhetim é uma homenagem de Maneco – como Manoel Carlos é conhecido – à Lilian Lemmertz, mãe da atriz que encarnou a primeira Helena do escritor, em "Baila Comigo", em 1981.

"Eu estou muito emocionada. Dá vontade de dar uma choradinha. Eu sabia que eu e o Maneco nos encontraríamos, eventualmente em uma novela. Mas eu nunca pensei que poderia ser uma Helena. Porque essas coisas boas que você deseja muito, às vezes você guarda só para você, não sai explanando por aí. E isso estava bem guardado, lá no íntimo. O que é da gente é da gente", explicou no lançamento da novela, na última quarta-feira (22), no Projac.

Na história, Helena e seu primo Laerte, papel interpretado por Gabriel Braga Nunes, viverão encontros e desencontros marcados por culpa e inveja. Ele vai se apaixonar pela prima e será consumido por um ciúme obsessivo, que aumentará quando o amigo Virgílio, vivido por Humberto Martins, se aproximar dela.

"Dá um orgulho imenso fazer parte de um trabalho como esse. O que eu acho mais lindo de tudo isso é que a história está sendo contada exatamente como ela é. Às vezes, quando você lê um livro que vira filme, você fala: 'eu imagino', mas não tem aquele impacto do livro. Nessa novela não. É tão ou maior do que está escrito. E isso é sensacional", elogiou.

Essa novela é cheia de significados e encontros. Minha mãe é a Natália, que era grande amiga da minha mãe. Tem pessoas da minha vida toda. Maneco escreve coisas que ele talvez saiba sobre mim, sem a gente ter conversado sobre isso. São coisas muito profundas. E essa história de amor é tão próxima e comum a todos nós!

Júlia Lemmertz, sobre contracenar com Natália do Vale

Júlia declarou que outro ponto especial de "Em Família" será contracenar com Natália do Vale, que será Chica, mãe de Helena na novela.

"Essa novela é cheia de significados e encontros. Minha mãe é a Natália, que era grande amiga da minha mãe. Tem pessoas da minha vida toda. Maneco escreve coisas que ele talvez saiba sobre mim, sem a gente ter conversado sobre isso. São coisas muito profundas. E essa história de amor é tão próxima e comum a todos nós! ", opinou.

Ela lembrou do tempo em que Lílian viveu Helena em "Baila Comigo" e revelou que nunca viu a mãe tão feliz em um trabalho.

"Eu era uma adolescente, morava em São Paulo. Minha mãe tinha um prazer imenso em fazer a novela. As pessoas achavam que era o primeiro trabalho dela na televisão. Ela já tinha anos de Tupi, mas foi descoberta pelo Brasil na novela do Maneco. Quando ela faleceu, eu encontrei na casa dela todos os textos. Ela guardou tudo. Porque aquilo era ela também. Era tão forte...", declarou.

Novela terá três fases e passagem de tempo de 20 anos

"Em Família" tem início com a história de duas irmãs: Chica (Natália do Vale) e Selma Fernandes (Ana Beatriz Nogueira). Muito unidas, as duas acabam se casando, respectivamente, com outros dois irmãos: Ramiro (Oscar Magrini) e Itamar (Nelson Baskerville).

Os quatro estão sempre juntos, mas, mesmo aceitando a forte relação entre suas mulheres, Ramiro e Itamar ainda não entendem por que dividir tudo nos mínimos detalhes. A união das duas é tanta que coincidem até no ponto que gostariam de mudar: o relacionamento de seus filhos, os primos Helena (Julia Lemmertz) e Laerte (Gabriel Braga Nunes). Será justamente por causa deles que as irmãs, antes tão ligadas, se afastarão.

Chica vive um casamento infeliz. Embora seja realizada com os filhos Helena (Julia Lemmertz), Felipe (Thiago Mendonça) e Clara (Giovanna Antonelli), ela foi, ao longo dos anos, abrindo mão de seus sonhos. Seu marido, Ramiro, é um homem rústico, que coloca os negócios acima de tudo e a trata apenas como a mãe dos seus filhos. Sua pacata vida dá uma reviravolta depois de uma tragédia que se abate sobre a família, envolvendo principalmente Helena. A partir daí, a relação com Selma se rompe e ela parte de Goiânia para o Rio, onde, anos depois, terá uma segunda chance de ser feliz.

Já Selma (Ana Beatriz Nogueira) assumiu, desde o início do casamento, o papel de chefe de sua casa. Itamar (Nelson Baskerville), por sorte, aceita a situação com muito prazer. O casal cultiva um amor desmedido pelo único filho, Laerte (Gabriel Braga Nunes), e o defende com unhas e dentes do grande problema que separou as duas irmãs. Para eles, a sobrinha Helena (Julia Lemmertz) é a grande culpada de tudo, mas Selma também não perdoa a irmã Chica (Natália do Vale) por não ter impedido o que acabou ocasionando o afastamento de Laerte de sua família.

Chica (Natália do Vale) e Selma (Ana Beatriz Nogueira) têm ainda uma irmã, a caçula Juliana (Vanessa Gerbelli). Ainda jovem, ela saiu de Goiânia para o Rio, onde se casou e vive ao lado de Fernando (Leonardo Medeiros). Mas, apesar da distância, é muito próxima das irmãs e aparece na capital de Goiás com certa frequência. Juliana é a grande confidente de Helena (Julia Lemmertz), que escuta a sobrinha sobre os detalhes de sua relação com Laerte (Gabriel Braga Nunes).

Ao longo dos anos, Juliana tentou engravidar, mas nunca conseguiu. É grande, por isso, o vazio no coração da moça. Nos Estados Unidos e distante de todas essas questões, vive Leandro (Rafael Tombini), irmão de Chica, Selma e Juliana.

"Em Família" tem direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Leonardo Nogueira.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos