Saramandaia

Autor de "Saramandaia" conta que Redonda sofrerá bullying antes de explodir

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/ TV Globo

    Em "Saramandaia", Redonda engasga e todos acham que ela vai explodir

    Em "Saramandaia", Redonda engasga e todos acham que ela vai explodir

A tão esperada explosão da personagem Dona Redonda (Vera Holtz) na novela das 23h "Saramandaia" irá acontecer na próxima semana. A informação foi dada pelo autor do remake, Ricardo Linhares, em um debate sobre realismo fantástico ocorrido na manhã desta quinta (29) na USP, em São Paulo.

Antes de explodir, no entanto, Redonda vai sofrer na pele todo o preconceito que destila contra outros personagens da história criada originalmente em 1976 pelo autor Dias Gomes.

"Como se espalha o boato de que Dona Redonda vai explodir, as crianças começam a fazer bullying com ela. Correm atrás dela estourando balões para assustar as pessoas que estão em volta. Depois ela convoca uma missa, as crianças explodem bombinhas dentro da igreja e novamente as pessoas pensam que ela vai explodir e saem correndo", disse Linhares.

Além disso, a glutona sofrerá o desprezo de toda a população bole-bolense e será abandonada inclusive pelos amigos. "Ela marca uma festa para comemorar as bodas de 'pratismo', como ela diz, mas ninguém aparece. Ou melhor: todos 'descomparecem'", brinca o autor usando os neologismos dos moradores da cidade fictícia.   

Na versão original de "Saramandaia", exibida em 1976, Dona Redonda (Wilza Carla) durou pouco mais de 20 capítulos, mas sua explosão a tornou a personagem mais lembrada da trama por ser a primeira da teledramaturgia brasileira a explodir.

O doutor em teledramaturgia Mauro Alencar, que também estava presente ao debate, disse que Dias Gomes criou Redonda como uma crítica à censura vigente na época, já que o Brasil vivia sob o regime militar. "Para ele, a Redonda era uma alusão à bomba atômica, que, por sua vez, era como o Dias Gomes via a censura: Uma bomba que pode explodir sobre nossas cabeças a qualquer momento."


Já Ricardo Linhares conta que pensou na personagem de outra maneira. "Dona Redonda é uma metáfora para o maldosismo das pessoas que são preconceituosas e que estão sempre a apontar os defeitos dos outros, mas que são incapazes de se olharem no espelho e de se autocriticarem."

Ao mesmo tempo, dá a entender que não considera a gordura da personagem um defeito. "Na versão original, quando o marido descobre que ela está prestes a explodir, começa a lhe dar remédios para emagrecer. Eu quis mostrar diferente. Quis criar essa atração sexual enorme entre o casal e fazer com que o Encolheu [Matheus Nachtergaele] adorasse ela cada vez mais gorda. Acho mais legal que esse policiamento 'desengordativo'", conclui Linhares com mais um neologismo bole-bolense.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos