Advogado em "Amor à Vida", ator diz receber dicas de direito pela internet

Carla Neves

Do UOL, no Rio

Rainer Cadete, de 26 anos, estreou em "Amor À Vida" pouco mais de um mês depois do início da novela, em maio deste ano. No entanto, o ator tem tido grande destaque na história de Walcyr Carrasco como o jovem doutor Rafael, advogado que defende todas as causas da família Khoury. Estreante no horário nobre, Rainer contou que está feliz com o "assédio carinhoso" que tem recebido do público.

"As pessoas querem me contratar. Tem umas meninas mais safadinhas que dizem: 'ah, meu sonho era receber uma visita do doutor Rafael de terno e gravata' (risos). Também tem uma galera que pede meu cartão. É engraçado. Os advogados do país ficam me parabenizando nas redes sociais, falando que se sentem bem representados por mim. E me mandam como resolveriam as questões. Me escreveram dizendo como fariam para tirar a Paloma [Paolla Oliveira] do presídio", disse, referindo-se à época em que a pediatra foi parar na cadeia após ser flagrada com drogas na mala.

O doutor Rafael é um advogado que, apesar de jovem, trabalha num dos maiores hospitais da cidade. E tem uma demanda de trabalho que requer uma certa eficiência. Acredito que ele é bem eficiente e sabe bem o que está fazendo, apesar de não ter ganhado nenhuma causa na novela até hoje. Ele só perde

Rainer Cadete, sobre perfil de Rafael

Para interpretar o defensor da família dona do hospital San Magno – que atualmente defende César (Antonio Fagundes) no processo de separação contra Pilar (Susana Vieira) –, o ator conversou com amigos advogados e estudantes de direito, além de assistir aulas em uma universidade em Brasília, cidade em que nasceu.

"Procurei saber um pouco mais desse universo, do qual não sabia absolutamente nada. Também assisti a algumas séries, como 'The Good Wife', que se passa dentro de um escritório de advogados. Me inspirei num personagem que tem lá, que é um jovem advogado brilhante", contou.

Rainer disse que a proposta de seu personagem era parecida com a do seriado. "O doutor Rafael é um advogado que, apesar de jovem, trabalha num dos maiores hospitais da cidade. E tem uma demanda de trabalho que requer uma certa eficiência. Acredito que ele é bem eficiente e sabe bem o que está fazendo, apesar de não ter ganhado nenhuma causa na novela até hoje. Ele só perde", disse, aos risos.

Contaminado pelo espírito justiceiro de Rafael, Rainer logo argumentou por que seu personagem não tem sucesso nos tribunais. "As pessoas não fazem o que ele pede e sugere. Ele fala para a família não falar mal da Paloma senão ela não vai sair da prisão. Aí a família fala que a Paloma é louca... Não dão trela para o que ele fala e ele acaba perdendo as causas", justificou.

Rainer confessou que não prestava atenção aos seus direitos antes de interpretar o advogado. "Tinha preguiça, achava tudo muito burocrático. Não corria atrás. Tem algumas propagandas que não me pagaram até hoje. Esse personagem me fez ver que tenho além dos meus deveres, os meus direitos. E fiquei sabendo que não é tão difícil correr atrás deles", afirmou.

O ator adiantou que nos próximos capítulos seu personagem vai ter uma virada muito positiva ao se envolver com a jovem autista Linda (Bruna Linzmeyer). Até porque, até então, ele só aparecia na história defendendo seus clientes.

"E era um tipo de trabalho que me exigia bastante, porque sou uma pessoa sensível. E de repente tive que secar tudo para construir esse advogado. Mas agora vou ter que usar minha sensibilidade porque esse encontro com a Linda é muito sensorial, puro e cheio de emoção", contou.

Em uma obra aberta como essa, você não sabe o que vai acontecer. Posso morrer, casar e ter filhos com a Linda... É muito interessante. Fico louco para ver os novos capítulos, quais são as novidades e os novos tabus

Rainer Cadete, sobre futuro de Rafael

Rainer não soube dizer, contudo, se Linda e Rafael ficarão juntos e viverão um romance. "Em uma obra aberta como essa, você não sabe o que vai acontecer. Posso morrer, casar e ter filhos com a Linda... É muito interessante. Fico louco para ver os novos capítulos, quais são as novidades e os novos tabus", disse.

Questionado sobre a implicância de Félix (Mateus Solano) com Rafael, Rainer aproveitou para elogiar o companheiro de elenco. "O Félix é um personagem muito forte e está sendo brilhantemente interpretado pelo Mateus. Ele caiu nas graças do público. Tanto que o doutor Rafael nem é advogado dele e na rua me chamam de 'advogado do Félix'. É engraçado", disse.

O ator defendeu Félix e argumentou que César é bem pior do que o filho. "Acho que nessa novela os personagens têm uma certa dualidade. O Félix, por exemplo, é mau, mas por trás dessa maldade dele tem um pai que não o enxerga e não o aceita como é. Não que isso justifique ele ser mau. Já o César tem filhos com outras pessoas, manipula a família, tem filho com a esposa do filho. Acho que com o doutor César o buraco é mais embaixo, porque ele faz muita maldade. E ainda tem mais maldade por vir até dia 31 de janeiro, quando a novela acaba. É muita história pela frente", disse o ator, que em novembro estreia o filme "Cine Holiúdy", de Halder Gomes.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos