Saramandaia

"Baixou o santo", diz Vera Holtz sobre cena de explosão de Dona Redonda

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/ TV Globo

    Em "Saramandaia", Redonda engasga e todos acham que ela vai explodir

    Em "Saramandaia", Redonda engasga e todos acham que ela vai explodir

A atriz Vera Holtz revelou detalhes de como será a cena da explosão de Dona Redonda em "Saramandaia", que vai ao ar a partir da próxima quinta-feira (5) na novela das 23h.

Apesar de ter gravado a sua parte, a atriz não sabe como será toda a sequência, já que a explosão da personagem está sendo feita com computação gráfica – meses atrás, a atriz esteve no Institute of Creative Technology para ter o corpo escaneado para a cena.

"Fizemos três vezes, três caminhadas. E baixou o santo em todas elas. O diretor me pediu para fazer algo que pudesse culminar na explosão. Juntei todas as referências que você pode imaginar. Pajelança, candomblé, foi quase um encontro de entidades", contou a atriz ao jornal "Extra", que faz parte das Organizações Globo.

Na cena mais esperada de "Saramandaia", Redonda fica revoltada porque ninguém aparece nas suas bodas de prata e come toda a comida sozinha. Pela primeira vez, ela passa mal.

Encolheu (Matheus Nachtergaele) vai buscar ajuda, e ela resolve espionar Gibão (Sergio Guizé) de novo e acaba descobrindo que o "corcovento" tem asas. Ela sai correndo para espalhar o segredo, mas o esforço, a ansiedade e a barriga cheia fazem com que ela engasgue e não consiga respirar. Redonda começa a inchar e acaba explodindo.

Na versão original de "Saramandaia", exibida em 1976, Dona Redonda (Wilza Carla) durou pouco mais de 20 capítulos, mas sua explosão a tornou a personagem mais lembrada da trama por ser a primeira da teledramaturgia brasileira a explodir.

A última cena de Redonda, porém, não foi a última de Vera Holtz. Ela voltará à trama como Dona Bitela, a gêmea loura de Redonda, na última semana da novela. "Essa personagem me deu a medida certa do que é o trabalho. Porque, na verdade, trabalhar para mim é uma brincadeira. Dessa vez, eu me senti como se estivesse trabalhando de verdade pela primeira vez. Foi diferente. Nunca havia sentido essa necessidade. Eu mereço realmente um descanso. Sinto que artisticamente preciso de um tempo. Preciso voltar a pulsar", disse a atriz ao jornal.

Bullying antes da explosão
Antes de explodir, no entanto, Redonda vai sofrer na pele todo o preconceito que destila contra outros personagens da história criada pelo autor Dias Gomes.

"Como se espalha o boato de que Dona Redonda vai explodir, as crianças começam a fazer bullying com ela. Correm atrás dela estourando balões para assustar as pessoas que estão em volta. Depois ela convoca uma missa, as crianças explodem bombinhas dentro da igreja e novamente as pessoas pensam que ela vai explodir e saem correndo", contou o autor do remake, Ricardo Linhares, em um debate sobre realismo fantástico ocorrido na manhã desta quinta (29) na USP, em São Paulo.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos