SBT espera decisão da Justiça sobre o caso Silvio versus Pânico

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Band

    17.fev.2013 - Vestidos de Silvio Santos, Wellington Muniz e Emílio Surita conversam no "Pânico na Band"

    17.fev.2013 - Vestidos de Silvio Santos, Wellington Muniz e Emílio Surita conversam no "Pânico na Band"

A reestreia do "Pânico na Band" neste domingo (17), com todos os integrantes do programa fantasiados de Silvio Santos, deixou em alerta o departamento jurídico do SBT. A assessoria de imprensa do canal informou que a casa "está tomando as medidas cabíveis" e que a decisão final da ação movida por Silvio contra a Band em maio do ano passado só sairá nesta quinta.

Tudo começou quando Silvio se recusou a dar uma entrevista ao "Pânico" nos programas veiculados em 6 e 13 de maio do ano passado. Em decorrência da recusa do apresentador em falar, o programa usou as imagens e as dublou, colocando um palavrão na boca do empresário.

O SBT considerou o fato como ofensivo e entrou com uma ação indenizatória por danos morais e materiais, além de um pedido para que a Justiça proibisse o "Pânico" de continuar a satirizá-lo e de se aproximar dele a menos de 100 metros.


Em um primeiro momento, o desembargador Vito Guglielmi, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), deu ganho de causa a Silvio Santos, estabelecendo uma multa de R$ 200 mil por danos morais, além da proibição de qualquer sátira com sua pessoa.

A Band recorreu, e em dezembro passado o juiz Francisco Carlos Inouye Shintate, da 5ª Vara Cível de Pinheiros, manteve a multa, mas não proibiu as imitações por considerar que o SBT pretendia "em última análise, censura prévia às matérias veiculadas [...], o que nosso sistema não admite".

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos