Lado a Lado

"A sensação é indescritível", diz Fragoso sobre Emmy de "Lado a Lado"

Do UOL, em São Paulo

A vitória da novela "Lado a Lado" no Emmy Internacional, que aconteceu na última segunda-feira (25), foi comemorada pela equipe da produção.

O ator Thiago Fragoso, que viveu o protagonista Edgar na trama, disse que sentia algo "indescritível". "A sensação de ganhar esse prêmio é indescritível. Ainda mais por um trabalho tão primoroso como 'Lado a Lado'. É um deleite e um reconhecimento para toda a equipe que se dedicou à novela", disse em entrevista ao site oficial do "Vídeo Show".

Ele ainda compartilhou a felicidade pela vitória com seus seguidores no Twitter.

O autor João Ximenes Braga, que escreveu o folhetim com Claudia Lage, contou ao "Vídeo Show" que estava emocionado: "Fico duplamente emocionado com esse reconhecimento tão importante! 'Lado a Lado' é uma novela muito brasileira. No pano de fundo das nossas histórias de amor, mostramos fatos que ajudaram a definir a identidade cultural brasileira, como o samba, a capoeira, o carnaval, a popularização do futebol, as religiões de matriz africana, as favelas… Então, o prêmio atesta não só a qualidade da novela em si, mas também que conseguimos fazer uma história local que tocou um júri internacional, isso não é pouco".

Em seu Twitter, o ator Lázaro Ramos também comemorou o resultado da premiação. "Muito emocionado! Parabéns a todos. Estou explodindo de alegria", escreveu ele, que interpretou Zé Maria na trama.

A atriz Marjorie Estiano, a Laura da novela, também parabenizou a equipe da novela pelo prêmio em seu microblog. "Parabéns a Claudia Lage, João Ximenes Braga, Dennis Carvalho, todos os diretores e elenco."

"Lado a Lado" foi exibida às 18h e tinha como pano de fundo o período histórico da Belle Époque carioca, que mostrava a formação dos morros no Rio de Janeiro. A trama narrava a história de Laura (Marjorie) e Isabel (Camila Pitanga), duas jovens mulheres de origens e criações distintas que estão à frente de seu tempo.

A novela tinha como principal concorrente outra produção da Globo, a novela "Avenida Brasil", de João Emanuel Carneiro, que por sua vez, foi um grande sucesso das 21h contando a história da vingança de Nina (Débora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves) e arrebatou o país. Concorriam na mesma categoria "30 Vies", do Canadá, e "Windeck", de Angola.

Fernanda Montenegro

Premiada como melhor atriz no Emmy Internacional, Fernanda Montenegro revelou ao site do "Vídeo Show' que estava feliz com a vitória. "Estou muito emocionada e admito agora que fiquei nervosa. Não imaginava ganhar esse prêmio! Gostaria de agradecer a Globo, à Casa de Cinema de Porto Alegre, ao Jorge Furtado e a toda equipe. Nós trabalhamos com muito amor e muita entrega. Esse é um prêmio que pertence a todos que se entregaram a esse trabalho. Estou muito feliz", declarou.

  • Getty Images

    ernanda Montenegro com o troféu de melhor atriz na 41ª edição do Emmy Internacional, em Nova York

Primeira atriz brasileira a vencer o Emmy e a única já indicada ao Oscar (por "Central do Brasil"), Fernanda concorreu pelo especial de fim de ano "Doce de Mãe", exibido pela Globo e produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre. Ela recebeu a estatueta das mãos do ator Steve Guttenberg.

Premiação

O ator Cauã Reymond, de "Avenida Brasil", anunciou o vencedor da categoria programas sem roteiro pré-definido. Acompanhando o ator, estava a atriz americana Amanda Righetti, que participa da série de TV  "The Mentalist", da emissora americana CBS.

Também estiveram no local outras estrelas da Globo, que concorriam com "Como Aproveitar o Fim do Mundo", que perdeu a estatueta de melhor série de comédia para "Moone Boy", do Reino Unido; e com "O Brado Retumbante", que perdeu o prêmio de série dramática para "Les Revenants", da França.

Marcos Palmeira também concorreu como melhor ator pela série "Mandrake", do canal pago HBO, mas quem levou foi Sean Bean, pela série "Accused" .

Vitórias do Brasil

Em 2012, a série "A Mulher Invisível" foi eleita o melhor programa de comédia, enquanto "O Astro" ganhou como a melhor novela.

Única emissora brasileira com prêmios do Emmy Internacional, a Globo coleciona 11 estatuetas da premiação. A primeira veio em 1981, com o musical "A Arca de Noé", que foi seguido um ano depois pelo teleteatro "Morte e Vida Severina". Em 1983, Roberto Marinho, fundador da Globo, ganhou o prêmio na categoria direção.

"Caminho das Índias", de Gloria Perez, foi a primeira novela brasileira a levar o prêmio da categoria, em 2009. Dois anos depois, a emissora foi novamente vencedora com "Laços de Sangue", coprodução com a emissora SIC, de Portugal. Também em 2011, no Emmy dedicado aos jornalísticos, a Globo levou um prêmio pela cobertura do "Jornal Nacional" sobre a invasão do Complexo do Alemão.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos